Buscar

Fabio Ramos aula dia 11 03 Plano de Ensino (1)

Prévia do material em texto

� �
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
RECURSOS HUMANOS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
PROGAMA DE AULA
	Título do módulo: Gestão por Competências
	Datas das aulas: 11 e 25/03 e 08/04/2017.
	Carga horária: 30 horas aula
	Professor: Fábio Ramos
	Titulação do docente: Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
 
1) EMENTA: 
Trata da relação entre desempenho organizacional e conhecimento, abordando a geração e a manutenção da competitividade, por meio do alinhamento das políticas e das práticas de gestão de pessoas às orientações estratégicas da organização. 
2) OBJETIVO:
Avaliar as competências e estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações. Propor ao aluno a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas. Analisar os pressupostos, os processos e as características da gestão por competências, enquanto alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados nas organizações. 
3) CONTEÚDO:
1 – As transformações socioculturais das organizações 
2 – A Competência na Era do Conhecimento
3 – Gestão por Competência diferencial competitivo
4 – Classificação e modelos de Competência
5 – O RH na Gestão por Competências
6 – Recrutamento e Seleção por Competência
7 – T&D por Competência
8 – Gestão de Inovação: O Despertar da Competência
9 – Mapeamento das competências organizacionais
10 – Aplicação de uma Cultura de Competências
4) METODOLOGIA:
Exposição dialogada. Troca de experiências do dia-a-dia das empresas. Aulas expositivas quando tratados conceitos absolutamente teóricos. Estudos de caso. Leitura e análise de textos complementares
Apresentação de trabalhos em classe. Exercícios e Dinâmicas
5) AVALIAÇÃO: 
5.1) A atividade avaliativa será realizada em sala, nas horas finais do último dia de aula do respectivo módulo. Ela terá peso máximo correspondente a 10,0 (dez) pontos, será individual ou em grupo e contemplará a totalidade ou parte dos temas examinados durante encontros, a critério do professor. Caberá ao professor a correção dessas atividades realizadas pelos alunos e a atribuição das respectivas notas no prazo máximo de 15 (quinze) dias contados da data do encerramento do módulo.
5.2) Caso o aluno não compareça à aula em que for realizada a atividade avaliativa prevista no item anterior, ele terá o prazo improrrogável de 30 (trinta) dias para, sob pena de reprovação automática, apresentar à coordenação do curso um trabalho de pesquisa substitutivo contendo no mínimo 10 (dez) laudas impressas no anverso. O mencionado trabalho substitutivo deverá abranger todo o conteúdo programático descrito no item “3”, terá peso máximo não superior a 9,0 (nove) pontos e deverá conter a bibliografia utilizada pelo acadêmico.
5.3) A realização das atividades avaliativas previstas nos itens 5.1 e 5.2 não serve para a compensação de ausências às aulas e serão desconsideradas caso o aluno tenha excedido o limite máximo de faltas durante o curso.
6) BIBLIOGRAFIA: indicar, pelo menos, 4 básicas e 4 complementares.
Bibliografia Básica:
ALMEIDA, M. A. et al. A Gestão de Pessoas por Competências na Perspectiva de Empresas Nacionais. In: XXXIII ENANPAD - ENCONTRO DA ANPAD. São Paulo: 19- 23 set. 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
CUNHA, A. J. T. da. As provas de grupo no processo de seleção para a academia militar: A importância de estudos psicrométricos. 2008. 154 f.
FLEURY, Afonso; FLEURY, M. T. Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
Bibliografia Complementares:
LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. 2 ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2005.
_____, Rogério. Avaliação de desempenho com foco em competência: A base para remuneração por competência. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
LUCENA, Maria Diva da Salete. Avaliação de desempenho. São Paulo: Atlas, 1992.
SENGE, Peter M. O novo trabalho do líder: construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997. p. 342-375.
VILAS BOAS, Ana Alice; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão por competências. In: _______. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Cap. 12, p.183-201.

Continue navegando