Buscar

resumo av1 aprnd memo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

•Alguns tipos de memória: O processo de memória humano é considerado o motor da aprendizagem. Sem ele não poderíamos fazer novas aprendizagens nem ter acesso ao já aprendidos(como acontece nos casos de amnésia). Existem vários processos de memória fundamentais ao funcionamento humano e sem eles não conseguiríamos fazer a nossa vida normal. A memória influencia inúmeros processos mentais complexos, como a linguagem, escrita, inteligência, criatividade, etc. Está presente na aquisição, manutenção e aperfeiçoamento de competências. 
•Memória Sensorial: Onde o processo de interação com o mundo começa, é a capacidade dos nossos sentidos visuais e auditivos perceberem a informação, de forma a existir continuidade à nossa percepção. Essa memória é muito rápida(1s), escapando muitas vezes à nossa consciência. 
•Memória a curto prazo: também conhecida como memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo.
•Memória Semântica: é a memória responsável por arquivar nosso conhecimento da realidade traduzido em palavras. Na maioria dos casos de amnésia não é afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa se chama “mesa” e o gato se chama “gato”.
•Memória episódica: refere-se onde guardamos toda nossa experiencia de vida. É a principal responsável por novas aprendizagens. Vivenciando ou observando algo uma vez, podemos ter acesso a ele as vezes que desejarmos. 
•Memória processual: onde guardamos as aprendizagens mais ou menos automáticas, fugindo a consciência. Essencialmente aptidões e processos motores, como escrever ou andar de bicicleta. Ninguém pensa na sequência de movimentos que temos que executar ou descrever com palavras como se faz para que saibamos. Não precisamos pensar para fazer.
•Memória auditiva/visual: capacidade de retermos imagens ou sons a longo prazo. 
•Memória priming: também chamada de representação perceptual, refere-se a rede de conhecimentos que o nosso cérebro ativa perante a um estimulo, seja ele sonoro, visual, auditivo, etc. Representa tudo o que associamos a determinado estimulo captado pelos nossos órgãos sensoriais.
•Teoria Cognitiva Social: de Bandura, baseia-se no processo de aprendizagem por observação de comportamentos e experiencia de outras pessoas. Porém, se na observação o resultado possa ser desastroso para o observador, ele pode por iniciativa própria não imitar o comportamento. Ou seja, assim como uma criança aprende a falar observando as pessoas do seu meio e outra aprende a nadar registrando os movimentos do professor de natação, outra criança pode não querer iniciar-se no balé por ter observado alguém cair durante a dança.
•Diferença de Skinner: o trabalho de Bandura considera os mesmos pressupostos do condicionamento operante de comportamento por associação entre estímulo consequente e resposta. A diferença é que Bandura vai muito além ao considerar que o comportamento também depende do mundo simbólico interno e conta com a previsão das consequências do comportamento. Dessa forma, para esse estudioso, todas as mudanças comportamentais baseadas na observação são mediadas cognitivamente. 
•Teóricos
- 1º modelo (Willian James): duas estruturas de memória. Memória primária: mantidas informações temporárias e comumente em uso; Memória secundaria: informações permanetes ou por um longo período. 
-Modelo Tradicional (Atkinson-Shiffin): conceituava a memória em 3 estruturas. 
>Armazenamento sensorial: ou também memória icônica; impressão momentânea, não consciente, uma sensação ou associação passageira; duração de 1s, capacidade limitada.
>Armazenamento curto prazo: ou também de trabalho; refere-se ao que estamos prestando atenção, consciência imediata, ativa e mantida por repetição; duração de segundos à minutos, facilmente desintregrável.
>Armazenamento longo prazo: refere-se a todo nosso conhecimento, é passiva, resultante de codificação, armazenamento e recuperação de informações. Permanente, indeferida, não desintegra facilmente. 
•MEMÓRIA SENSORIA: É uma memória ultracurta que se relaciona com os órgãos sensoriais e as percepções registradas. Muitas vezes não é percebida de forma consciente pelo sujeito; entretanto, são memorizadas. Ecóica: proveniente de estímulos auditivos. Icônica: estímulos visuais.
•MEMÓRIA DE TRABALHO: Define-se a memória de trabalho como uma rede temporária para sustentar os conteúdos correntes do processamento, que auxiliam na memória de curto prazo. Há três componentes principais: 
-Sistema controle executivo: decisões, controle, raciocínio, compreensão de linguagem, direcionamento de atenção e transferência de informações. 
-alça fonológica: armazenamento temporário de informações verbais/acusticas 
-esboço visuo-espacial: manutenção de informações visuais, espaciais e cinestésicas (passivamente).
Desse modo, esses subsistemas mantêm (como um tipo de cirtuito) os efeitos da estimulação sensorial de modo que o sistema executivo central possa ter acesso a eles. 
•Diferença> 
memória de trabalho sistema que permite o armazenamento temporário e a manipulação de informações para o raciocínio, aprendizado e compreensão; curta duração: desempenho em tarefas experimentais envolvendo a capacidade de armazenar pequenas quantidades de informação durante breves intervalos.
•Memória implícita ou não declarativa: são as nossas memórias que não podem ser rapidamente recuperadas e explicadas em palavras. Ex: memória de como andar de bicicleta, dirigir, memória emocional.
•Memória explícita ou declarativa: é a memória relacionada com conteúdos que podem ser facilmente expressos em palavras (podem ser declarados) tais como, nomes e endereços de pessoas próximas, fatos importantes que aconteceram no último aniversário e lembranças do Natal.
•Memória coletiva e identidade grupal: são memórias comuns aos membros de um mesmo grupo, criada através das relações sociais e da comunicação cotidiana; essa memória alimente essas relações, pois cria uma identidade comum ao grupo; é a identidade dos povos (civilizações); a memória coletiva (história) de um grupo, irá atravessar a memória individual e a identidade pessoal.
•Memória, processamento de informação:
-Processamento com esforço: O montante recordado depende do tempo dedicado à sua aprendizagem (ensaio/repetição). Alguns fatores que influenciam: As informações apresentadas pouco tempo antes do sono são dificilmente lembradas; Efeito de espaçamento: aprendemos melhor quando o ensaio é espaçado.
-Processamento sem esforço: Prazeiroso. 
•Aprendizagem: um processo que aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e formas de perceber, ser pensar e agir. Ou simplesmente a aquisição de novos comportamentos. 
•Enfoque comportamentalista: teorias de estimulo e resposta. a aprendizagem tem uma base para o estudo de manifestações que produzem mudanças comportamentais; o aprendiz é visto como objeto.
(Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndike)
•Enfoque cognitivista: encara a aprendizagem como processo de armazenamento de informações e tem função de auxiliar na organização do conteúdo e de suas ideias a respeito de um assunto, definir e descrever como os indivíduos percebem, direcionam a atenção e coordenam as interações com o ambiente. Como aprendem, compreendem e reutilizam informações integradas na memória de longo prazo. O sujeito não é apenas ativo, mas interativo, pois forma conhecimentos e constitui-se a partir de relações interpessoais. 
(Piaget, Vygotksy, Bruner, Ausubel, Lewin, Tolman e Gestalt terapia)
-Para Vygotsky: o desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de interiorização de interações sociais com materiais fornecidos pela cultura. 
-Para Piaget: a construção do conhecimento se dá através da interação da experiencia sensorial e da razão; atribui significados a realidade que se encontra.
•Enfoque humanístico: é baseada no princípio do ensino centrado no aluno; a aprendizagem é altamente subjetiva, possui liberdadepara aprender, o crescimento pessoal é valorizado. A aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos, ela influi nas escolhas do aprendiz. A auto realização é enfatizada. ( Carl Rogers)
•Cinco principais processos de condicionamento:
•Aquisição: Associação a um estímulo neutro; que vai levar a uma aprendizagem; primeiro contato;
“aprendizagem inicial”; objetos, odores e estímulos visuais associados aos prazeres sexuais se tornam
estímulos condicionados para a excitação sexual.Ex.: “Minha primeira namorada adorava cebolas, então eu passei a associar o hálito de cebola ao beijo. Logo, o hálito de cebola me provocava arrepios na espinha”.
•Extinção: o enfraquecimento e a eventual desaparição da resposta aprendida; a diminuição da resposta que ocorre quando o estímulo condicionado não sinaliza mais um estímulo não condicionado iminente. Ex.: Pavlov descobriu que quando ele produzia o sinal sonoro repetidas vezes sem apresentar o alimento, os cães salivavam cada vez menos.
•Recuperação espontânea: O retorno, embora de forma enfraquecida, da resposta condicionada depois de um período de repouso; Pavlov descobriu que a extinção estava suprimindo a resposta condicionada ao invés de elimina-la. Ex.: Pavlov descobriu que se ele deixasse passar várias horas antes de produzir de novo o sinal sonoro, a salivação com a ocorrência deste reapareceria espontaneamente.
•Generalização: é automática e pode ser adaptativa; quando a resposta condicionada é provocada não só pelo estímulo condicionado original, como também por outros estímulos semelhantes; os estímulos
semelhantes a objetos naturalmente atraentes ou repulsivos irão, por associação, provocar alguma
repulsa ou atração; valor de sobrevivência. Ex.: uma criança quando é mordida por um cão pode passar a temer todos os cães.
•Discriminação: é a habilidade aprendida para distinguir entre um estímulo condicionado e outro estímulo irrelevante; valor de sobrevivência. Ex.: diante de um Pitbull, seu coração pode acelerar, porém diante de um poodle isso provavelmente não acontecerá.
•Condicionamento operante: os sujeitos associam os comportamentos às consequências.
•Reforço: qualquer evento que aumente a frequência de uma resposta anterior; qualquer consequência que fortalece o comportamento, seja operando para dar algo desejável ou para reduzir algo aversivo.
•REFORÇO POSITIVO: Adicione um estímulo Desejável (Receber um abraço; assistir à TV).
•REFORÇO NEGATIVO: Remova um estímulo aversivo (Pôr o cinto de segurança para desligar o alarme).
•Reforço primário: obter alimento quando faminto (satisfação inata).
•Reforço condicionado ou secundário: ele obtém seu poder pela associação com o reforço primário
(aprendido).
• Reforço imediato: pagamento do salário no final do mês; nota boa no fim do semestre.
• Reforço retardado: prazer de ficar até tarde assistindo TV, pode superar a expectativa de um dia seguinte preguiçoso.
•Reforço contínuo: a resposta desejada é reforçada toda vez que ela ocorre; aprendizagem ocorre
rapidamente, porém quando para o reforço a extinção ocorre rapidamente.
•Reforço parcial (intermitente): as respostas às vezes são reforçadas, as vezes não; aprendizagem lenta, porém maior resistência contra a extinção.
•Extinção: o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforçadores.
•Punição: qualquer fato que diminui a frequência de um comportamento precedente, em geral provocando uma consequência indesejável ou retirando uma desejável.
•PUNIÇÃO POSITIVA: Adicionar um estímulo aversivo (Multa de trânsito; espancamento)
•PUNIÇÃO NEGATIVA: Retirar um estímulo desejável (Ficar de castigo sem assistir TV).
-A punição pode aumentar a agressividade e criar medo.
-A punição diz a você que não pode fazer; o reforço diz a você o que fazer, logo, a punição associada ao reforço é normalmente mais eficaz.
-A punição diminui a probabilidade de repetição do comportamento o reforço aumenta a probabilidade de repetição do esforço. 
•Memória episódica: eventos autobiográficos (tempo, lugar, emoções associadas, como, quem, o que, quando, onde e as fontes de conhecimento) que pode ser explicitamente declarado ou conjurado. É a coleção de experiências pessoais passadas que ocorreram em um determinado momento e local. 
Ex: se um indivíduo se lembra da festa do seu 6º aniversário, esta é uma memória episódica. Eles permitem que um indivíduo, de modo figurativo, lembrar o evento que teve lugar em um horário e local específico. 
 -A memória semântica e episódica pertence à categoria de Memória Declarativa, que é uma das duas principais divisões de memória.
•Memória semântica: por vezes denominada memória genérica, refere-se à memória dos significados, compreensão e a todas as formas de conhecimento baseado em conceitos. Ao contrário da memória episódica, não é pessoal, sendo partilhada por todos os falantes de uma língua. Eles não associadas com a emoção ou experiência pessoal. Ex: Saber que a grama é verde; Lembrando que Washington, é a capital dos EUA; Saber como usar a tesoura; A compreensão de como juntar as palavras para formar uma frase; Reconhecer os nomes das cores; Lembrar o que é um cão; Saber como usar o telefone.
•Memória procedural: é um tipo de memória implícita (memória inconsciente) e também é um dos tipos de memória de longo prazo. Esta memória auxilia na performance de atividades cotidianas como andar pelas ruas, amarrar os sapatos e trancar a porta ao sair de casa sem que seja necessário tomar consciência enquanto realiza a atividade. Nos guia ao executar processos que em grande parte das vezes ocorre com baixos níveis de consciência. Quando necessárias, memórias processuais são automaticamente recuperadas e utilizadas para execução de processos integrados que podem envolver atividades cognitivas e habilidades motoras