Buscar

descida DO ESPIRITO SANTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.
1 – A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO
1. A experiência do Pentecostes
Atos 2.1 – “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.”
Haviam três festas judaicas principais, instituídas por Deus, pelo ministério de Moisés.
Êxodo 23.14 a 16 – “Três vezes no ano me celebrareis festa.
A Festa dos Pães Asmos ( Páscoa ) guardarás; sete dias comerás pães asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de abibe; porque nele saístes do Egito; ninguém apareça vazio perante mim;
E a Festa da Sega ( Pentecostes ) dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita ( Tabernáculos ) à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.”
2. Batismo “no” Espírito Santo ou “com o” Espírito Santo?
Nesse tópico, o comentário da lição, do ilustre pastor Esequias Soares é suficiente e esclarecedor. Graças a Deus pela capacidade que o Senhor lhe tem dado!
Às vezes há esta pergunta: qual é o correto, batismo ´no´ Espírito Santo ou ´com o´ Espírito Santo.
Pesquisando, concluí que ambas são possíveis de serem usadas. Transliterada do grego, assim está: baptisei ( batizará ) en ( com ou no ) Pneumati ( Espírito ) Hagio ( Santo ). Portanto, ambas estão corretas.
1 – O som como de um vento
Atos 2.2 – “E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.”
Do céu veio um barulho ( Strong ).
Vento é um dos símbolos do Espírito Santo – João 3.8 – “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
Citado por C. H. Spurgeon, o pastor missionário na Índia, T. J. Longhurst assim comentou este versículo:
“Este é o poder que queremos. Mas, a questão é: estamos prontos para isso? Somos adequados e dispostos a sermos usados em qualquer lugar, inclusive para ser nada, para que Cristo seja tudo? Ser revestido de poder é uma grande responsabilidade. Talvez a auto vontade e auto estima de alguns de nós, tornem a posse de tal poder algo fatal. Estamos esperando aqui nesta manhã para sermos preenchidos de poder. Primeiro, talvez seja melhor esperarmos sermos esvaziados de nós mesmos.” ( Obras Completas de C. H. Spurgeon ).
2 – A visão das línguas repartidas como que de fogo
Atos 2.3 – “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”
A manifestação divina associada ao fogo era comum no Antigo Testamento.
Em Êxodo 3.1 e 2 o Anjo do Senhor apareceu em uma chama de fogo, no meio de uma sarça. E assim e ali, iniciou-se um novo tempo para o povo de Deus.
Em Joel 2.3, refere-se ao fogo ligando-o ao Juízo de Deus que viria prontamente: “Diante dele um fogo consome; e atrás dele uma chama abrasa.”
O fato de o versículo descrever ´línguas repartidas como que de fogo´, certamente fala das diversidades de línguas.
Quando os crentes judeus, ali assentados no Cenáculo, viram as línguas como que de fogo, vieram à memória deles as manifestações semelhantes da parte de Deus no Antigo Testamento: leia Êxodo 19.16 a 20 e observe a similaridade. Além da dramática cena de I Reis 18.38 – “Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no fogo.”
Quando mencionamos ´língua estranha´ faz-se necessário diferenciar de ´língua estrangeira´.
A ´língua estrangeira´ é entendida sempre por alguém.
A ´língua estranha´ somente é compreendida a quem o Espírito Santo revelar a interpretação.
I Coríntios 14.2 – “Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.”
2 – A glossolalia
A evidência inicial do batismo com o Espírito Santo é o falar em outras línguas. Assim sabemos que tal pessoa foi batizada. Isso aconteceu no dia de Pentecoste, conforme Atos 2.4 – neste versículo, vemos que a demonstração comum ou evidência física inicial de que todos foram cheios do Espírito Santo, foi o fato de que todos falaram em outras línguas. Línguas estas nunca antes aprendidas, portanto, faladas pela operação sobrenatural do Espírito Santo.
1. O batismo com o Espírito Santo não é sinônimo de salvação
Há cristãos que dizem terem sido batizados com o Espírito Santo quando se converteram. São carentes de melhor ensino sobre a diferença entre o batismo com o Espírito Santo e o novo nascimento.
Pentecostal não é o crente que frequente uma denominação que se diz pentecostal.
Pentecostal é o crente batizado com o Espírito Santo e que tem continuidade na sua vida espiritual, do transbordar da virtude do Espírito Santo.
O batismo com o Espírito Santo é:
1 – O cumprimento integral e pleno da promessa do Pai, sobre a qual exortou o Senhor Jesus Cristo em Atos 1.4 – “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que ( disse ele ) de mim ouvistes.”
2 – É a unção indispensável a todo crente, que sendo possuidor da natureza divina, tem o dever de testemunhar de Cristo e de Seu Evangelho de salvação em todos os lugares, estendendo até aos confins da terra. Atos 1.8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
João 7. 38 e 39 – “Quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”
Quanto aos propósitos do batismo com o Espírito Santo:
1 – Maior comunhão com Deus – o crente batizado com o Espírito Santo aprofunda sua comunhão com o Senhor. Somos conduzidos a ter uma intimidade com Deus – I Coríntios 14.2 – “Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.” E o versículo 28 corrobora: “Mas, se não tiver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.”
IV – OS DONS ESPIRITUAIS Leia I Coríntios 12.1 a 11.
Em geral, os dons do Espírito Santo são assim classificados:
I – Poder para o saber sobrenatural – DONS DE REVELAÇÃO
1 – Palavra de sabedoria – versículo 8
2 – Palavra da Ciência – versículo 8
3 – Discernimento de espíritos – versículo 10
II – Poder para agir – DONS DE PODER
1 – Fé – versículo 9
2 – Curar – está no plural – dons de curar – versículo 9
3 – Operação de milagres – versículo 10
III – Poder para falar – DONS DE ELOCUÇÃO
1 – Profecia – versículo 10
2 – Variedade de línguas – versículo 10
3 – Interpretação de línguas – versículo 10
O
ponto inicial para a manifestação dos dons espirituais é o batismo com o Espírito Santo, com a evidência inicial e física de falar em outras línguas.
1 – Dons Verbais ou de Elocução ( maneira de exprimir oralmente )
a ) Profecia – trata-se de mensagem sobrenatural, momentânea e divina, produzida pela inspiração especial do Espírito Santo.
b ) Variedade de Línguas – também concedida pelo Espírito Santo, é a capacitação sobrenatural de falar em outras línguas nunca faladas antes e nem jamais antes estudadas ou aprendidas.
c ) Interpretação das línguas – “é a transmissão do significado ou do conteúdo essencial da expressão vocal em línguas. O significado básico da palavra é tradução.” – O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo – CPAD.
2 – Dons de saber – Ou dons de revelações. Ou, ainda, dons de inspiração.
a ) Sabedoria – aqui não entra o esforço intelectual humano. Trata-se de sabedoria de Deus. É um dom divino. O crente é revelado de uma situação, de um problema, e a revelação é específica para que, em palavras e em atos, ele possa agir de maneira sábia.
b ) Ciência – conhecer os mistérios de Deus, com visão além da dimensão material. O crente batizado com o Espírito Santo, quando se opera nele tal dom, ele beneficia a igreja, por acessar fatos, circunstâncias e verdades bíblicas.
c ) Discernimento de espíritos – outra capacidade sobrenatural dada pelo Espírito Santo, que diante das ameaças de imitações, de enganos e fraudes, o crente é capacitado a discernir, sabendo se tem realmente origem em Deus. Sem este dom no seio da Igreja, esta seria presa fácil de obreiros fraudulentos, mestres das falsidades, ensinadores de heresias e propagadores de ventos e modismos antibíblicos.
3 – Dons de Poder
a ) Fé – mencionamos didaticamente aqui a diferença entre fé natural – é a fé intelectual, a da razão – e a fé salvadora – com a qual cremos no Senhor para a salvação – e a fé como fruto do Espírito, de Gálatas 5.22.  O dom espiritual da fé é capacidade sobrenatural de confiar em Deus plenamente e de maneira sobrenatural, e serve à vida da igreja para ocasiões especiais. Parece-nos que é concedida somente a alguns crentes, com a finalidade especial de executar, em nome de Deus, obras extraordinárias em tempos difíceis, de crise, de ameaças terríveis e desafios contra a Igreja e em momentos de emergência. É quando se opera prodígios e sinais.
Este dom é para os nossos dias – Hebreus 13.8 – “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Como lamentamos a raridade da manifestação deste dom em nossos dias…. Os dias estão modernos e mundanos. Mas estes sinais seguirão aos que creem… Marcos 16. 15 a 20.
dons de curar
Trata-se de doutrina bíblica da Igreja de Cristo. É uma das capacitações sobrenaturais para glorificar o nome do Senhor Jesus, alcançar evangelisticamente ao pecador, para testemunhar do cumprimento das Escrituras, para despertar de maneira individual ou coletiva e trazer alívio. Busquemos este dom, é promessa de Deus! Este dom opera: em nome de jesus, pela imposição das mãos, pela oração com fé – a fé do doente e a fé dos que oram

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando