Buscar

Dúvidas sobre Cálculo Numérico (respondidas)


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Dúvidas sobre Cálculo Numérico
1) Dentre os métodos que poderiam cair na prova tinha a Interpolação Quadrática. Não encontrei este método específico nem nos livros e nem na apostila, exceto pelos métodos de Lagrange e Newton. Daí, não fiz o código para ele. Existe o método ou é só uma forma de especificar os outro dois?
Sim, o método da interpolação quadrática é uma simplificação dos outros métodos.
2) Nos problemas que usei para testar os scripts (obtidos do livro de Arenales & Darezzo), ele sempre fornece uma matriz com as variáveis e e a função. Contudo, a função só é realmente usada (no exemplo do livro) para o cálculo do limitante superior para o erro. Alguns problemas das listas e da prova forneciam somente a função e um determinado limite, por exemplo:
Então, o que eu fiz nos exercícios da lista foi dividir o intervalo de integração e usar a função para criar a tabela, por exemplo:
	
	0,5
	0,6
	0,7
	0,8
	0,9
	1,0
	
	-0,1931
	0,0892
	0,3433
	0,5769
	0,7946
	1
Daí, passei a tabela como argumento do método, juntamente com a função (conforme a sintaxe do método que criei) e obtive o resultado igual ao gabarito. A dúvida é se o procedimento é esse mesmo. Pergunto isso porque na questão 5 da prova alguns colegas usaram a função polyfit para gerar uma equação polinomial e daí resolverem pelo método numérico escolhido. Eu não consigo enxergar que a solução passaria por polyfit, pois isso não foi abordado na matéria; até onde sei.
Marcello, o polyfit serve para interpolar. A interpolação serve para determinarmos um valor da função dentro de um intervalo dado, isso não tem nada haver com integrais. Integração é outro processo completamente distinto.
3) Sobre o limitante do erro superior, gostaria de saber se é o mesmo que o erro máximo admissível. Nas funções que criei no Matlab, utilizo essa nomenclatura mas não sei se qual a real relação dele com o , por exemplo.
Sim o limitante de erro superior é o erro máximo.
4) Na questão 3 da P2 tinha o limitante e eu não sabia exatamente como determinar o número de intervalos pelo erro. Então eu testei diversos intervalos e verifiquei e escolhi o erro que estava dentro do solicitado. O curioso é que, normalmente, quanto maior o intervalo, menor o erro – de acordo com o livro para vários métodos (não sei se todos) – mas nessa questão o erro foi maior para um intervalo maior. Então, optei pelo intervalo que gerou o erro dentro do solicitado. Isso é normal? Como testei todos os scripts pelo livro e obtive os mesmo valores que os gabaritos, creio que não seja um erro de programação. O que poderia ser?
Tudo depende do método escolhido para resolver a integral, pois a cada método uma fórmula de erro. Portanto só quando eu for corrigir a sua prova para poder explicar o que de fato aconteceu.
5) O script da Quadratura Gaussiana foi o mais complicado de fazer, apesar do método ser bastante simples. Pelo que entendi do método, temos que usar uma tabela de acordo com a forma de quadratura escolhida. Entendi que usamos a forma Gauss-Legendre e como não consegui entender como se chega aos valores dos coeficientes e raizes, decidi parar de perder tempo e incluir a tabela fornecida na apostila para pontos de 1 a 9. Não é um grande problema, apesar da repetição de valores (negativos e positivos). Mas fiquei muito curioso sobre como calcular tais valores, caso eu necessitasse de uma quantidade maior de pontos. Tem como indicar um texto pouco confuso? É que tudo que li a respeito não deixa muito claro o passo-a-passo.
Para obter os coeficientes de acordo com o n é preciso montar um sistema de equações lineares equivalente a ordem do n. Por exemplo se n=4 terás um sistema 4x4. Eu demonstrei em aula o 2x2.
6) Na apostila tem duas equações para o cálculo do erro, mas elas fornecem resultados completamente diferentes dependendo dos valores envolvidos. Qual delas está correta? Depende do método. Devem ter mais fórmulas inclusive. Elas mudam também entre a fórmula simples e a composta. Existem outras equações com problema na apostila? As que tinham erro de digitação foram corrigidas durante a aula, Na maioria das vezes eu utilizei as equações do livro, que estavam de acordo com a apostila. Acho que esse foi o único caso em que apareceram duas equações.
7) No livro de Arenales & Darezzo, no exemplo 5.10 (página 225), ele utiliza um para cada intervalo de integração da integral dupla. Para o intervalo [0.1, 1] ele usa 0,3 e para o intervalo [0.1, 0.5] ele usa 0,1. Contudo, creio que vi um exercício que o usado para ambos os intervalos, que eram diferentes, foi o mesmo. A escolha do intervalo fica por conta de quem está resolvendo o problema, ou devemos usar alguma regra? As duas coisas, se eu defino um erro é preciso calcular o h de acordo com esse erro, caso contrário a pessoa escolhe de acordo com a sua experiência. No caso de uma questão de prova, como deveríamos proceder caso não fosse informado o h? Se não é fornecido o h é informado um erro máximo a ser cometido e o h decorre deste. Mais uma coisa: no livro e nem na apostila não há referência sobre o erro de integração. Por que? Porque chamamos de erro local de truncamento.
8) Minha última pergunta tem a ver com a P1. Na questão 3 minha resposta estava “meio certa”, de acordo com a correção. Não estou questionando a correção nem pedindo revisão da nota (estou satisfeito com ela), somente gostaria de entender em que errei na justificativa.
Houve o desconto de 0,5 do total de 2,5 pois você não explorou adequadamente o que aconteceu com a escolha do x0 sugerida no enunciado da questão.