Buscar

relatórios química ciências biológicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Descrição dos procedimentos
Através de indicadores verificar substâncias neutras, ácidas e básicas.
Conhecimentos adquiridos
Através de papel Tornassol azul e vermelho e fenolftaleína, que são indicadores, ou seja, substâncias que alteram de cor de acordo com o meio, podemos concluir :
- Testamos água, água+sal e água+açúcar, não ocorrendo reação alguma em nenhum dos indicadores, sendo definidos então como substâncias neutras.
- Nos testes com ácido clorídrico, vinagre e suco de limão, houve reação com o papel tornassol azul, este ficando na coloração vermelha, o tornassol vermelho se manteve assim, a fenolftaleína também se manteve incolor, indicando que são substâncias ácidas, já que o tornassol azul reage em meios ácidos.
- Com o hidróxido de sódio, água+sabão em pó e leite de magnésia, observamos que o tornassol azul se manteve assim, já o tornassol vermelho se tornou azul e a fenolftaleína adquiriu coloração rosa, nos indicando que são substâncias básicas.
- Através da maceração de folhas de repolho roxo, obtivemos um indicador natural, testamos nas mesmas substâncias, sendo que em meios neutros, água, água+açúcar e água+sal, o suco extraído se manteve roxo. Em substâncias ácidas como o vinagre, suco de limão e ácido clorídrico, sua coloração variou de rosa a vermelho. Nas substâncias básicas, hidróxido de sódio, água +sabão em pó e leite de magnésia  sua coloração foi de verde amarelado a verde escuro.

Descrição dos procedimentos
Apresentação das vidrarias e materiais utilizados em laboratório.
Conhecimentos adquiridos
- Utilização de almiofariz e pistilo para maceração de substâncias.
- Utilização de materiais de porcelana , cadinho e capsula por exemplo, para levar ao forno substâncias que necessitam de altas temperaturas.
- Utilização do Kitassato e funil de Buchner para filtração de substâncias a vácuo e como age a pressão para que a filtração ocorra.
- Importância da atenção durante a medição para verificação do menisco , evitando assim erro na medição de substâncias líquidas.

Relatório 3 
Descrição dos procedimentos
Utilização de pipeta volumétrica, preparo de solução através do balão volumétrico e separação de dois líquidos imiscíveis.
Conhecimentos adquiridos
Verificamos a utilização de pêra com a pipeta volumétrica, conferindo em primeiro lugar o volume da pipeta para confirmar se é o adequado.
Dissolvemos também sal em água em um Béquer e transferimos para um balão volumétrico primeiro com o Béquer e depois com a pipeta, sempre observando que o balão volumétrico tem um volume específico e deve ser colocada a substância de maneira exata para não ocorrer problemas na análise ou reação a ser feita.
Para o funil de separação primeiro misturamos água e óleo, que são imiscíveis, ficando a água embaixo por ser mais densa que o óleo, transferimos para o funil de separação, com o funil colocado no suporte universal, abrimos o funil e deixamos escoar a água até chegar a fase do óleo.
Relatório 4
Descrição dos Procedimentos
Testamos a miscibilidade das substâncias através de misturas com água e hexano.
Conhecimentos adquiridos
As substâncias polares se misturam com outras polares, as apolares com apolares, características diferentes, polar e apolar não se misturam.
Os testes foram feitos com água, que é polar, e hexano, que é apolar por se tratar de um hidrocarboneto.
Testamos:
- Água+Etanol que misturam, substância miscível, pois não ocorre nenhuma separação.
- Água+Butanol não se misturam, pois são miscíveis sendo o butanol predominantemente apolar.
- Água+Hexano imiscível, separando-se em duas fases, já que a água é polar e o hexano apolar.
- Água+Ácido acético, duas substâncias miscíveis, predominante polar.
-Água+Ácido+Ácido Oleico, imiscível, formando duas fases pois o ácido oleico é um ácido graxo, faz parte da família dos lipídeos, portanto não interage com a água,
O Hexano é um hidrocarboneto (carbono + hidrogênio), que de maneira geral é apolar.
- Hexano+Etanol, miscível, chamando a atenção já que o etanol também se misturou com a água, assim consideramos que o etanol tem uma parte polar e outra apolar, se misturando assim, em substâncias polares e apolares.
-Hexano+Butanol, miscível, sendo duas substâncias apolares, por isso se misturam.
-Hexano+Ácido Oleico, miscível, duas substâncias apolares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais