Buscar

Novas tecnologias e bioética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Novas tecnologias e bioética
Projeto de pesquisa
Nas últimas décadas, os problemas éticos da Medicina e das ciências biológicas explodiram na nossa sociedade com grande intensidade, o que mudou as formas tradicionais de fazer e decidir utilizadas pelos profissionais da Medicina. Constitui um desafio para a ética atual providenciar um padrão moral comum para a solução das controvérsias provenientes do desenvolvimento tanto das ciências biomédicas como das altas tecnologias aplicadas à saúde.
Tecnologia e avanços
Todos sabem que atualmente a ciência tem tanto a possibilidade de bloquear temporária ou definitivamente a fecundação humana, como de produzir artificialmente a vida do homem. O seu conhecimento sobre a estrutura do DNA com a possibilidade de intervenção sobre o património genético da pessoa amplia-se cada vez mais. Sem falar ainda do avanço no campo da reanimação artificial, dos transplantes de órgãos, da existência dos bancos de esperma e óvulos, dos embriões congelados, da possibilidade de clonagem humana…
Para entender
clonagem gênica (técnica do DNA recombinante ou engenharia genética), ela consiste na inserção de um segmento selecionado de DNA (DNA doador ou inserto) em um plasmídio ou no cromossomo basteriógafo, que atuam como vetores de clonagem, e posterior replicação desse DNA recombinante em um hospedeiro apropriado, como uma bactéria ou uma célula de levedura. Essa replicação ocorre quando o sistema do DNA do hospedeiro replica o DNA inserido na célula hospedeira. Dessa forma, a partir de uma dessas células transformadas são obtidas, graças á divisão celular, um grande número de células idênticas (clones), cada uma dotada de várias cópias do DNA recombinante. 
O clone, uma vez formado, pode ser sequenciado e comparado com outras sequências já descritas; ser utilizado no estudo da expressão gênica do(s) gene(s) contido(s) no clone; ser alterado especificamente por mutagênese, sítio dirigida ou ser usado para gerar um produto de interesse comercial.
Benefícios
As técnicas de engenharia genética, área importante da biotecnologia, manipulam, portanto, as células para exprimir e/ou alterar genes clonados. Essa tecnologia, envolvendo multiplicações de fragmentos selecionados de DNA, tem levado a produção de várias proteínas humanas de interessse médico, como fatores de coagulação sangínes, antitrombina, albumina sérica humna, hormânio de crescimento, gonadotropina humana, interleucinas, interferons e insulina, que a primeira proteína humana produzida através dessa tecnologia em bactérias e aprovada para uso em humanos. Através dessa tecnologia, podem ser obtidas também, proteínas que servirão para a produçãi de vacinas (hepatite B, herpes, gripe, malária, etc.). 
Conflito
O progresso científico leva à confrontação pelos fins do seu próprio agir, pelos valores que estão em jogo e como hão-de ser protegidos.
Por sua vez a área da genética tem suas peculiaridades, tem seus lados positivos e ou negativos, tendo a bioética como referencia.
Bioética
A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).
Aplicada a biomedicina
 “A palavra ‘bioética’ designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas. (...) A rigor, a bioética não é nem uma disciplina, nem uma ciência, nem uma nova ética, pois sua prática e seu discurso se situam na interseção entre várias tecnociências (em particular, a medicina e a biologia, com suas múltiplas especializações); ciências humanas (sociologia, psicologia, politologia, psicanálise...) e disciplinas que não são propriamente ciências: a ética, para começar; o direito e, de maneira geral, a filosofia e a teologia.
Genética x bioética
Os parâmetros, entretanto, exigem para a sua materialização uma contextualização temática, que delimite o universo próprio definidor da bioética, como segue:
a) A relação médico-paciente, em grande parte contemplada nos códigos de ética médica;
b) O problema da regulamentação das experiências e pesquisas com os seres humanos;
c) A análise do ponto de vista ético das técnicas concernentes à procriação e à morte tranquila ou eutanásia;
d) A análise do ponto de vista ético das técnicas concernentes ao prolongamento da vida (distanásia) por meios artificiais;
e) A análise ética das intervenções sobre o corpo humano (transplantes de órgãos e tecidos);
f) A análise ética das intervenções sobre o património genético da pessoa humana;
g) A análise ética das repercussões do emprego das técnicas de manipulação da personalidade e intervenção sobre o cérebro (psicocirurgia e controle comportamental da psiquiatria);
h) A avaliação ética das técnicas genéticas e suas repercussões na bioesfera, ou seja, no mundo animal e vegetal; 
i) A análise ética das normas de biossegurança utilizadas em laboratórios, hospitais e pesquisas relacionadas à vida como um todo;
j) A integração interdisciplinar na avaliação ética das decisões que afetam a vida da pessoa como um todo e, também, da vida em sociedade.
A Bioética precisa de um paradigma de referência antropológico-moral: o valor supremo da pessoa, da sua vida, liberdade e autonomia.
“A Ciência sem consciência não é senão a ruína da alma”
Rebelais (escritor francês)
Projeto de pesquisa
Assunto: Tecnologia e ciência na área da genética, vantagens da biotecnologia, uso da bioética na aplicação de direitos dos seres humanos fazendo com que todos possam ser tratados de maneira igualitária.
Tema: Novas tecnologias e bioética (Proposta pelo orientador)
Justificativa: Explicar a importância do uso da biotecnologia no avanço da ciência, sua implementação na genética e também para que serve a bioética e como deve-se ser aplicada na área da saúde. Âmbito científico, acadêmico e social.
Questão norteadora da pesquisa: Quais as vantagens das novas tecnologias na área da genética e para que usamos a bioética no nosso dia a dia na área da biomedicina, inclusive na área da genética? 
Hipóteses: O uso das novas tecnologias pode nos favorecer a ter maior avanço nas áreas de pesquisa em genética, propiciando mais descobertas que favoreceram o ser humano em novas possibilidades de recombinação de genes á novas clonagens com maior sucesso, porém respeitando a bioética e o direito de cada ser vivente.
Objetivo Geral: Temos como objetivo aumentar nosso conhecimento sobre este assunto, assim também nos ajudando a tentar colaborar mais nesta área ajudando no avanço da ciência com práticas que não afetem os direitos de cada um, mas sim que auxiliem e nos de um norte para seguir com segurança e de forma digna nas nossas decisões.
Objetivo específico: Busca identificar o progresso científico leva à confrontação pelos fins do seu próprio agir, pelos valores que estão em jogo e como hão-de ser protegidos.
Metodologia: Qualitativa
Elaboração de um tema: Proposto pelo orientador.
Tipo de pesquisa: Natureza explicativa
População e amostra: Universo cientifico e acadêmico, Abordando o mundo da genética.
Sujeitos: Âmbito científico, acadêmico e social.
Materiais: Livros e artigos acadêmicos e científicos.
Plano de coleta de dados: Surgimento de hipóteses, elaboração de questões norteadoras, pesquisas sobre autores que já escreveram sobre tais coisas para termos um exemplo a seguir, verificação de hipóteses com as informações pesquisadas.
Procedimentos de análise dos dados: apuração dos dados por meio de interpretações. 
Montagem da pesquisa feita a partir de todos os dados encontrados e pesquisados.
Recursos: Livros, artigos científicos, pesquisas científicas e acadêmicas e monografias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais