Buscar

Atividade parasitose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Camila Emiliano Gil
Matrícula: 15111020156
Parasitoses e Meio ambiente
Atividade – Análise crítica de vídeo 
Eu moro em um pequeno bairro no interior de Campos dos Goytacazes que se chama Espírito Santinho, localizado no 13°distrito, possui cerca de 5.430 habitantes e uma área de 5.000 Km2 . Como uma típica cidade do interior, possui ainda casas e fazendas com estruturas do século XIX e o calçamento da cidade ainda é por pedras de paralelepípedos, embelezando o local. 
Mesmo sendo uma cidade pequena, nós contamos com o serviço de tratamento de água, que é feito pela Água dos Paraíbas, onde a mesma realiza a captação da água do rio para que os processos de limpeza sejam feitos e assim a água possa ser liberada para o abastecimento das casas com uma ótima qualidade. Infelizmente, nós ainda não temos uma estação de tratamento de esgoto, mas em breve a nossa cidade será contemplada com esse recurso, pois o município já possui, em sua conta, o dinheiro suficiente para que retornem as obras que estão paradas a mais de vinte anos, porém nunca protocolam um pedido de licitação para que alguma empresa retorne as obras, assim quem acaba sendo prejudicando com isso é a própria população. Como a cidade não tem um local adequado para que possam ser despejados os resíduos domésticos, os mesmos acabam saindo das tubulações das residências e escorrem para os Córregos locais, por consequência, os riachos acaba tornando-se eutrofizado, assoreado, fétido e típico reservatório de doenças que podem contagiar os moradores.
 O não tratamento de esgoto pode causar diversas doenças como esquistossomose, febre amarela, febre paratifoide, amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, disenterias, elefantíase, malária, poliomielite, teníase, febre tifoide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos e leptospirose.
 É importante ressaltar que para que ocorra a redução dessas doenças, a população deve ter acesso às mínimas condições de saneamento. Apesar de o município não possuir uma estação de tratamento de esgoto, a doença mais comum, que em períodos do ano possui números elevados de contágio, é a dengue, as demais possuem poucas ocorrências. Portanto, o município não é deficiente na infraestrutura para controlar e prevenir essas doenças, porém pode melhorar ainda mais quando for implantado a estação de tratamento de esgoto, fazendo com que os resíduos sejam coletados e tratados no lugar ideal e não jogados em um importante córrego que passa pela cidade. 
O município já possui uma estação de tratamento de água, a coleta dos lixos são realizadas pelos caminhões da prefeitura, as ruas são limpas pelos garis e as escolas fornecem aos alunos a educação ambiental, promovendo hábitos saudáveis de higiene, por meio de palestras, atividades ou aulas. Dessa forma, ao implantar-se a estação de tratamento de esgoto, o número de pessoas contaminadas pela falta de saneamento básico cairá rapidamente e a cidade se tornará um exemplo de saúde pública. 
Córrego próximo a ponte principal.
Esgoto a céu aberto, recebendo resíduos orgânicos das tubulações de residências que estão a sua margem.
Referências bibliográficas: 
http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-saneamento-basico.htm
http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/saneamento-basico/doencas-causadas-por-falta-de-saneamento-basico/
http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/conheca-as-doencas-causadas-pelo-nao-tratamento-do-esgoto
http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/aguas-paraiba/

Outros materiais

Outros materiais