Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL 2 BIMESTRE

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
sUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................5
3.CONCLUSÃO ..........................................................................................................6 REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 7
�
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido com base no conteúdo do eixo temático, envolvendo todas as disciplinas do 1º semestre do Curso de tecnologia em segurança publica e o estudo de caso Festa de comemoração do Aniversario do Município acaba em confusão e morte em Nova Paris. 
Onde os temas abordados serão:
Fundamentos de Investigação e Criminalística;
Analise e Gerenciamento de Riscos;
Prevenção e Combate a sinistro;
Direito e Legislação.
2. Desenvolvimento
 No que se refere aos Fundamentos de Investigação e Criminalística em razão do falecimento do prefeito foi realizado o laudo de necropsia que constou os seguintes: Que o projetil que vitimou o prefeito não foi oriundo da arma de fogo do guarda municipal, pois mesmo ele estando próximo do prefeito e ter realizado alguns disparos e o legista relatar que não verificou na vitima zonas de chamuscamentos, esfumaçamento e tatuagens. E observando o artigo publicado em 09/2014 por Jessica Belber Cavalcanti que tem como tema: Balistica Forense e Lesoes por Projeteis no site jus.com.br, onde fala da distancia de tiro aproximado( próximo) e suas características e diante dessas informações chego a conclusão que o disparo que vitimou o prefeito não foi da arma do guarda municipal. Pois para quem efetua disparo aproximado apresenta as seguintes características na vitima como: orifício regular, menor que o projetil; presença de orlas e zonas, especialmente tatuagem e esfumaçamento; e os tamanhos das zonas permite avaliar a distancia do disparo. E com relação a entrada e saída do projetil e as informações repassadas pelo legista e comparando com o artigo de Jessica Belber Cavalcanti, cheguei a conclusão que o orifício de entrada foi pela região peitoral lateral esquerda e o de saída pela região infra escapular lateral direita. Cheguei essa conclusão, pois no artigo existe uma tabela onde é citada diferenças entre orifício de entrada e de saída da seguinte forma:
	ENTRADA
	SAIDA
	REGULAR
	DILACERADO
	INVAGINADO
	EVERTIDO
	PROPORCIONAL AO PROJETIL
	DESPRPOPORCIONAL AO PROJETIL
	COM ORLAS E ZONAS
	SEM ORLAS E ZONAS
E diante dessas informações e comparando com o laudo da necropsia se confirmou a minha resposta em relação ao orifício de entrada e de saída que vitimou o prefeito.
No que tange Análise e Gerenciamento de Risco. O presente relatório tem como finalidade apresentar um plano de risco para o Aniversario de 80 anos de Emancipação Politica da Cidade de Nova Paris. Cidade essa localizada ao Norte do Paraná e que conta atualmente com 6.519 habitantes, sendo 5.697 na zona urbana e 822 na zona rural. Hoje ela possui um dos prefeitos mais jovens da historia do município. E como é período festivo para o município, o governo municipal contratou uma dupla sertaneja conhecida nacionalmente. Diante de tais informações colhidas se faz necessário que seja feito um plano para que ocorra tudo na normalidade. E para colocar em pratica usaremos o Diagrama de Ishikawa. 
E fazendo uma comparação, observa-se que ocorreram muitas falhas por parte de quem estava a frente do evento. Pois nota-se que houve superlotação, pessoas entraram armadas, profissionais de segurança altamente despreparado, ,autoridades misturadas com pessoas do povo, faltam de meios de energia (geradores), apenas uma saída de emergência e precariedade do prédio. Esses fatores foram primordiais no resultado da tragédia onde teve como vitima o Prefeito.
Em relação à Prevenção e Combate a Sinistro. Analisando o ocorrido percebe-se que o incêndio se deu em virtude de um curto circuito devido inúmeros refletores terem sidos estalados a “toque de caixa”, ou seja as pressas e deixando fios a mostra. Diante disto ocorreu uma sobre carga. E como o curto foi bem entrada do ginásio, onde se encontrava enfeitada com tecidos finos logo o fogo se propagou causando grande alvoroço nos convidados. Porem, alguns convidados teve o discernimento de usar os extintores pra tentar conter o incêndio, logrando êxito, pois estes eram do tipo ABC, pois eles extinguir incêndios gasosos, líquidos, sólidos e elétricos. 
Observando o local do evento não houve uma tragédia maior em relação ao incêndio em virtude do prédio ser bem antigo e sua construção não conter muitos matérias de combustão rápida, assim dando oportunidade de se conter com mais rapidez as chamas.
Considerando os aspectos relativos ao Direito e Legislação e com base no caso narrado. Quanto a Responsabilidade Civil, existe claramente por parte dos organizadores do evento, pois estes sabiam da precariedade do local do evento. Porem mesmo assim deram continuidade e superlotaram um local onde a capacidade era pra 1.500 expectadores. Foram imprudentes, e devido a essa conduta e após o curto circuito que gerou um principio de incêndio e causando pânico nas pessoas que na busca de sair do local houve empurra-empurra e inúmeras pessoas saíram machucadas. Diante de tal fato, todos os expectadores lesionados tem o direito de serem reparados materialmente. E já em relação de consumo, os organizadores não tem responsabilidade de indenizar os expectadores em relação a gastos com passagens de viagens, pois o evento era gratuito e não houve nenhuma relação de consumo com os organizadores.
 
�
3. CONCLUSÃO 
Com o auxílio do conhecimento obtido no decorrer do semestre e com e auxilio da tutora, foi possível a resolução das questões propostas pela orientação do trabalho interdisciplinar, contemplando todas as matérias e exigindo o conhecimento para resolver as questões. 
	
�
4. REFERÊNCIAS
JUS.COM. BR. Balística Forense e Lesões por Projeteis. Disponível em: Artigos. Acesso em: 03 out 2017
ANHANGUERA EDUCACIONAL 
Curso de Tecnologia em Segurança Pública
FRANCISCO THIAGO DE QUEIROZ
Produção textual interdisciplinar 
�FORTALEZA
2017
17
2017
2017
FRANCISCO THIAGO DE QUEIROZ
Produção textual interdisciplinar
Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Projeto Integrado I, Fundamentos de Investigação e Criminalística, Análise e Gerenciamento de Riscos, Prevenção e Combate a Sinistro, Direito e Legislação, Suporte à Vida e Primeiros Socorros, do curso de Tecnologia em Segurança Pública-Anhanguera
Professores: João H. Almeida Scaff; Claudiane Ribeiro Balan; Juliana Alberton Frias; Bruno P. Montenegro; Cristiane Mota Leite; Indiara Beltrame
FORTALEZA
2017

Continue navegando