Buscar

Semana 02tr

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 01
R: Não, uma v ez que o mandado de segurança já f oi negado pelo juiz de p rimeiro grau. Além disso, para parte da d outrina, a apelação da sentença pr oferida em mandado de segurança deve ser recebi da apenas no efeito devolutivo. Nesse sentido, temos também a Súmula 405, STF , que diz: “denegado o mandado de segurança pela sentença, ou no julgamento do agravo dela inter posto, fica sem efeito a liminar concedida, retroagindo os efeitos da decisão contrária”. Desta forma, poderá a Fazenda proceder com a execução.
 b) Quais os efeitos da sentença denegatória da segurança? 
 R: Exigibilidade do cr édito e acrésci mo de juros e mor a, tendo em vist a que a denegação da segurança tem efeitos ex-tunc. c) No caso em tela é cabível a incidên cia de juros e correção monetária? R: Sim, pois como já dito anteriormente, a denegação da segur ança possui efeitos ex -tunc, ou seja, retroagem até a data da constituição do crédito. 
 a maior do IPVA relativo ao fato gerador ocorrido em 2007. Tendo consultado o valor do imposto em relação ao fa to gerador ocorrido em 2008, o contribuinte identificou que o valor pago a maior em 2007 é suficiente para quit ar o tributo devido em 2008 . Diante disso, pretende requerer a seu Estado a utilização d o excesso pago em 2007 para liquidar o imposto de 2008.

Continue navegando