Buscar

Motores eletricos

Prévia do material em texto

FÍSICA EXPERIMENTAL III
Motores elétricos: Princípios básicos.
Introdução
A rotação inerente aos motores elétricos é à base do funcionamento de muitos eletrodomésticos. Por vezes, esse movimento de rotação é óbvio, como nos ventiladores ou batedeiras de bolos. Através desse procedimento experimental, o grupo, mostrará como funciona um motor elétrico e seus componentes funcionais.
Objetivo 
Estudar o funcionamento de um motor elétrico simples observando o comportamento da bobina para com o ímã.
Embasamento teórico 
Um motor elétrico ou atuador elétrico é qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo. Em muitos casos os dois dispositivos diferem somente em sua aplicação e detalhes menores de construção. Os motores de tração usados em locomotivas executam frequentemente ambas as tarefas se a locomotiva for equipada com os freios dinâmicos. Normalmente também esta aplicação se dá a caminhões fora de estrada, chamados eletrodiesel.
Material utilizado
Conjunto eletromagnético;
Gerador de tensão/fonte;
Chave (interruptor).
Procedimentos Experimentais
Levante as duas hastes paralelas articuláveis e afaste os protetores deslizantes dos pequenos orifícios existentes.
- O motor elementar já estava encaixado nos orifícios das hastes.
- Colocado o imã em U na base acrílica, com o polo norte para cima e próximo do motor elementar.
Ao ligar a fonte de alimentação que estava ajustava para a 3.0V baixou para 1.8V e a corrente que estava em 0.0V aumentou para 0.9V, isso ocorreu por causa da transformação de energia cinética em energia mecânica, que proporcionou o movimento das hastes.
Conforme a corrente elétrica percorria os pólos foi percebido o sentido da correte que circulava do polo norte para o polo sul, exercendo uma força no eixo fazendo-o girar.
Conclusão:
 Adquirimos no experimento do laboratório um melhor entendimento e conhecimento sobre motores. Observando o seu funcionamento com um imã com um motor elementar feito de cobre. Foi possível de identificar o sentido da corrente.
Bibliografia:
http://super.abril.com.br/ciencia/o-motor-eletrico/

Continue navegando