Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL II 4º Avaliando

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504782812)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma sociedade com fortes nuances patriarcais e androcêntricas, a estrutura escolar:
		
	 
	reproduz implícita e ocultamente esta cultura;
	
	Não reproduz a estrutura cultural, pois ela encontra-se distante do processo;
	
	Não se envolve coma questão, mesmo a questão encontrando-se em seu programa disciplinar.
	
	Reproduz explicitamente a cultura;
	
	Não reproduz a estrutura cultural;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504784794)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A psicologia social é uma ciência que utiliza suas descobertas na resolução de problemas específicos. Para a produção de conhecimento, assim como outras ciências são utilizados métodos de pesquisa dentre os quais podemos destacar o experimento de laboratório, que se caracteriza por:
		
	
	Sendo restritivas permitem ao pesquisador um exame mais aprofundado do tópico da pesquisa. O estudo é conduzido num ambiente determinado no qual ocorre o fenômeno psicossocial cujo estudo constitui o objeto da pesquisa.
	
	Fornecer informações acerca de uma população através do exame de uma amostra representativa desta população.
	 
	Oferece ao pesquisador a possibilidade de criar à vontade a situação que melhor testará a relação porventura existente entre as variáveis de seu interesse.
	
	Obtenção de medidas de duas ou mais variáveis e no estabelecimento, através do método estatístico adequado, da relação existente entre elas.
	
	Permite ao pesquisador a manipulação da variável independente cujo efeito pretende verificar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505408978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a pesquisa de doutorado de Ana Bock (2005) a subjetividade tem sido muitas vezes entendida pelos/as psicólogos/as como uma substância imaterial, inata, deslocada do contexto social e cultural onde os indivíduos estão inseridos. Sobre a subjetividade marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A sociedade capitalista em que vivemos visa massificar as subjetividades, ditando, por meio especialmente da mídia, modos de pensar, perceber, sentir e agir, úteis para a permanência das relações de dominação.
	
	A subjetividade não é abstrata nem natural, mas vai refletir as condições sociais, econômicas e culturais da sociedade em que o indivíduo participa.
	
	A produção da subjetividade é imanente à produção do mundo. Ela é constituída no confronto dos nossos suportes físicos, biológicos, psíquicos, verbais, econômicos, estéticos, éticos, políticos.
	 
	N. D. R.
	
	A subjetividade não é só fabricada, moldada, produzida, mas também automoldável, ou seja, o ser humano pode promover novas formas de subjetividade, recusando-se ao assujeitamento e a massificação, à medida que é um ser ativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505690574)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CFP/2010) O termo compromisso social é muito utilizado pelo CFP e foi introduzido por Sílvia Lane e discutido por Ana M. B. Bock em publicação recente. Ele denota:
		
	 
	que o psicólogo social saiba identificar as demandas de acordo com os interesses da população atendida e se comprometa com essa perspectiva.
	
	um compromisso formal é sempre um compromisso social e, para tanto, é necessário garantir relações de trabalho de forma ética e eficiente.
	
	o compromisso refere-se à resolução que trata da produção de laudos e documentos.
	
	que o psicólogo social deve garantir sempre um compromisso formal com a pessoa atendida.
	
	que o compromisso do psicólogo é com a sua profissão e, quando esse trabalho é coletivo, o compromisso é também social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504782974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à teoria das representações sociais, assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	seu estudo atribui um caráter positivo ao conhecimento produzido pelo senso comum, considerando os arranjos cognitivos e afetivos do cotidiano formações teóricas consistentes e equivalentes às produções científicas
	
	o elemento social não pode ser separado no estudo das representações sociais
	
	são processos mentais compostos por dimensões intelectuais e afetivas que se produzem no âmbito do senso cumum
	 
	tem nos trabalhos de Marx sua fundamentação teórica mais importante, sendo equivalente das representações coletivas
	
	jornalistas, comentaristas econômicos, professores, dentre outros, são agentes fundamentais na transferência dos conteúdos do universo reificado, próprio da ciência, para o universo consensual, próprio do senso comum

Continue navegando