Buscar

atividades toxicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNOS: Giovana Lorensete Fortes e Claucir Suzin Fortes
Toxicologia
Atividade de Aprendizagem - Semana 01
Como a toxicologia é a área que identifica e quantifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que elas oferecem com o objetivo de prevenir a saúde do trabalhador. O Técnico em Segurança do Trabalho tem como obrigação em estuda-la pois são estudados os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados quanto a: aspectos físico-químicos, interação entre agentes no ambiente e no organismo, as vias de introdução, a toxicidade, a ocorrência de intoxicação em curto, médio e longo prazos, os limites de tolerância na atmosfera e no sistema biológico e os indicadores biológicos de exposição. A prevenção da intoxicação em toxicologia ocupacional pode ser alcançada em 3 etapas fundamentais que são: reconhecimento, avaliação e controle.
Atividade de Aprendizagem - Semana 02
1)Fases do processo de intoxicação
1. Exposição: Vias de introdução Agente tóxico Disponibilidade química
2. Toxicocinética: Ação do organismo Agente tóxico Diminuir ou impedir Efeito nocivo • Absorção • Distribuição • Biotransformação • Excreção
3. Toxicodinâmica: Agente tóxico Toxicidade • Adição • Sinergismo • Potenciação • antagon
4. Clínica/intoxicação: Agente tóxico Sinais e sintomas ou alterações patológicas Agente tóxico Toxicidade • Exames clínicos que comprovam o efeito nocivo no organismo
2) Absorção 9 • Passagem do AT do meio externo para a corrente sanguínea Agente tóxico Sangue Membranas 10 Absorção Quantidade de AT na exposição DOSE Vias de introdução
3) Respiratória.
Atividade de Aprendizagem - Semana 03
a)	Quanto às características físicas
A classificação de acordo com a característica física é feita com base na forma física que a substância se encontra. De acordo com esta classificação, as substâncias podem ser:
•	Gases: correspondem a fluidos que não possuem forma e que permanecem em estado gasoso em condições normais de temperatura e pressão.
Exemplos: Monóxido de carbono (Co); ozônio (03).
•	Vapores: representam as formas gasosas das substâncias líquidas e sólidas.
Exemplos: Vapores resultantes da volatilização de solventes orgânicos como: benzeno, tolueno, etc.
•	Partículas ou aerodispersoides: representadas por partículas de tamanho microscópico, no estado sólido ou líquido, dispersos no ar atmosférico.
Exemplos: Poeiras, fumos, fumaças e névoas.
Atividade de Aprendizagem - Semana 04
O monitoramento biológico de exposição a agentes químicos é uma atividade que faz parte do monitoramento da saúde do trabalhador, em um grupo de trabalhadores expostos ao mesmo agente, como por exemplo, o benzeno, o chumbo, entre outros agentes tóxicos que são absorvidos no organismo. MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Medição e avaliação de AT Tecidos Secreções Excreções Ar exalado Avaliação do risco 17 MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Para a avaliação da MB INDICADORES BIOLÓGICOS exposição seletivo efeito Indicadores de exposição 18 INDICADORES BIOLÓGICOS • Estima-se a intensidade da exposição • Correlaciona com a exposição ambiental • Pressupõe a toxicocinética do AT 19 MONITORIZAÇÃO BIOLÓGICA Determinação de xenobiótico em amostras = INDICADORES BIOLÓGICOS Imagem 9 Imagem 8 Imagem 10 20 Indicador seletivo INDICADORES BIOLÓGICOS • Determinado diretamente na amostra • Não é biotransformado 21 Indicador seletivo: INDICADORES BIOLÓGICOS Exemplos Xenobiótico Amostra Exposição ambiental Ác. tricloroacético urina Ao tolueno Triclorocompostos urina Ao tricloroetano Ác. metil-hipúrico urina Ao xileno Cádmio sangue Ao cádmio 22 Indicador de efeito INDICADORES BIOLÓGICOS • Alterações no organismo – ação do AT • Diagnóstico de doença (ponto específico) 23 INDICADORES BIOLÓGICOS 1. Caracterização de risco 2. Monitorização biológica do trabalhador 3. Uso de indicadores biológicos No ambiente ocupacional 24 • No ambiente ocupacional: SANGUE URINA AR EXPIRADO Presença da substância no ambiente Presença da substância ou metabólito Investigação clínica positiva/doença.
Atividade de Aprendizagem - Semana 05
1) a)    Beriliose belírio (poeira ou vapor)
b)    Silicose: Silicose sílica (pó de mármore)
c)    Dermatite alérgica de contato: Alteração das mucosas, pele e anexos
d)    Asbestose: amianto (asbesto)
e)    Bissinose Partículas orgânicas algodão, linho
2) A pneumoconiose é uma doença ocupacional, causada pela inalação de partículas de pó mineral, geralmente durante o trabalho. Na verdade, são várias doenças diferentes, na dependência do agente causador, que têm em comum o fato de danificarem os pulmões. Existem vários tipos de pneumoconiose, sendo cada uma causada por um tipo diferente de pó mineral:
Asbestose: causada pelo pó de amianto, extraído de depósitos subterrâneos e utilizado em isolamentos, tetos, materiais à prova de fogo, azulejos, lonas de freio e outros produtos, afetando mineiros, trabalhadores da construção civil ou naval, etc.
Silicose: afeta as pessoas que trabalham com sílica, tais como mineiros, construtores de túnel, trabalhadores em pedreiras, trabalhadores de fundição e aqueles que trabalham com cerâmica ou vidro.
Antracose: pneumoconiose dos mineiros de carvão, que afeta as pessoas que inalam partículas de carbono a partir do carvão ou grafite;
Pneumoconiose do talco: devida à exposição a pó de talco, geralmente durante a mineração ou moagem do produto.
Pneumoconiose pelo caulim: causada pela inalação do pó de caulim, um ingrediente utilizado no fabrico de cerâmica, papel, cosméticos, medicamentos e pasta de dente. Também afeta os trabalhadores das minas de extração e moagem do caulim.
Siderose: também conhecida como pulmão de prata, própria do soldador e do polidor, é causada pela inalação de partículas de ferro.
Outras pneumoconioses menos frequentes podem ser causadas pela inalação de sulfato de bário, óxido de estanho, compostos contendo metais duros, como tungstênio e cobalto ou por outras formas de pó mineral (bauxita, cinzas de vulcão, etc.).
Atividade de Aprendizagem - Semana 06
1)Produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens...
2) Efeitos são: Inibição da acetilcolinesterase; Ação neurotóxica Intoxicação por agrotóxicos; Intoxicações agudas (diarreia, náusea, dor abdominal, salivação e sudorese...); Fraqueza, dificuldade para falar e Neurotoxicidade retardada.
Atividade de Aprendizagem - Semana 07
a) ( f ) Substância irritante
b) ( d ) Substância corrosiva 
c) ( h ) Substância perigosa ao meio ambiente
d)( a ) Diagrama de Hommel
e) ( g ) Substância tóxica
f) ( b ) Substância extremamente tóxica
g) ( e ) Substância nociva
h)( c ) Substância perigo de aspiração

Continue navegando