Buscar

PORTFÓLIO RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FELIPE P C BARRETO RU:1605884
POLO DE APOIO PRESENCIAL: TAUBATÉ-SP
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Está é minha primeira vez fazendo curso de formação a distância, porém já tive experiências com vídeo aulas em outros cursos que fiz, então não acaba sendo algo tão novo para mim. No Centro Universitário Uninter, passei a conhecer a forma de trabalho e a didática de ensino que envolvem uma forma prática, econômica e eficaz para a formação em curso superior. Tem sido uma experiência bastante positiva até o momento. 
Eu escolhi o curso a distância, pois meu tempo é restrito, uma vez que trabalho o dia inteiro, pois sou empresário e tenho meu próprio negócio. Faço uso do celular para acessar algumas aulas e também pelo computador. Não consigo ir ao polo, pois minha rotina cobra muito de minha presença. Tenho acesso à internet de boa qualidade e consigo assistir as aulas em alguns intervalos de compromissos e aos finais de semana.
Consideramos oportuno incluir ainda a definição proposta pelo artigo 80 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, uma vez que é a base de regulação para a EAD no Brasil.
Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (SANCHEZ, 2005, p. 101)
As características de um aluno de educação à distância consistem em obter acesso à tecnologia e à internet de alta qualidade à disposição; se dedicar aos estudos; esforço próprio; ter capacidade de automotivação, ser proativo; organizado; saber ler em foco; conseguir se autogerenciar, sem precisar da intervenção do professor e colegas e ter facilidade em ambientes virtuais de aprendizagem.
As ferramentas tecnológicas utilizadas na modalidade à distância são internet de qualidade, computador, tablet, celular smartphone com internet, o e-mail que se torna possível a relação entre os envolvidos no processo de EAD.
Para Turkle, (1995, p. 10) ao se usar e-mail advém à oportunidade de serem construídos novos tipos de comunidades. Quando lemos um e-mail, postamos uma mensagem em um fórum ou fazemos uma reserva de passagem aérea pela internet, estamos no ciberespaço. Ali, podemos conversar, trocar ideias e assumir personas de nossa própria criação. Temos a oportunidade de construir novos tipos de comunidade, comunidades virtuais, das quais participamos com pessoas do mundo inteiro, pessoas com quem conversamos diariamente, pessoas com quem podemos ter relacionamentos relativamente íntimos, mas que talvez nunca conheçamos pessoalmente. 
   Outra ferramenta muito utilizada é o fórum, que é o ambiente virtual onde ocorrem os debates por intermédio de mensagens, como troca de ideais e pareceres. No chat, o professor tem o papel de mediador pela maneira como ele dialoga e se expressa na sala virtual a respeito da matéria dada; A videoconferência é um tipo de comunicação em tempo real, onde o vídeo e o áudio são simultâneos; vídeos aulas, biblioteca virtual, etc.
              
Espero em breve me formar e utilizar minhas experiências e os conhecimentos adquiridos, para atuar profissionalmente como Instrutor em minha academia. O curso a distância proporciona um conhecimento excelente para quem se dedica a isso.    
Sinalizando também favoravelmente à educação a distância, pela flexibilização do acesso, do ensino e pela aprendizagem, e ainda flexibilização da oferta de cursos proporcionada aos estudantes, Belloni, (1999, p.105-6) tem a seguinte opinião: 
Flexibilização do acesso, numa perspectiva de democratização das oportunidades, que significa fundamentalmente rever e tornar menos restritos os requisitos de acesso ao ensino (especialmente o ensino superior). Num país como o Brasil, esta flexibilização exigiria esforços no sentido de expandir a oferta de cursos de preparação, de criação de espaços de estudos (centros de recursos) e de disponibilização a preços muito baixos dos materiais pedagógicos. Flexibilização do ensino, numa perspectiva de promover o desenvolvimento das habilidades de auto-aprendizagem, o que implicaria a oferta de cursos diversificados e modularizados, com o uso adequado de mídias em blocos coerentes, e de materiais efetivamente concebidos para autoaprendizagem, que pudessem ser utilizados por estudantes do ensino presencial e a distância. Flexibilização da aprendizagem, no sentido de exigir do estudante mais autonomia e independência, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade de gerir seu próprio processo de aprendizagem. Flexibilização da oferta de cursos em função das demandas sociais, numa perspectiva de educação ao longo da vida, o que implicaria um grande esforço de transformação dos atuais sistemas educacionais.
As aulas podem ser acessadas várias vezes, aumentando a fixação dos conteúdos, gerando uma melhor aprendizagem. Vale lembrar que os professores da Uninter são profissionais altamente capacitados e que se expressam de forma clara e objetiva, proporcionando uma qualidade nos ensinos.                          
Estou bastante contente com o curso e gostaria de aproveitar esse trabalho para parabenizar a todos os profissionais que contribuem direta e indiretamente para que essa instituição exista.
REFERÊNCIAS:
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.
SANCHEZ, Fábio (coord.) Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância – ABRAEAD 2005. São Paulo: Instituto Monitor Ltda, 2005.

Continue navegando