Buscar

Psicologia Aplicada ao Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
 AULA 1 Descrição 1- Com relação à produção escrita (laudos ou pareceres) elaborada pelos psicólogos no universo do judiciário é correto afirmar que: a. Essa produção deve apontar, conclusivamente, uma alternativa de encaminhamento à demanda solicitada. 
 ( )certo ( X ) errado 
 B. Essa produção deve considerar os discursos e as percepções do demandado.
 ( ) certo ( X ) errado 
2- Sabemos que vários conhecimentos da Psicologia, com frequência, são utilizados pelo senso comum. A partir das alternativas abaixo, marque aquela que melhor descreve a apropriação que o senso comum faz do conhecimento da Psicologia. 
a-Esse menino é muito triste 
b- Aquela senhora está preocupada. 
c- A mulher gritava de forma histérica. (X)
d- A criança não estava satisfeita com o brinquedo.
e- O homem parecia gostar de seu trabalho.
3- Caso concreto: O Sr. X e a Srª. Y viviam sob união estável e dessa união tiveram uma filha, hoje com 4 anos de idade. Quando a criança estava com um ano de idade houve a separação do casal e a criança permaneceu sob os cuidados maternos. Quando ocorreu a separação ficou acordado que a criança visitaria o pai aos finais de semana, quinzenalmente, e que esse pagaria pensão alimentícia. A Srª. Y ingressou com o pedido de pensão alimentícia porque o genitor não estava cumprindo com o acordo. O pai, em contrapartida, solicitou a guarda judicial da filha alegando maus-tratos infringidos pela genitora. Devido à circunstancia alegada, situação de risco, foi solicitada, pelo advogado do genitor, audiência especial, que foi concedida. Na referida audiência, devido às alegações apresentadas, o juiz deferiu a guarda ao genitor. A sentença determinava que a genitora deveria visitar a criança na residência paterna de quinze em quinze dias, sendo monitorada. Ao saber da decisão judicial a genitora se descontrolou, manifestando comportamento incompatível com o Judiciário. O caso foi encaminhado à equipe técnica com o objetivo de se realizar estudo psicossocial. De posse do procedimento, ouvida a genitora e com base em visita domiciliar, ficou evidente que a criança não estava em situação de risco. Desse modo, a equipe procurou o juiz solicitando, com base nas teorias psicológicas, que a criança não tivesse os vínculos com a genitora abruptamente rompidos, o que poderia trazer danos psicológicos para a criança. O juiz solicitou a manifestação do Ministério Público. “Segundo o MP a mãe não teria condição de permanecer com a criança por ser “desequilibrado”, insano”, comportamento que foi observado em audiência. A equipe, mais uma vez partindo dos pressupostos da Psicologia, descreveu as possíveis consequências da separação entre mãe e filha. Faça uma analise do caso acima mencionado, demonstrando onde, no texto, fica clara a diferença entre a Psicologia Científica, de um lado, e a apropriação de conceitos dessa Ciência pela “psicologia” do senso comum.
R: A psicologia do senso comum é evidenciada claramente a partir do momento em que o Ministério Público declara a genitora como “desequilibrada” e “insana” sem um laudo médico que comprove essas alegações, já a psicologia cientifica fica clara no momento em que a equipe técnica comprovou que a mãe não trazia riscos para a criança e que a ruptura desses vínculos afetivos entre mãe e filha poderia comprovadamente trazer danos psicológicos a garota.
AULA 2
Descrição 1- De acordo com a matriz sócio-histórica da Psicologia, é correto afirmar com relação ao sujeito:
a. história de vida do indivíduo não é importante na construção de sua singularidade. 
b. as experiências da primeira infância são decisivas na formação da identidade do indivíduo.(X)
c. o indivíduo é um ser social em constante interação com as relações sociais, econômicas e políticas.
d. na constituição do sujeito não há articulação entre dimensões pessoais e coletivas. 
e. Nenhuma das respostas a cima. 
2- No que tange à atuação do psicólogo, no contexto prisional, analise as afirmativas abaixo: 
a. O profissional de Psicologia que atua no sistema prisional deve entende r a complexidade das questões relacionadas ao encarceramento e promover a construção da cidadania em detrimento da primazia da segurança e da vingança social. 
 ( ) certo (X) errado
b. Em caso de perícias psicológicas de processos penais, o estudo do delito é secundário, sendo o indivíduo que cometeu o delito o foco principal. 
 (X) certo ( ) errado 
3- A perspectiva sócio-histórica da Psicologia entende o ser humano como produto e produtor da realidade social. Ela propõe que o fenômeno psicológico seja entendido a partir de uma abordagem dialética caracterizada por uma análise processual, explicativa e histórica. Proponha uma situação em que a atividade profissional do psicólogo jurídico contribua para transformações na realidade dos indivíduos.
R: Uma situação muito pertinente nos dias de hoje, pode ilustrar a figura do profissional jurídico, mediante transformar a realidade dos indivíduos. É a situação de crianças adotadas, mas que no período de adaptação com a nova família, tutelada pela guarda provisória, ou até mesmo pela guarda definitiva, é devolvida. Apesar de parecer raros os casos, são mais comuns do que se imagina, e as razões que levam os pais adotivos desistirem da adoção, é o fato de idealizarem um a criança, e esta não ser como imaginam, principalmente as mais velhas, por ter costumes diferentes. Algo bem traumático para a criança, se fazendo importante então o papel do psicólogo jurídico.
AULA 3
Marque a resposta correta: A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:
 a. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
 b. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivo emocional.
 c. Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social desde o nascimento até a velhice. (X) 
 d. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.
 e. Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.
 2- Analise os itens a seguir, relativos à Psicologia do desenvolvimento. 
a. Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.
( X ) Certa ( ) Errada 
b. A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.
 ( ) Certa (X) Errada
3- A Doutrina da Proteção Integral, presente no artigo 227 da República Federativa do Brasil, nos fala de uma integralidade da proteção de crianças e adolescentes e sua peculiar condição de sujeitos em desenvolvimento. Dito de outra maneira se faz necessário a garantia do desenvolvimento BIOPSICOSSOCIAL de crianças e adolescentes, já que o cuidado assume um valor jurídico. A partir destes pressupostos, leia o seguinte caso concreto e responda o que se pede:
Luiz e Raquel são casados. Luiz era caminhoneiro, autônomo e num acidente ficou tetraplégico. Raquel precisou manter a sua casa, já que a pensão recebida em função do acidente do marido não consegue manter os muitos tratamentos de Luiz e nem as necessidades da família. Na época do acidente de seu marido, ambos tinham um bebê de ao lado da cama de Luiz que emite sons ao sinal de algum perigo que Pedro possa ser vítima. E assim, levaram suas vidas numa teia peculiar de laços afetivos. Atualmente, Pedro tem dois anos e ainda não engatinha, apresentando um sério transtorno psicomotor em função de não ser estimulado a caminhar fora do “cercadinho”. Este atraso psicomotor foi notificado ao Conselho Tutelar que solicitou que a mãe estimulasse Pedro a caminhar. A partirdo caso concreto em tela, faça uma análise que leve em conta o cuidado como valor jurídico, as funções do Conselho Tutelar e a Doutrina da Proteção Integral.
 R: Os princípios incorporados pela Doutrina da Proteção Integral, bem como do rol de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui-se que os direitos fundamentais refletem a proteção integral preconizada, representando um avanço. Porém, o desafio que atinge a todos, sociedade, famílias e Estado, é o de transformar os direitos fundamentais em prática no atual momento histórico da infância e adolescência no Brasil, e não somente representar uma conquista formal. No sentido de concretizar os direitos e contribuir para a efetivação da cidadania, torna-se indispensável a implantação de políticas públicas, programas, atividades, ações do cotidiano que atendam crianças e adolescentes nas demandas próprias do seu desenvolvimento, atingindo de igual forma as suas famílias. É necessário um comprometimento efetivo com a criança e adolescente, para que seja fortalecida a nova ordem recomendada pela Doutrina da Proteção Integral, com vistas à promoção da sua dignidade humana e o pleno exercício da sociedade.
Erick Daniel Torres Guerra

Outros materiais