Buscar

EPIDEMIOLOGIA 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil, a Medicina Tropical representou um marco na história da epidemiologia e na sua institucionalização. Os pesquisadores da Escola Tropicalista Baiana dedicaram-se à prática médica e à pesquisa da etiologia das doenças tropicais. Na época, os tropicalistas associavam as doenças tropicais a vários fatores com exceção de
Más condições de vida da população.
Pobreza.
Ausência de saneamento básico.
Desnutrição.
Hipótese Miasmática.
Para estimar os impactos provocados pelos desastres naturais sobre a saúde da população o Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) criou o Sistema de Eventos Extremos no Brasil (www.climasaude.icit.fiocruz.br). Os sistemas do Ministério da Saúde, por sua vez, fornecem informações sobre notificação e investigação de casos de doenças e agravos. Nesse contexto, assinale a única opção que NÃO representa uma ação estratégica:
preparar os serviços de saúde para atender a demanda pós desastre.
ter dados sobre fraturas, óbitos e acidente vascular cerebral (AVC), cuja ocorrência tem aumentado depois dos desastres.
capacidade de saber o número de prevalência e incidência de leptospirose , hepatite A e dengue que podem estar associadas a períodos pós desastres.
evitar que os eventos naturais aconteçam em determinada região/localidade.
observar a magnitude dos eventos.
No contexto da democratização acompanhado pelo aumento da consciência sanitária no País, são desenvolvidas tentativas de reestruturação da Saúde, organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária. No final da década de 70, um importante fator que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi a
Realização da Campanha de Erradicação da Varíola.
Ocorrência da Revolta da Vacina.
Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde.
Realização da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata.
Criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Declaração de Alma-Ata, ou seja, o pacto assinado entre 134 países, durante a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, concebe a saúde como um direito humano. Assinale a opção que NÃO representa uma ação mínima necessária para o desenvolvimento da APS (Atenção Primária à Saúde) nos países:
Fornecimento de medicamentos para doentes em estágio terminal.
Nutrição adequada.
Educação em saúde voltada para a prevenção e proteção.
Tratamento da água e saneamento básico
Saúde materno-infantil.
No Princípio Integralidade da Assistência, com ações combinadas para prevenção e cura, qual a opção abaixo está em desacordo por não apresentar uma ação preventiva e outra curativa:
Incentivo ao exame de toque retal e prostatectomia.
Orientação para auto exame das mamas e mastectomia.
Dispensação da pílula do dia seguinte e FIES.
Pré-natal e histerectomia
Dispensação de preservativos e terapia antirretroviral.
O Brasil é o único país do mundo que se refere a estratégias de uso da Epidemiologia na sua constituição (Constituição Federal ¿ Artigos 196 a 200). A competência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) na execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de outras atribuições, resulta das peculiaridades de sua concepção, baseada na complexidade da dinâmica social e na aplicação de conhecimentos desenvolvidos a partir da nossa realidade de saúde, sendo, então, um modelo articulado com outros setores sociais públicos e privados, bem como com a sociedade civil. Quais das definições não corresponde a verdade?
O princípio da Universalidade está relacionado ao direito universal ao atendimento, ou seja, todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda, caracterizando a saúde como um direito de cidadania, ao ser definido pela Constituição Federal como um direito de todos e um dever do estado.
Participação da população através das entidades representativas na formulação das políticas de saúde e do controle de sua execução, somente no nível primário de governo.
Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral. As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura.
Descentralização - Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal).
Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
Obesidade é um problema sociaL! Responsabilizar o indivíduo é liberar o Estado do seu dever de garantir o direito à saúde.(RADIS 136, Jan 2014). Mediante esta afirmação a únida opção em que NÃO podemos sustentar o trecho é:
no princípio da equidade, onde temos que os desiguais devem ser atendidos conforme suas necessidades.
no princípio da Universalidade, todo o indíduo possui direito ao atendimento.
no artigo 196 da CF 1988 temos que "A Saúde é um direito de todos e dever do Estado".
deve o cidadão organizar seu tempo para que possa gerenciar sua própria saúde, sendo de sua responsabilidade.
na controle social, temos a participação efetiva da sociedade.
No período da República Velha (1889 a 1930) médicos sanitaristas, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, indicados pelo governo federal, ocuparam importantes cargos públicos, com o objetivo de
Estabelecer medidas de isolamento das áreas atingidas pelas epidemias.
Estabelecer estratégias para a reestruturação da saúde organizadas pelo movimento denominado de Reforma Sanitária.
Estabelecer estratégias para o saneamento das áreas atingidas pelas epidemias
Confinar doentes nas Santas Casas de Misericórdia.
Estabelecer uma Política Sanitária baseada na Teoria Miasmática.
Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos para a saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
Indicadores sevem somente como determinantes de saúde.
Indicadores são marcas numéricas de autorização hospitalar.
São indicadores somente os fatores relacionados ao surgimento de doenças, agravos e óbitos e os que podem ser evitados através de prevenção e assistência adequada.
Esperança de vida para uma faixa etária definida é um indicador local das condições de vida e saúde e reflete o padrão de morbidade de uma população
Uma fábrica de tijolos realiza, através do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos empregados a cada 4 anos de atuação na empresa. A avaliação dos resultados durante 8 anos de implantação dessa rotina revelou que, dos 400 empregados examinados ao Raio X de tórax, 80 tinham lesões suspeitas de pneumoconiose (silicose). De acordo com o texto, a taxa que está sendo investigada se refere ao número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período, sendo chamada de taxa de:
Prevalência.
Mortalidade.
Incidência.
Tendência.
Letalidade.

Outros materiais