Buscar

Aula 3

Prévia do material em texto

Aula 3: Identidade entre produto, renda e despesa: uma análise mais ampliada
Para se gerar um produto é necessário produzir renda:
Os fatores de produção são utilizados pelas empresas para produzirem os bens e serviços, o que significa que a produção da economia, ou melhor dizendo, que o PIB do país é igual a renda. Esta se destina aos gastos, à poupança e ao pagamento de tributos, sendo que em função desta renda, o produto é absorvido para consumo, investimento, gastos do governo e em exportações menos importações, havendo uma equivalência ao dispêndio e ao PIB, destacando uma interdependência e igualdade entre o PIB, a renda e o dispêndio do país.
Vimos que o aparelho produtivo de um determinado país gera um fluxo circulatório que relaciona a produção, a (geração) de renda, o (dispêndio em) consumo e a acumulação, possibilitando visualizar a interação básica feita entre as empresas e as famílias (ou unidades familiares);
Por essa interação, chega-se ao que chamamos por produto interno bruto (PIB).
Pela contabilidade nacional, a mensuração do PIB é feita, então, segundo a ótica (ou fluxo) da produção, com o objetivo fundamental de computar, a preços de mercado, o valor em (R$) dos bens e serviços finais produzidos e ofertados no âmbito do sistema econômico em um determinado período de tempo. Como as empresas são formadas pelos setores primário, secundário e terciário, e mediante o que já foi estudado por nós na aula 2, discorre-se que o produto, por essa ótica da produção, acaba sendo avaliado em função dos resultados dos valores agregados ou adicionados das atividades geradas pelos setores produtivos da economia.
No que se refere à ótica da renda, o PIB pode ser também avaliado por esse fluxo. Conforme já estudado por nós, a (geração) da renda acaba sendo o resultado do total das remunerações em reais (R$) pagas pelo uso dos fatores de produção aos seus proprietários. Em função das vendas dos produtos criados pelos setores econômicos, formam-se receitas que acabam sendo distribuídas entre os vários componentes da renda, consistindo, nesse sentido, na remuneração de todos os fatores utilizados pelas empresas.
Por outro lado, além da renda, o produto é também estimado pelo fluxo do dispêndio (ou da despesa) nacional que representa o gasto total dos agentes econômicos com o produto do país, ou seja, por esse dispêndio são revelados os setores que compram os produtos ofertados na forma do PIB.
egundo a figura 3, a seguir, que se refere à relação das trocas dos agentes econômicos, é interessante notar que, para um país de economia aberta como o Brasil que mantém relações econômicas com outros países, o seu dispêndio acaba acontecendo tanto em relação ao PIB, quanto em relação às mercadorias ofertadas de outros países por meio das importações. 
Nesse sentido, o Brasil importa produtos produzidos no exterior para serem oferecidos internamente, formando a oferta agregada da economia.
Assim, de acordo com a equação apresentada abaixo do dispêndio (ou da despesa) global (DIB), podemos ver que o produto do país é despendido (ou absorvido) interna e externamente.
A diferença entre as exportações e as importações (X – M) denomina-se, então, dispêndio externo líquido. Essa diferença acaba mostrando a proporção da despesa externa líquida em relação ao PIB.
Em suma, dada essa última equação, compreende-se que, para se gerar um produto, ocorre a necessidade do país pagar remunerações (na forma de renda) aos proprietários dos fatores de produção, pois tais fatores são utilizados pelas empresas para produzirem os bens e serviços, o que significa que a produção da economia, ou melhor dizendo, que o PIB do país é igual à renda. 
Esta se destina ao consumo, à poupança e ao pagamento de tributos, sendo que, em função dessa renda, o produto é absorvido para consumo, investimento, gastos do governo e em exportações menos importações, havendo uma equivalência ao PIB. Conclui-se, por essa explicação, que há uma interdependência e igualdade entre o PIB, a renda e o dispêndio do país. Melhor dizendo:
Produto = Renda = Dispêndio

Continue navegando

Outros materiais