Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE ATVD.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE CEUMA 
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CONTABILIDADE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
MAYARA DUTRA RODRIGUES MENDES
AS MUDANÇAS DAS EXTRUTURAS CONTÁBEIS 
SÃO LUIS
2017
MAYARA DUTRA RODRIGUES MENDES
AS MUDANÇAS DAS EXTRUTURAS CONTÁBEIS 
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade CEUMA para a obtenção de nota parcial referente à 1° atividade da disciplina Teoria da Contabilidade.
Orientador: Sergio Roberto Pinto
SÃO LUIS
2017
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, com a finalidade de registrar fatos e produzir informações necessárias para o controle e planejamento do patrimônio das entidades/empresas Pessoa Jurídica (PJ) ou das pessoas Pessoa Física (PF). De acordo com o avanço tecnológico com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutações, não apenas legais mas sim prática e muito mais ágeis com o objetivo de organizar e deixa de forma mais dinâmica a organização das empresas tornando todo processo mais rápido, mostrando a verdadeira cituação de cada empresa. hoje com a internet cada vez mais consolidada dentro das organizações, praticamente todas as obrigações de uma entidade podem ser cumpridas através de programas de processamento de dados, auxiliando seus gestores na elaboração de planos estratégicos e no processo decisório. 
	Irei demonstrar algumas alterações legais sobre o balanço patrimonial:
	Com a alteração da Lei 11.638/07, o Ativo Não Circulante é subdividido em Realizável a Longo Prazo,Investimento, Imobilizado, e Intangível.
	Investimento são aplicações de recursos que tem como objetivos gerar resultados positivos para entidade, como exemplo, participação permanente em outras empresas.
	Imobilizado são os bens e direitos que tenham por objeto bens corpóreos(tangíveis) que são utilizados para o funcionamento da atividade da companhia ou da empresa.
	A depreciação dos bens são determinadas pela empresa pelo tempo de vida útil de cada bem.
	Os Bens Incorpóreos que eram classificados como Imobilizado em Intangível, agora tem um subgrupo de Ativo Intangível, estão classificados dentro do Ativo não Circulante, são os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade.
Passivo - São apresentadas no passivo as obrigações da companhia, subdividindo-se em Passivo Circulante e Exigível a Longo Prazo. De acordo com a lei 11.638/07.
	Todas as obrigações não classificadas no Passivo Circulante devem ser classificadas no Passivo não Circulante, isto é, obrigações cuja liquidação não se espera que ocorra dentro do ciclo operacional da empresa, serão classificadas no Passivo não Circulante antes classificado como Exigível a Longo Prazo. Dentre as classificações do Passivo, a mais significativa diferença entre a lei 6.404/76 e a lei 11.638/07 está na utilização do subgrupo de resultados de exercícios futuros onde o seu objetivo é abrigar receitas já recebidas que efetivamente devem ser reconhecidos nos anos futuros. Com a Lei 11.941 este subgrupo foi revogado.
	Patrimônio Líquido - O último grupo que compõem o Balanço Patrimonial, o Patrimônio Líquido teve alteração onde deverá, segundo o § 2º do art. 178 da Lei Consolidado das Sociedades por Ações 6.404/76, ser estruturado de acordo com os seguintes sub-grupos: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
 	Abaixo veremos as principais mudanças ocorridas no patrimonial líquido:
	Ajuste de Avaliação Patrimonial - Antes da alteração existia o subgrupo Reservas de Reavaliação agora será classificado como Ajuste de Avaliação Patrimonial - que representam acréscimos derivados da diferença entre o valor contábil e o valor de mercado.
Lucros Acumulados - não são mais classificados como lucros acumulados, os Lucros devem ser contabilizados em reservas de lucro, se a reserva de Lucros ultrapassarem o valor do Capital Social precisa ser distribuída. Assim a conta Lucro Acumulado fica extinta e fica somente a conta de Prejuízo Acumulado.
	Com essas novas implantações da lei em questão, a contabilidade ficará mais clara facilitando assim o trabalho, tanto dos contabilistas, quanto da fiscalização, buscando garantir uma maior satisfação para as empresas e pessoas, trazendo boas informações e reduzindo as incertezas melhorando a analise de “risco x retorno” e podem reduzir substancialmente o custo de capital e a redução da assimetria informacional colabora para fortalecer os mercados de capitais. Com tudo além de garantirmos uma harmonização com as normas internacionais de contabilidade, podemos dizer que demos um passo de extrema importância para que haja uma interação nas companias brasileiras de contabilidade com a internacional, porém ainda não conseguimos igualar o nosso padrão contabil com o internacional.
REFERÊNCIAS 
MEDEIROS, Fabiano de Albuquerque. Principais alterações trazidas pela Lei 11.638/07. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 5, no 258. Disponível em: <http://www.boletimjuridico.com.br/ doutrina/texto.asp?id=1919>. Acesso em: 21 ago. 2017. 
OLIVEIRA, Leandro. Demonstrações contábeis: importância, quem usa e para que usar. Capital Social Contabilidade Social e Gestão. Disponível em: https://capitalsocial.cnt.br/demonstracoes-contabeis-importancia-quem-usa-e-para-que-usar/ .Acesso em: 21 ago. 2017. 
BARBOSA, Santos. A contabilidade como ferramenta de gestão. Conteúdo Jurídico. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-contabilidade-como-ferramenta-de-gestao,31850.html. Acesso em: 21 ago. 2017. 
Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 1 – nº 1 – 2010. Principais Alterações na Estrutura das Demonstrações Contábeis a Lei nº 11.638/07. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/ricardo_eliane.pdf. Acesso em: 21 ago. 2017. 
LAURUCIA, Mauro. Adotar novo padrão contábil só traz benefícios. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/wordpress/?p=186. Acesso em: 21 ago. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando