Buscar

Aula 03 Teste de conhecimento

Prévia do material em texto

Teste de conhecimento 01 - Aula 03 - Fundamentos da Economia
1. Adam Smith é conhecido como "Pai da Economia", é considerado o mais importante clássico pois:	
a.	Discursava sobre as vantagens comparativas, em que cada país deveria produzir o que fosse mais barato para si
b.	Defendia a não intervenção do Estado na economia, pois o mercado se auto-regularia por uma mão-invisível onde as forças do mercado determinariam seu ponto de equilíbrio.
c.	Apresentou o conceito da mais-valia, que trata da apropriação do excedente do valor da força de trabalho pelo capitalista
d.	Afirmava que a oferta criava sua própria demanda
e.	Impactou o mundo com a Teoria Geral do Emprego, Juro e Moeda.
2. A Ciência Econômica estudar como melhor alocar recursos escassos frente à necessidades ilimitadas. Logo, pode-se concluir que a escassez está fundamentalmente relacionada com a lei:
a.	do crescimento decrescente.
b.	dos bens livres versus bens econômicos.
c.	da mão invisível.
d.	do consumismo
e.	da oferta e da demanda.
3. Há um consenso acadêmico de que a Economia adquire caráter científico e desponta como um ramo autônomo de conhecimento a partir :	
a.	Do pensamento mercantilista e da Fisiocracia
b.	Dos economistas clássicos, tais como Adam smith e David ricardo
c.	Dos economistas neoclássicos, tais como Alfred Marshall e Jean Baptiste Say
d.	Dos economistas Pós-Keynesianos, cujo expoente máximo é John Maynard Keynes
e.	Da sistematização das idéias de Adam Smith acerca da " Mão Invisível"
4. Adam Smith era considerado o pai da economia. Em 1776, publicou a riqueza das nações, um estudo abrangente sobre questões econômicas que englobam desde aspectos monetários e de preços até a distribuição do rendimento da terra. Dessa forma o que não se enquadra na teoria deste autor.
a.	a mão invisível dizia que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. É como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia
b.	ele era contra o monopólio e o oligopólio porque eles atrapalhavam o andamento do mercado
c.	destaca o papel do trabalho humano como fonte de riqueza, introduzindo a noção de produtividade como determinante da riqueza. Bem como a divisão do trabalho e a não especialização.
d.	ele era a favor que o Estado atua-se na formação de preços corrigindo externalidades, com tabelamentos, fixação de salário mínimo, preços mínimos.
e.	o liberalismo defende que o mercado seria o regulador das decisões econômicas de uma nação, traria muitos benefícios para a coletividade, sem a ação do estado.
5. De acordo com a teoria utilitarista:
(I) A utilidade marginal e não a utilidade total é a determinante do preço de um bem.
(II) Quanto maior a quantidade de um bem, menor será a sua utilidade marginal.
(III) Os utilitaristas, assim como os teóricos do valor-trabalho, analisam o preço do bem pelo lado da produção (oferta).
É verdade o que se afirma em:
a.	(I) apenas.
b.	(I), (II) e (III).
c.	(II) e (III).
d.	(I) e (III).
e.	(I) e (II).
6. Há dois tipos de sistemas econômicos considerados ideais, as economias de mercado( capitalismo) e as economias planificadas ( socialista) . Atualmente raros países países têm suas economias idênticas a esses modelos ideais. O que ocorre na quase totalidade das economias é combinarem características de ambos os modelos, podendo se aproximar ou parecer mais com um ou com o outro modelo, mas apresentando elementos dos dois. Assinale a alternativa abaixo que é correta sobre as economias de mercado e as economias planificadas:
a.	Nas economias de mercado os agentes econômicos estão preocupados com a distribuição igualitária da renda enquando nas economias planificadas a preocupação do Estado é o controle das margens de lucro;
b.	Nas economias de mercado os problemas econômicos são enfrentados com o auxílio do Estado enquando nas economias planificadas os próprios agentes de mercado atuam na superação dos problemas;
c.	Nas economias de mercado os meios de produção são de propriedade coletiva enquando nas economias planificadas são propriedade privada;
d.	Nas economias de mercado as decisões econômicas são tomadas pelo mercado enquando nas economias planificadas são pelo Estado;
e.	Nas economias de mercado as transações econômicas são realizadas utilizando a moeda enquando nas economias planificadas não há moeda.
7. Na interpretação de Keynes o desemprego era resultado de gastos muitos baixos em bens e serviços, ou seja, o desemprego era devido essencialmente a uma demanda agregada insuficiente. Para acabar com o desemprego a única saida e aumentar a demanda agregada. E para Keynes a melhor maneira para isso era:
a.	Aumentar as importações
b.	Aumentar o número de vagas no mercado de trabalho
c.	Diminuir o consumo privado
d.	Aumentar os gastos governamentais
e.	Melhorar a oferta de crédito para a iniciativa privada
8. Assinale a alternativa incorreta referente a Economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada".	
a.	A iniciativa privada realiza um planejamento detalhado e o segue de maneira rígida;
b.	Os meios de produção são propriedade do Estado;
c.	A escolha da proporção entre quanto do PIB deve ser investido, e quanto deve ser consumido, torna-se uma decisão política centralizada.
d.	A atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção;
e.	É um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas;

Continue navegando