Buscar

Atuação do psicólogo nas instituições comunitárias e aplicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Atuação do psicólogo nas instituições comunitárias e aplicação das políticas assistencialistas
Asilo São Vicente de Paula
*
*
A instituição:
O Asilo São Vicente de Paula é uma instituição não governamental localizada nesta capital, que tem por objetivo oferecer assistência especial e continuada a cerca de 70 idosos em situação de vulnerabilidade social.
Além de oferecer abrigo e cuidados básicos como alimentação e higiene, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar que garante a atenção básica e especial aos idosos. Entre os profissionais estão: médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e uma profissional de psicologia.
A administração é feita pela Igreja Católica que arrecada recursos através de doações do setor privado. Operadoras de plano de saúde e hospitais estão entre os principais apoiadores desta iniciativa.
*
*
A observação:
A instituição desenvolve diversas atividades que garantem o bem estar físico e mental de seus abrigados, promovendo o convívio e oferecendo cuidado necessário para que os idosos se sintam acolhidos, pois alguns deles foram vítimas de maus tratos e abandono por parte até da família, segundo a psicóloga responsável.
A harmonia entre eles é notável, todos se reúnem na hora das refeições e passam a maioria do tempo ao ar livre, alguns ficam a maioria do tempo sentados em cadeiras de rodas, outros em pé ou se ocupando em atividades como crochê e jogos.
O local também conta com uma enfermaria, onde recebem os idosos que não estão em bom estado de saúde e não conseguem ou não podem conviver com os demais. Os cuidados ficam a cargo dos enfermeiros, que prestam a atenção contínua.
*
*
A observação:
Nas dependências da instituição, os profissionais oferecem atendimento particular ao público em geral, como consultas médicas e alguns procedimentos fisioterapêuticos. Esta atividade gera receita e auxilia na manutenção da casa.
As formas de ingresso no abrigo se dá através de encaminhamento de assistentes sociais, pelo ministério público ou até por solicitação da família. Neste último caso em especial, são analisadas as condições dos solicitantes, pois a instituição frequentemente recebe pedidos de abrigo cuja família possui recursos e possibilidade de cuidados. Essa triagem visa inibir a negligência e garantir os serviços a quem realmente se encontra em situação de vulnerabilidade econômica e social.
*
*
A entrevista:
Durante a entrevista a profissional nos relatou que antes de seu ingresso na instituição, eram frequentes os conflitos entre os abrigados e que no início o seu trabalho foi direcionado na mudança destes comportamentos, no desenvolvimento de atividades e na capacitação dos profissionais que atuavam com os idosos.
A psicóloga responsável também realiza as atividades organizacionais, como entrevistas de admissão e desligamento, procedimentos administrativos entre outras rotinas relacionadas.
Quando questionamos se sua atuação era embasada nas politicas do PNAS, a mesma demonstrou não conhecê-las e disse que poderíamos esclarecer com as assistentes sociais, caso tivéssemos alguma dúvida relacionada.
*
*
A entrevista:
A psicóloga também nos relatou que desenvolve ações individuais com os abrigados que necessitam de tal procedimento, tendo como exemplo aqueles que se comportam de maneira inadequada ou demonstram agressividade, tais que atrapalham o convívio dos demais.
*
*
A aplicação do PNAS:
Verificamos durante este período que a instituição atende o que é proposto no PNAS, pois sua atuação visa a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender á sociedade e a universalização dos direitos sociais. 
O público dessa política são os cidadãos e grupos que se encontram em situações de risco. Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuições prévias a provisão dessa proteção. E uma das diretrizes desta lei é estabelecer cuidados, serviços e projetos operados em rede com unidade de porta de entrada destinada á proteger e recuperar ás situações de abandono e isolamento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, restaurando sua autonomia, capacidade de convívio e protagonismo mediante a oferta de condições materiais de abrigo, repouso, alimentação, higienização, vestuário e aquisições pessoas desenvolvidas através de acesso a trabalho socioeducativo, e dentre outros.
*
*
Anexos:
*
*
Anexos:
*
*
Anexos:
*
*
Anexos:
*
*
Anexos:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando