Buscar

FICHAMENTO Criatividade e Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
GLEIZIANE MARTINS DE QUEIROZ
Trabalho da disciplina Criatividade e Inovação,
 Tutor: Prof. João Luiz Carvalho Rocha de Oliveira
CABO FRIO
2017
Estudo de Caso: Criatividade e Inovação Organizacional
Título: NETFLIX - Estudo de Caso
Subtítulo: As estratégias para a inovação do novo mercado VOD online
REFERÊNCIA: Harvard Business School, 610-P02, April 27,2009, Willy Shih, Stephen Kaufman e David Spinola.
Os autores do caso harvard relatam a história da NETFLIX,  desde sua fundação, por Reed Hastings em 1997, quando oferecia entrega em domicilio de DVDs através do correio, até o ano de 2007 quando entrou para o mercado de vídeo on-line. Relata como a empresa nesses de história passou por várias fases de desafios, concorrência acirrada e trouxe a muitas criações, inovações, e adaptações para chegar e permanecer à frente do mercado de locação de vídeos.
O ano da fundação da Netflix em 1997, o mercado de home vídeo era uma atividade dividida e preenchida em uma boa parte por pequenas locadoras de varejo, ligadas diretamente ao cliente final. Os clientes alugavam filmes principalmente m fitas VHS, no varejo, por determinado tempo, geralmente dois dias ou até uma semana, e pagavam um preço que variava entre 3 e 4 dólares por cada filme alugado. Na época, a maior empresa líder do mercado de locação era a locadora Blockbuster, onde o sucesso desta empresa era totalmente baseado na percepção de que a locação de filmes era em grande parte decisões tomada por impulso, o cliente entrava na loja, via um filme que foi bem comentada e alugava. Para esse perfil de clientes que decidiam em cima da hora que aquela seria uma "noite de cinema", a capacidade de obter rapidamente o lançamento mais recente constituía uma prioridade. Estatísticas apontavam que os novos lançamentos representavam mais de 70% dos totais de locações. E foi neste cenário em 1998 que a Netflix inovou a primeira vez. Ela concentrou todos os esforços em público voltados à nova tecnologia, aparelhos de DVD. Aconteceu quando Reed Hastings encontrou uma cópia de DVD com aluguel vencido, e acabou pagando $ 40 doláres por esse esquecimento. 
 Aí veio a idéia de Hastings em oferecer um novo serviço de home movie dando ao assinante a possibilidade de alugar até três filmes através do site da Netflix com a taxa de $ 17,99. Bem no início de 2001, a Netflix já trabalhava com um único centro de distribuição, localizado na Califórnia. Apesar de ao longo de alguns anos melhorias nesse centro tivessem sido feitas, a maioria do país ainda não tinham a entrega dos filmes alugados feita no dia seguinte. Prazo de entrega prolongado era uma das principais barreiras para a Netflix naquele momento, já que as locadoras em bairros das cidades eram rápidas e práticas e atrair e reter clientes nestas regiões seriam muito difícil se o prazo de entrega não fosse ao menos razoável. Hastings percebeu que essa variação no serviço postal era longa de mais em suas entregas ao atravessar o país, e obviamente isso significava um enorme prazo para a entrega perto de uma semana. Logo a Netflix investiu em mais centros de distribuição em todo o país, e o reflexo veio em um boom de número de assinantes, que foi uma resposta na melhoria do prazo de entrega. A empresa se comprometeu a atingir 500.000 assinantes para seus investidores no seu prospecto de 2002 e alcançou mais de 700.000 na época no final de 2002. A gigante concorrente Blockbuster, que em seu auge contava com mais de 9 mil lojas espalhadas por diversos países, sofreu muitos prejuízos devido ao avanço da pirataria, e a popularidade do VOD e DVD. Em 2003 nos EUA foi uma queda de mais de 50% de faturamento. 
Estas mudanças em preço, prazo e estrutura da Netflix, proporcionou a empresa alcançar uma grande rentabilidade, pela primeira vez, no trimestre terminado em junho de 2003. E já em 2007, mais de 90% dos assinantes já podiam de beneficiar do prazo de entrega de um dia, o que permitiu a Netflix competir com mais sucesso com as locadoras de varejo de vídeo por novos clientes, atraídos por todas as três características visadas de conveniência, valor, e seleção.
A Netflix inova mais uma vez quando resolve mudar seu modelo de aluguel para aluguel “sem multa”. Esse seria seu grande diferencial. Entretanto nem tudo funcionou como havia sido planejado, e problemas começaram a surgir. O custo por cada cliente inadimplente era altíssimo. 
Mais uma vez Hastings não desanimou. Assim o tempo passou, o mundo mudou muitas tecnologias novas surgiram. O mercado cheio de tendências e a Netflix soube acompanhar essas tendências. Foi quando ela criou seu primeiro sistema de assinaturas. Era assim: o cliente pagava um valor fixo mensalmente e tinha direito a pegar a uma quantidade x de títulos, com os quais poderia ficar até o final do mês. Isso começou a deixar os concorrentes de orelha em pé. Mal sabiam eles que o pior ainda estava por vir.
É extremamente importante ressaltar ainda a aposta que a companhia tem feito na originalidade e criatividade. Ao importa quanto seu modelo de empresa e inovação seja bom, mais cedo ou mais tarde vai gerar concorrentes tão bons quanto. Continuar inovando num negócio desse tipo que envolve alta tecnologia e acesso a informação é o grande desafio. E a empresa Reed Hastings, a Netflix tem conseguido. 
1

Outros materiais