Buscar

Poder judiciário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Poder judiciário
A CF permite que os TJ,TRF e os TRT instalem justiça itinerante , visando a realização de audiências e demais funções jurisdicionais,nos limites territoriais da respectiva jurisdição, e autoriza que, para esse fim, sejam utilizados equipamentos públicos e comunitários.
O STJ é o guardião da legislação infraconstitucional, ou seja ,é o órgão competente para uniformizar a legislação federal. Sendo competente para: 
Julgar , em recurso especial, as causas decididas, em única ou ultima instancia pelos TRF ou pelos TJ 
julgar valido ato de governo local contestado em face de lei federal
As causas em que a Uniao for autora serão aforadas na seção judiciária onde tiver domicilio a outra parte .
As causas intentadas contra a Uniao poderão ser aforadas na seção judiciária em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato ou que deu origem à demanda ou onde esteja situada a coisa,ou, ainda, do DF.
Nos tribunais com mais de 25 julgadores poderá ser constituído órgão especial, com o mínimo de 11 e o Maximo de 25 membros, para o exercício das atribuições administrativas e jurisdicionais delegadas da competência do tribunal pleno, provendo-se metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo tribunal pleno.
A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do TJ.
A CF veda a promoção do juiz que, injustificadamento, retiver autos em seu poder alem do prazo legal, não podendo devolve-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.
O CNJ é presidido pelo presidente do STF e, nas suas ausências e impedimentos, será substituído pelo vice-presidente do tribunal. A nomeação dos membros do CNJ é feita pelo Presidente da Republica, depois de aprovada pela maioria absoluta do Senado.
A remoção ,disponibilidade e aposentadoria do magistrado dependem de decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou CNJ.
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária,financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
A JT é competente para processar e julgar as ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho propostas por empregado contra empregador, inclusive aquelas que ainda não possuíam sentença de mérito em 1º grau quando da promulgação da EC 45/04.
Compete ao STF o julgamento de conflitos de competência envolvendo tribunais superiores e juízes vinculados a outros tribunais. 
Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciario serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos ,ás próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito á intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse publico á informação.
Os TJ podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder publico, desde que o façam pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou membros do respectivo órgão especial .(RESERVA DE PLENARIO)
A justiça de paz não possui competência jurisdicional.
Não cabe ao CNJ controlar a atuação jurisdicional.
A competência para processar e julgar os governadores pela pratica de crimes comuns é do STJ. Já para os crimes de responsabilidade será da competência das Assembleias.
As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão publica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.
Compete ao CNJ o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciario e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
Os estados criarão a justiça de paz, remunerada, composta de cidadãos eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de 4 anos e competência para, na forma da lei, celebrar casamentos,verificar ,de oficio ou em face de impugnação apresentada ,o processo de habilitação e exercer atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional, alem de outras previstas.
Aos Juizes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
Compete ao CNJ rever de oficio ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgadas há pelo menos um ano.
De acordo com o principio da subsidiariedade, a autoridade estatal mais afastada da comunidade apensa poderá atuar quando a esfera de poder inferior não tiver condições de eficazmente desempenhar suas funções.
A vitaliciedade dos magistrados, em regra, é de 2 anos de efetivo exercício do cargo, porem existe exceção, para aqueles que ingressam pelo quinto, a aquisição da vitaliciedade se dá de imediato com a posse do cargo.
As Sumulas Vinculantes não vinculam o poder legislativo , no exercício de sua atividade legiferante.
O STF entende que, caso o magistrado federal tenha sido indicado por 3 vezes consecutivas, em lista tríplice, para promoção por merecimento, a cargo de juiz do TRF, a Presidenica da Republica é obrigada a nomea-lo, por ser a nomeação um direito subjetivo publico decorrente da garantia da magistratura.
Compete a Justica Comum Estadual processar e julgar civil acusado de pratica de crime contra instituições militares estaduais.
São irrecorríveis as decisões do TSE , salvo as que contrariem a CF e as denegatória de habeas corpus ou mandado de segurança.
O conflito de atribuições entre MP’s de Estados distintos ou entre MP e MPU devera ser remetido ao PGR para oportuna resolução do conflito.
Não há mais menção de idade dos membros do CNJ.
Nas comarcas onde não forem instituídas varas do trabalho, a jurisdição trabalhista será exercida pelos juízes de direito.
A independência judicial constitui um direito fundamental do cidadão.
Há uma vedação absoluta à filiação partidária para os magistrados e membros do MP. Caso venham a se candidatar terão de se afastar definitivamente de suas funções.
Causas que envolvam grave violação de direitos humanos podem ser transferidos para a justiça federal, mediante incidente de deslocamento de competência suscitado pelo PGR, em qualquer fase do inquérito ou processo.
Compete à justiça militar processar e julgar singularmente, as ações judiciais de crimes militares cometidos contra civils e as ações judiciais contra atos disciplinares militares.
Compete à justiça federal processar e julgar causas referentes à nacionalidade, naturalização.
Compete á Justiça estadual processar e julgar prefeito por desvio de verba transferido e incorporada ao patrimônio municipal.
Segundo o STF, crimes cometidos por indígenas, dentro da reserva indígena, com envolvimento de outros indígenas, devem ser julgados pela Justiça estadual.
Compete ao Senado federal processar e julgar os ministros do STF, os membros do Conselho nacional de justiça e do Conselho nacional do MP, o PGR e o Advogado geral da Uniao nos crimes de responsabilidade.
A lei estadual poderá criar, mediante proposta do TJ, a justiça militar estadual, constituída em 1º grau, pelos juízes de direito e pelos Conselhos de Justiça e , em 2º grau, pelo próprio TJ, ou por Tribunal de justiça militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a 20 mil integrantes.
Compete ao TJ o julgamento do prefeito, nos crimes comuns ou nos de responsabilidade, ressalvada a competência da Justica Federal e Justiça Eleitoral.
O juiz titular residira na respectiva comarca, salvo autorização do tribunal.
Os servidores receberão delegação para a pratica de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório
As custas e emolumentos são destinados exclusivamente ao custeio dos serviçoes afetos às atividades especificas da justiça.
O CNJ tem sede na capital federal, mas embora faça parte do Poder Judiciario, trata-se de órgão de natureza exclusivamente administrativa,nãopossuindo portanto, jurisdição e muito menos em todo território nacional.
As causas e os conflitos entre DF e a Uniao, os Estados e a UnIao, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da adm. Indireta, são da competência do STF.
Os TRT’s poderão funcionar descentralizadamente , constituindo camaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso á justiça em todas as fases do processo.
É da competência do STF julgar ações contra o CNJ.
Compete ao STJ a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às rogatórias.
No recurso extraordinário o recorrente devera demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no cso, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusa-la pela manifestação de 2/3 dos seus membros.
Para dirimir conflitos fundiários, o TJ proporá a criação de vars especializadas, com competência exclusiva para questões agrárias.
É inconstitucional a criação, por constituição estadual, de órgão de controle administrativo do poder jurdiciario do qual participem representantes de outros poderes ou entidades.
Os tribunias elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais poderes.
O quinto constitucional é estabelecido para os TRF, TRT, TJ, TST 
Aos juízes federais compete processar e julgar os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competência da Justiça Militar.
Se o resultado de uma eleição para a presidência de um tribunal de justiça estadual for questionada judicialmente, competira à procuradoria- geral do estado a representação do TJ para defender o ato impugnado.
Há um TRE por unidade de Federação, enquanto os TRF distribuiem-se por 5 regioes.]
 A disputa sobre direitos indígenas será processada e julgada perante o Juiz Federal.
A nomeação dos ministros do STF é feita pelo Presidente da Republica após escrutínio do Senado.
O Tribunal de Contas da Uniao é órgão de auxilio do Congresso Nacional.
Compete ao STJ processar e julgar os membros do MPU que oficiem perante tribunais.
Lei complementar ,de iniciativa do STF disporá sobre o Estatuto da Magistratura.
O Tribunal de Contas da Uniao é independente, possuindo a função de auxiliar o Poder LEGISLATIVO, exercendo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária,operacional e patrimonial das entidades estatais, mediante controle externa.
Constitui etapa obrigatória do processo de vitaliciamento a participação em curso oficial ou reconhecido por escola nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados.
A promoção de juiz por antiguidade so poderá ser recusada mediante voto de 2/3 dos membros do TJ.
OS TJ possuem a prerrogativa de, fundamentada e objetivamente, devolver a lista sêxtupla encaminhada pela OAB do Brasil para preenchimento de vaga destinada á advocacia quando faltar a algum dos indicados requisito constitucional para a investidura.

Continue navegando