Buscar

RESENHA PEQUENO PRÍNCIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA: O PEQUENO PRÍNCIPE
Autor do livro:  Antoine de Saint-Exupéry
A história começa com o avião do narrador sofrendo uma queda no Deserto do Saara. Seu avião acaba tendo uma pane, e ele precisa fazer um poso de emergência, sozinho e assustado e com mantimentos para apenas alguns dias, ele resolve passar a noite ali mesmo.
 Na manhã seguinte, em meio a essa situação toda, ele é acordado por um pequeno menino loiro, de baixa estatura, e que usava um cachecol vermelho ao redor do pescoço. O menino lhe pede para que desenhe uma ovelha, e sem entender muito, como aquele pequeno garoto surgiu em meio ao nada, e ainda fez um pedido estranho, o piloto resolve mostrar o seu antigo desenho de um elefante dentro de uma jiboia. Para sua surpresa, o menino interpretou corretamente o que aquele desenho significava (pois quando criança esboçou tal feito, nenhum dos adultos conseguira interpretar o que aqueles rabiscos representavam), e continuamente, o garoto lhe pediu para que fosse desenhado a ovelha, e assim, tornaram-se amigos.
 O Pequeno Príncipe conta ao Piloto que veio de um pequeno planeta chamado Asteroide B-612, e que seu planeta era basicamente composto por três vulcões, sendo um deles extinto, e uma rosa por quem o menino é apaixonado, e que por conta do seu orgulho, a rosa leva o Príncipe a sair em busca do sentido das coisas, e principalmente, da vida. E assim, ele partiu numa viagem com diversas paradas até chegar na Terra, estava em busca de pessoas, amigos, pois se deu conta que se sentia muito solitário em seu Planeta de origem.
Durante sua jornada, o Pequeno Príncipe passa pelos asteroides vizinhos e pela primeira vez se depara com o estranho mundo dos adultos. Nos seis planetas visitados, ele conhece um rei, um homem vaidoso, que tudo ordenava, mas sempre que estava dentro do possível, ele ensina que cada um só pode dar aquilo que realmente tem dentro de si mesmo, um bêbado, um homem de negócios que contava as estrelas e que para ele, todas as estrelas pertenciam apenas a ele, um acendedor de lampiões e um geógrafo. Os seis levavam uma vida solitária, consumidos pelo trabalho e as obrigações da vida adulta.
 Assim, o Pequeno Príncipe chega ao planeta Terra, mas ele aterrissa no meio do deserto, onde não encontra nenhum humano. Logo se depara com uma serpente, que lhe fala através de enigmas e afirma ser seu mortal veneno capaz de leva-lo de volta aos céus, caso assim ele deseje. O Príncipe ignora a oferta e segue sua expedição, parando para escalar o mais alto monte que encontra, onde confunde o eco de sua própria voz com uma conversa. A descoberta de um jardim de rosas o surpreende e decepciona, já que sua rosa havia lhe dito que ela era única.
O Pequeno Príncipe se torna amigo de uma raposa, que lhe ensina muitas lições importantes, em que as coisas realmente importantes só podem ser vistas através do coração; o tempo e a dedicação dispensados à sua rosa a tornaram especial para ele; o amor implica a responsabilidade perante o ser amado.
No oitavo dia do Piloto no deserto, ele e o Pequeno Príncipe encontram um poço, a água refresca e nutre seus corações mais do que seus corpos, no entanto, a mente do Príncipe está completamente fixada em voltar para sua rosa, e ele começa a fazer planos com a serpente, que outrora, lhe fez uma proposta de entregar-lhe seu veneno, e devolver o menino ao seu Planeta de origem. O Piloto então, consegue consertar seu avião, e ele junto com o Príncipe, pretendem retornar ao local onde o Príncipe aterrissou pela primeira vez na Terra. Porém, antes disso, a serpente mal-intencionada, morde o Pequeno Príncipe, que cai imóvel na areia.
No dia seguinte, o Piloto não encontra o corpo do Príncipe nas areias, o que o leva a acreditar que ele tenha retornado ao seu asteroide para encontrar a sua rosa.

Outros materiais