Buscar

Características e Conceitos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIENCIAS SOCIAIS
característica da sociologia é que seus conhecimentos são gerais, ou seja, trata-se de um conjunto de fatos e situações e não apenas de um estudo de determinadas circunstâncias isoladas.
*o homem se tornou produtor de conhecimento sobre mundo. 
*Na medida em que o homem desenvolveu sua consciência, sentiu necessidade de descobrir as leis que regem o mundo e procurou entendê-lo de um modo racional. 
*Os filósofos iluministas concebiam a política como uma coletividade organizada e contratual. 
*Concluímos que a sociologia pré-científica foi caracterizada por estudos sobre a vida social que não tinham como preocupação central conhecer a realidade como ela era, mas sim propor formas ideais de organização social.
Comte morreu em Paris em 1857 e é considerado o fundador da sociologia.
O significado histórico da Revolução Francesa é descrito por Huberman como:
O privilégio de nascimento foi realmente derrubado, mas o privilégio do 
dinheiro tomou seu lugar. “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi uma frase 
popular gritada por todos os revolucionários, mas coube principalmente à burguesia desfrutá-la.
Exterioridade,não foi criado por nós, é exterior à nossa vontade.
Coercitividade,enquadra nosso comportamento, atua pela intimidação e induz o homem à 
aceitação das regras a despeito de seus anseios e opções pessoais.
Generalidade,qualidade do que é geral, ou seja, atinge um grande número de pessoas na sociedade.
*todo criminoso é um desviado, mas nem todo desviado é um criminoso. Crime é todo 
comportamento que traz consequências negativas para a vida social. Portanto, as fronteiras entre o que é crime e o que é desvio variam conforme a sociedade.
Barbosa (2003) define globalização como uma:
Expansão dos fluxos de informações – que atingem todos os países, afetando 
empresas, indivíduos e movimentos sociais 
*A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e ideias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.
*É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais nos mais diversos países.
1- A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:
I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
2 As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população. A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenômeno favoreceu o surgimento: Do operariado urbano
3 O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno. 
“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel) 
A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
tanto governante,como governado,para bem compreenderem o exercício do poder devem se restringir a seus receptivos papeis.
1 O conceito de “consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as consciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras compartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:
A consciência coletiva estaria espalhada por toda a sociedade impondo se sobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas
2 Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789):
as ordens politicas economica e social ou seja ao teocentrismo ao trabalho artesanal e independente bem como costumes feudais.
3 A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848).A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:
na sociedade capitalista as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência da classe se desenvolve de maneira mais completa por isso somente os trabalhadores poderao ser agentes de sua emancipação.
4 A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. “A ideologia alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.)Com base nessa citação do livro “A ideologia alemã”, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
A perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do 
trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é Sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992) . A partir do fragmento anterior, qual a função da Sociologia? Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
5 A Revolução Industrial significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica (indústria, agricultura, transportes, bancos, meios de comunicação, etc), que levou a afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. Quais são as classes sociais básicas do capitalismo? Burguesia e proletariado.
6 Assinale abaixo qual das alternativas corresponde à idéia de Émile Durkheim sobre a divisão de trabalho:A divisão do trabalho, não leva aos conflitos sociais e torna possível a união e a solidariedade.
7 Com o objetivo de entender o Capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia, uma grande contribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos científicos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de alienação, que é:
A separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também da vida política, em razão da imposição do mundo capitalista.
8 Max Weber, em sua obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, relaciona o papel do protestantismo com a formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno, entre suas conclusões é incorreto afirmar:
Weber constata que não há relação entre religião e afirmação do capitalismo, pois religião e desenvolvimento econômico são temas que não se relacionam.
9 “O mundo está ficando cada vez menor.”A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da: Globalizaçãodos mercados.
1 Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional: Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.
2 A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.  Amplo processo de modernização da economia com a entrada de produtos importados.
3 A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível, impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a essas transformações. Crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.
4 A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar: A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.
*O ritmo de crescimento da população rural é maior do que o da população urbana*Dos partidos políticos organizados, legítimos representantes das diferentes classes sociais, são os principais elementos da democracia na atualidade.
*São abundantes os sinais e as marcas das modificações no capitalismo no final do século XX. Assinale a alternativa que indica o processo de continuidade na organização capitalista. Modificações radicais nos processos de trabalho: desindustrialização, automação e crescimento da informalidade.
*Os movimentos sociais constituem parte integrante das sociedades, devendo ser vistos e analisados como fenômenos internos aos constantes processos de mudança e conservação social. Sobre os movimentos sociais é correto afirmar:Uma partida de futebol constitui um movimento social, pois porta uma ideologia e uma ação.
*O crescente processo de globalização tem conduzido a competição entre as empresas a ter como referência não mais o mercado interno ou externo, mas o mercado mundial. É correto afirmar sobre a globalização: As empresas multinacionais procuram atuar dentro dos mercados nacionais, sem se preocupar com a competição internacional.
*A democracia têm se constituído no mundo contemporâneo como um valor universal. Assinale a alternativa que melhor corresponde ao sentido da democracia. A base da democracia encontra no princípio do reconhecimento da igualdade dos homens e que o sentido da vida pública é a busca do bem comum e que cabe ao cidadão a escolha livre dos governantes.

Outros materiais