Buscar

Aula 09 Historia Media Oriental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Aula 9-Os “Franj” estão chegando
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
Conteúdo Programático desta aula
Análise de como os muçulmanos perceberam o movimento Cruzadista
Principais relações entre o movimento Cruzadista e a Reconquista...;
Consequências das Cruzadas.
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
As Cruzadas vistas sob a ótica do Islão:
- X e XI - auge cultural do mundo Islâmico. Centros de difusão de saberes em várias áreas como: medicina, astronomia e cartografia. 
- Politica - fragmentação política iniciada com a Dinastia Abássida. Um dos mais famosos centros de resistência estava na organização do Egito. Um califado xiita, conhecido como Fatímida.
- Conversões - Um dos mais famosos grupos convertidos foi o dos turcos. Originários das estepes russas, estabeleceram os primeiros contatos com os muçulmanos no fim do século X. Depois de uma série de batalhas, se converteram e se tornaram guardiões do Sultão de Bagdá. 
- Os turcos vencem os bizantinos criando o Sultanato Rum (romana). 
 
		
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
As Cruzadas vistas sob a ótica do Islão:
- O poder dos turcos provocou o temor de bizantinos e dos Fatímidas.
- Nesse momento aparece Alexis I, o monarca bizantino, e a Primeira Cruzada tem início.
		
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
As Cruzadas vistas sob a ótica do Islão
- Para os muçulmanos foi apenas uma atitude de disputa territorial, sem conotação religiosa. Alguns historiadores afirmam que, nas vitórias em Jerusalém ao longo da Primeira Cruzada, havia o apoio dos Fatímidas.
- A "invasão Franj"só é vista sob o princípio do comprometimento islâmico, a Jihad, no início do século XI, quando bizantinos abandonaram o apoio às ações militares e os Fatímidas tornaram-se alvo.
- Nuredin, senhor de Damasco, foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do discurso de união, o discurso da Jihad passa a ser difundido. Seu atabeg (governador), Saladino,acaba por sucedê-lo e obtém seguidas vitórias, inclusive a retomada de Jerusalém. 
		
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
 A Reconquista:
- Reconquista: movimento de recuperação das terras cristãs, “perdidas” para os muçulmanos no território da Península Ibérica. Ao chamá-las de Cruzada Ocidental ocorre um certo anacronismo.(Elas teriam se iniciado no século VIII e as Cruzadas, no século XI).
- No século VII, os muçulmanos ocupam a região favorecidos pela instabilidade política gerada pela morte do rei visigodo, Vizida. Adotam uma política de tolerância com a população local. 
- Sobrevive o reino cristão das Astúrias.
- No século VIII, Aldebarão, último remanescente da dinastia Omíada, fugindo da perseguição Abássida que se instalara no Oriente, vai para a região da Península Ibérica e se coloca como governante. Surge o Califado de Córdova. No século XI, dissidências internas levam à criação de vários reinos o que faz com que os cristãos retomem as batalhas.
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
 A Reconquista:
- No ano de 1146, o Papa Eugênio III conclama a Segunda Cruzada, usando como ponto de pregação, duas frentes de luta contra os muçulmanos, o Oriente e a Península Ibérica. 	
- Surgem outros reinos cristãos: Leão e Navarra. A Reconquista teve seu capítulo final no século XV, mais precisamente em 1492 quando os cristãos expulsaram os muçulmanos de Granada, seu último reduto. 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
 A Reconquista:
- 
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
*
 A Reconquista:
- 
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando