Buscar

História da Educação no Brasil

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		 
	
		
	
	
	
	CEL0242_EX_A4_201304119343_V3
	
	 
	 
	
	
		
	
		 
	HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
4a aula
		Atualizar Página
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0242_EX_A4_201304119343_V3 
	Matrícula: 201304119343
	Aluno(a): ANDRESSA GATTI LOUREIRO 
	Data: 14/11/2017 16:16:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201304368106)
	Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba (1 de 1) 
	
	(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado: 
		
	
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil. 
	
	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico. 
	
	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304835454)
	Fórum de Dúvidas (7 de 11)       Saiba (1) 
	
	Em 1807, ao som dos canhões e das baionetas dos soldados franceses, a Família Real e a Corte Portuguesa deixaram Lisboa. Embarcados em vários navios, levaram consigo alguns mantimentos, livros e toda a riqueza que puderam carregar. Após uma longa travessia do Atlântico e uma viagem conturbada, D. João chega ao Brasil em janeiro de 1808. A razão da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi: 
		
	
	o Tratado de Methuen,
	
	o Tratado do Alto Douro.
	
	o Bloqueio Continental;
	
	o Tratado de Madri;
	
	o Tratado de Santo Ildefonso,
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304148998)
	Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba (1 de 1) 
	
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
		
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304837388)
	Fórum de Dúvidas (11)       Saiba (1 de 1) 
	
	De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
		
	
	a necessidade crescente de abastecimento da população das cidades mineiras, ao longo do período de auge da economia mineradora;
	
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
	a carência brasileira de produtos industrializados, em decorrência da estagnação da produção nacional durante os anos da guerra contra o Paraguai;
	
	o comércio que piratas ingleses realizavam com os índios, ao longo do litoral brasileiro, nas décadas que se seguiram à descoberta do Brasil;
	
	o estreitamento das relações entre Inglaterra e Brasil, depois de este romper com a Coroa portuguesa, em virtude do impasse político criado pela Revolução do Porto. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304789764)
	Fórum de Dúvidas (7 de 11)       Saiba (1) 
	
	O período joanino destacou-se:
		
	
	pela expulsão dos jesuítas e início da reforma na educação por Marquês de Pombal.
	
	pela estatização do ensino.
	
	pela implantação das aulas régias definidas pelo estado português.
	
	pela criação e expansão do ensino superior no Brasil.
	
	pela valorização de um ensino emancipatório.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304835429)
	Fórum de Dúvidas (7 de 11)       Saiba (1) 
	
	Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental, que proibia os países do continente europeu de comercializarem com a : 
		
	
	Holanda
	
	França
	
	Inglaterra
	
	Espanha
	
	Itália
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304148795)
	Fórum de Dúvidas (7 de 11)       Saiba (1) 
	
	Considerando a chegada da família real no Brasil e sua instalação na cidade do Rio de Janeiro, considerando as ações executadas na área de educação realizadas antes e durante sua estadia, podemos afirmar que Dom João VI:
		
	
	Uniu índios, negros e brancos na educação formal.
	
	Manteve uma educação excludentede índios e negros.
	
	Manteve uma educação para indígenas e negros na educação formal à época.
	
	Incluiu apenas índios, excluindo os negros da educação formal à época.
	
	Incluiu apenas negros, excluindo os índios da educação formal à época.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304835446)
	Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba (1 de 1) 
	
	Portugal e Espanha, dois tradicionais aliados comerciais da Inglaterra, se recusam a aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão. Identifique o fato que mostra o resultado dessa desobediência: 
		
	
	A corte portuguesa transfere-se para as colônias na Índia e de lá passa a governar .
	
	A Inglaterra pune Portugal e Espanha com o embargo de suas mercadorias. 
	
	A Alemanha intervém como mediadora do conflito tornando se a grande potência mundial
	
	A Espanha torna-se a principal rival da França devido a sua brutal reação ao embargo.
	
	A França invade a Península Ibérica depondo as monarquias absolutistas que ali governavam.
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando