Buscar

TCM RJ Direito Administrativo 14.09.2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO ADMINISTRATIVO
01. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão, via de regra, precedidas de:
a) aprovação pelo Poder Legislativo
b) parecer favorável do Ministério Público.
c) licitação.
d) aprovação do Tribunal de Contas da União.
e) análise do Poder Judiciário
GABARITO C
COMENTÁRIO Art. 37, XXI da Constituição Federal e art. 2º da Lei 8.666/93
02. Um determinado Município do Estado de Roraima, ao concluir procedimento licitatório, deixou, injustificadamente, de atribuir o objeto da licitação ao vencedor do certame. Nesse caso, houve violação ao princípio
a) da publicidade.
b) do julgamento objetivo.
c) da ampla defesa.
d) da adjudicação compulsória.
e) da vinculação ao instrumento convocatório.
GABARITO D
COMENTÁRIO Publicidade significa que a licitação deve ter ampla divulgação, inclusive com a publicação de seu edital, sendo exceção a esse princípio o sigilo na apresentação das propostas.
Julgamento objetivo quer dizer que a decisão da licitação para um vencedor passará por critérios de julgamento previstos no edital do certame, e não através de analise meramente subjetiva não indicada no instrumento.
Ampla defesa é princípio constitucional aplicado também na processo licitatório.
Adjudicação compulsória diz respeito exatamente à atribuição do objeto da licitação para o licitante que foi o vencedor do certame, e não a outros classificados ou para quem não participou da disputa.
Vinculação ao Instrumento Convocatório menciona que tanto o licitante quanto a administração pública devem obedecer fielmente toda a previsão contida no edital da licitação.
03. Um determinado órgão público pretende contratar associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, para a prestação de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado. Nesse caso e nos termos da Lei n° 8.666/93, a licitação é
a) obrigatória na modalidade concorrência.
b) inexigível.
c) dispensável.
d) obrigatória na modalidade convite.
e) obrigatória na modalidade pregão.
GABARITO C
COMENTÁRIO Licitação dispensável significa que há possibilidade de competição entre os participantes, mas por algum motivo torna-se inviável diante do caso concreto, todos eles previstos taxativamente no art. 24 da Lei 8.666/93. Por sua vez, a licitação inexigível não há possibilidade de competição entre os licitantes, havendo previsão exemplificativa no art. 25 da Lei 8.666/93. Para o candidato, é mais interessante conhecer bem os casos de inexigibilidade, que são apenas três previstos na lei, em suma, produtor exclusivo, serviços de natureza singular e profissional artístico. Não sendo qualquer um desses três, a resposta será pela licitação dispensável, como na questão.
04. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, é denominada
a) leilão.
b) concurso.
c) pregão.
d) concorrência.
e) alienação.
GABARITO A
COMENTÁRIO As modalidades de licitação são previstas no art. 22 da Lei 8.666/93, sendo elas a concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Além dessas, ainda existe uma outra modalidade de licitação chamada pregão, prevista na Lei 10.520/02. De acordo com o § 5º do citado artigo 22, o leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração, conforme questionado no enunciado.
05. A Lei n.º 8.666/1993 estabelece normas gerais acerca de licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações da administração pública. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta. 
a) As pessoas jurídicas que compõem a administração pública indireta submetem-se à lei de licitações.
b) Os municípios não se sujeitam à lei de licitações, porque possuem a garantia constitucional da autonomia municipal.
c) A adjudicação do objeto licitado ao vencedor do certame licitatório é facultativa.
d) Concorrência é uma das modalidades de licitação destinada a contratos de maior vulto, participando interessados devidamente cadastrados.
e) A venda de qualquer bem da administração pública deve ser feita por meio de leilão.
GABARITO A
COMENTÁRIO O art. 1º da Lei 8.666/93 determina que tal lei se aplica a todos os Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assinalando, ainda, no seu parágrafo único, os fundos especiais, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas pelos entes federativos. 
A adjudicação do objeto licitado deve ser feita “compulsoriamente” ao vencedor, e não facultativamente como indica a alternativa, desde que haja interesse do licitante em contratar.
De acordo com o art. 22, § 1º da Lei 8.666/93, a concorrência é modalidade que se destina a quaisquer interessados, e não somente aqueles devidamente cadastrados.
A venda de bens inservíveis ou de produtos legalmente apreendidos será feita pela modalidade leilão, porém, nem todos os bens seguirão essa modalidade, uma vez que o art. 17 prevê licitação “dispensada” para alienação de moveis e de imóveis nas situações legalmente previstas, ou seja, não haverá licitação nesses casos, porque a própria lei dispensou, e não por uma conveniência do agente público.
06. À modalidade de licitação realizada entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico dá-se o nome de:
a) pregão.
b) leilão.
c) convite.
d) concorrência.
e) concurso.
GABARITO E
COMENTÁRIO Previsto no art. 22, § 4º da Lei 8.666/93

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando