Buscar

FENOMENOLOGIA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS PARA O SERVIÇO SOCIAL
A Fenomenologia
A Fenomenologia é uma ciência que se ocupa da descrição e classificação dos fenômenos. Estuda, descreve, explora e classifica os fenômenos, ou seja, ajuda algo a aparecer, para que se tomem consciência da existência do mesmo. Portanto, Tudo aquilo que pode ser raciocinado e pensado, tudo aquilo que pode ser julgado pelo ato da consciência são fenômenos que podem ser estudados pela fenomenologia.
Características da Fenomenologia
Fundamentação do conhecimento a partir da experiência do mundo vivido; para a fenomenologia todo o conhecimento tem por base uma experiência vivida, portanto, estuda o conhecimento concreto daquilo que se vive no cotidiano. 
Descrição do fenômeno como ele se mostra a consciência; mostra e descreve o fenômeno tais como foram vividos, ou seja, esclarece, torna claro, visível, faz- se conhecer da forma como se apresentam.
Encontra o núcleo fundamental do fenômeno; busca encontrar a essência que permite identificar a causa primária do fenômeno. Todo fenômeno tem uma essência e não pode ser reduzido então a uma única dimensão de fatos.
Atitude Livre de influencia de tradições, autoridade ou suposições; para descrever estes fenômenos e alcançar a sua essência não se baseia em tradições, culturas, religião entre outros. Limita-se apenas a observação.
Apresenta o conceito de intencionalidade; que ocupa um lugar central na fenomenologia trata-se de preocupar-se com o fenômeno, com as intenções do sujeito, com o objeto e com o direcionamento da consciência.
A fenomenologia é uma ciência voltada para o vivido; propõe- se a estudar a realidade social concreta, compreensiva e interpretativa. É um método voltado para uma descrição mais próxima da realidade, através do fenômeno da experiência. 
Rever as perspectivas sobre o sentido da existência humana; ou seja, analisa os atos do ser humano, como também analisa o homem.
O pensamento fenomenológico se preocupa com o fenômeno; e não com o fato.
A contribuição da Fenomenologia para o Serviço Social
A fenomenologia surge na década de 1970, como uma nova proposta teórica para o Serviço Social, considerando o movimento dos profissionais que buscavam aplicar cientificidade a prática profissional, a partir das reflexões da assistente social Ana Augusta Almeida, na Pontifica Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. 
	O Serviço Social, após a influência da fenomenologia, introduz a visão existencial no trabalho Social, proporcionando a aplicação da teoria psicossocial que se realiza através da intervenção social ou tratamento social; procedimento sistemático onde se desenvolve um processo de ajuda psicossocial, a partir dos princípios; diálogo, pessoa e transformação social.
	O assistente social passa a fazer parte da realidade, sendo o instrumento para o desenvolvimento social, estando presente nos processos sociais. O trabalho não se configura mais como assistencialismo, sendo então um profissional formador de opinião capaz de influenciar as pessoas e sua atuação no meio social e capaz de intervir a partir de uma prática consciente. 
	A atitude do profissional, com base na fenomenologia não é a postura de ensinar e nem de deixar que o sujeito tome sozinho suas decisões, mas entende-se que deve ocorrer uma relação entre ambos, que vai se estreitando a cada encontro para oportunizar novas descobertas e reflexões conjuntas que possibilite uma ação transformadora.
INSTITUTO VALE DO COREAÚ
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
ALUNO (A): LUCILIA ANTONIEUDA DE SOUSA ALENCAR
INSTRUTOR: ADÃO MOREIRA
CAMPOS SALES – CE 
2015

Continue navegando