Buscar

Apol 2 gestão de obras públicas e contabilidade pública

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Há que se considerar um dos ativos mais valiosos da empresa, a chamada propriedade intelectual, o capital intelectual, ou a base do conhecimento. Toda empresa é formada por informações, dados, documentos, maquinário e principalmente pessoas. As pessoas são quem consegue fazer com que as informações, os dados e os documentos sejam registrados e devidamente processados de acordo com sua causa e/ou situação a que correspondem. Na verdade, o maior bem que uma organização possui é o elemento humano, pois a partir dele novas conquistas são realizadas, novas atitudes são formatadas, novos caminhos são traçados, novos avanços tecnológicos e novos princípios e aprimoramentos são observados. Pois é desse elemento a maior riqueza que administração pode conseguir: o seu conhecimento. “
MONTALVÃO, E. G. Gestão de Obras Públicas. Curitiba:  InterSaberes, 2013. 
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica, podemos afirmar que cada indivíduo tem direito de adquirir conhecimento e a forma como ele é processado e transmitido é fundamental para os resultados da instituição. A cada momento as instituições possuem o objetivo de criar vantagens competitivas. 
Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde a alternativa correta:
(           ) as novas possibilidades técnicas e o conhecimento de mercados determinam as inovações nos produtos;
(           ) operações funcionais advêm do conhecimento combinado de como as coisas funcionam e como poderiam funcionar;
(           ) a participação no mercado cresce com um conhecimento maior sobre os clientes atuais e potenciais e sobre como atendê-los melhor.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V - F
	
	B
	V – V - V
Você acertou!
A cada momento as instituições possuem o objetivo de criar vantagens competitivas, e para isso é necessário considerar que:
- as novas possibilidades técnicas e o conhecimento de mercados determinam as inovações nos produtos;
- operações funcionais advêm do conhecimento combinado de como as coisas funcionam e como poderiam funcionar;
- a participação no mercado cresce com um conhecimento maior sobre os clientes atuais e potenciais e sobre como atendê-los melhor. (Barroso; Gomes, 1999, p. 148)
Inicialmente essa é uma visão das instituições privadas, mas que está cada vez mais presente nas instituições públicas, pois se considera a importância que a gestão do conhecimento pode proporcionar.
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 71-72.
	
	C
	V – F - V
	
	D
	F – V - V
	
	E
	
Questão 2/5 - Contabilidade Pública
A alteração dos valores fixados como despesas na Lei Orçamentária Anual - LOA é feita por meio dos créditos adicionais, que, de acordo com a Lei nº. 4.320/1964, são divididos em______________
Analise as afirmativas, classificando-as em V (verdadeiro) ou F (falso), sobre os tipos de créditos orçamentários e escolha a alternativa correta com a sequência correta:
(   ) Os créditos suplementares são destinados a reforço de dotação orçamentária.
(   ) Os créditos especiais são destinados às despesas para as quais não haja dotação orçamentária        específica.
(   ) Os crédito extraordinários são autorizados por lei e destinados a despesas de caráter não urgente.
(   ) Os créditos adicionais suplementares e especiais são autorizados por lei e abertos por decreto executivo.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, V
Você acertou!
a alteração dos valores fixados como despesas na LOA é feita por meio dos créditos adicionais, que, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, dividem-se em:
Art. 41 [...]
I – suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;
II – especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;
III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública [que, pela sua característica de urgência, deverá ser aberto por decreto executivo, que dará ciência ao Poder Legislativo]. Os créditos adicionais suplementares e especiais são autorizados por lei e abertos por decreto executivo, sendo que pode ser a própria LOA a responsável por autorizar os créditos adicionais suplementares.
Referência: Assumpção, Marcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2013 (Série Gestão Pública) p.72.
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	F, V, F, V
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	
Questão 3/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
A demanda de implantação de grandes obras é cada vez maior, e existe a necessidade constante de aprimoramento dos serviços públicos devido ao crescimento, ao progresso das cidades e da população, fator relevante a ser considerado por uma administração. Um importante exemplo disso é o transtorno vivido nas grandes metrópoles com o transporte urbano, no período atual. De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, e com o texto acima, responda: quando o administrador não tem essa visão geral em sua gestão, os seus processos ficam presos a qual tipo de sistema?
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema operacional
	
	B
	Sistemas integrados de gestão
	
	C
	Sistema burocrático
Você acertou!
No poder público, o representante não trabalha sozinho; ele necessita de pessoas que o auxiliem no planejamento e na coordenação dos objetivos traçados em sua gestão. Todo administrador precisa ter uma visão global e ter bem traçado o plano de metas, bem como a elaboração de diretrizes que servirão de direcionamento para a sua gestão. A demanda de implantação de grandes obras é cada vez maior, e existe a necessidade constante de aprimoramento dos serviços públicos devido ao crescimento, ao progresso das cidades e da população, fator relevante a ser considerado por uma administração. Um importante exemplo disso é o transtorno vivido nas grandes metrópoles com o transporte urbano, no período atual. Quando o administrador não tem essa visão geral em sua gestão, os seus processos ficam presos a um sistema burocrático; aqui, a expressão pode ser entendida também como “para qualificar uma forma de proceder lenta, rotineira, que dificulta e entrava toda decisão. ” (Matias-Pereira, 2006, p. 42)
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 63.
	
	D
	Sistema hierárquico
	
	E
	
Questão 4/5 - Gestão de Obras Públicas
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Um importante exemplo da Gestão de Obras Públicas está relacionado primeiramente ao comprometimento da administração com o foco no cidadão/ cliente pode ser visto na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) de Curitiba, com a implementação da ISO 9001:2000, em que esse compromisso é constante. Dessa forma, o comprometimento da direção por meio dos padrões de qualidade se torna uma questão principal, sendo que A direção da SMOP utiliza todos os recursos e oportunidades disponíveis de comunicação para que a conscientização da organização sobre a importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos requisitos regulamentares e estatutários. “
MONTALVÃO, E. G. Gestão de Obras Públicas. Curitiba:  InterSaberes, 2013. 
De acordo com os conceitos abordados no livro base da disciplina, responda: o que significa ISO 9001: 2000?
Nota: 20.0
	
	A
	É um canal de comunicação interna que é formada por, dados, documentos, maquinário e principalmente pessoas. As pessoas são quem consegue fazer com que as informações, os dados e os documentos sejam registrados e devidamente processados de acordo com sua causa e/ou situação a que correspondem.
	
	B
	É um certificado de qualidade dos serviços e obras prestadas ao município, que cria a padronização dos processos administrativos e executivos. Estabelece formas organizadas de atendimento, de controle, de fiscalização e
de execução, e com isso confere maior agilidade e qualidade nesses procedimentos.
Você acertou!
Com essa certificação de qualidade, a SMOP consegue padronizar seus procedimentos realizados para a execução de uma determinada obra e, consequentemente, a administração tem ciência dos benefícios que são conquistados interna e externamente, pois isso ajuda na captação de recursos financeiros estaduais, federais e internacionais, além de servir para aplicar a política de abertura das redes de comunicação e aumentar parcerias e incentivos monetários para o seu crescimento. 
Referência: Montalvão, Elizamara Godoy. Gestão de Obras Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013 p. 69-70.
	
	C
	É um documento institucional que fica disponível para todos os funcionários com informações sobre as novas possibilidades, técnicas e o conhecimento de mercados que determinam as inovações nos produtos; operações funcionais advêm do conhecimento combinado de como as coisas funcionam e como poderiam funcionar; a participação no mercado cresce com um conhecimento maior sobre os clientes atuais e potenciais e sobre como atendê-los melhor.
	
	D
	É um diploma de qualidade dos serviços e obras prestadas ao governo, que cria a padronização apenas dos processos jurídicos. Estabelece formas organizadas de atendimento, de controle, de fiscalização e de execução, e com isso confere maior agilidade e qualidade nesses procedimentos.
	
	E
	É um conjunto de comprovantes da capacidade jurídica, da regularidade fiscal, da capacidade técnica e da idoneidade financeira que se exigem dos interessados para se habilitarem na licitação. Essa documentação pode ser substituída pelo certificado de registro cadastral, que é o comprovante específico dos requisitos de habilitação.
Questão 5/5 - Contabilidade Pública
Leia a afirmação abaixo e escolha a alternativa que completa corretamente a lacuna: 
“A __________ trata-se de um planejamento de curto prazo que visa estabelecer as metas e as prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual. Deve ser elaborada tendo por base o PPA".
De qual instrumento de planejamento orçamentário público o presente texto está abordando?
Nota: 20.0
	
	A
	Contribuição salarial
	
	B
	Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
	
	C
	Lei Orçamentária Anual (LOA)
	
	D
	Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Você acertou!
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): Trata-se de um planejamento de curto prazo que visa estabelecer as metas e as prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual. Deve ser elaborada tendo por base o PPA.
Segundo sua ementa, a LFR “estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências”. Esta lei trata, em seu conteúdo, sobre os pressupostos para a elaboração e controle dos orçamentos públicos. Através da LRF a LDO ganhou novas atribuições, conforme o contido no art. 4º do referido diploma legal. Nessas novas atribuições, a LDO deve, além de atender aos preceitos constitucionais, tratar sobre:
	critérios para limitação de empenho, no caso de frustração da arrecadação que possa levar a desequilíbrio nas contas públicas; 
	critérios para a implantação da contabilidade de custos na administração pública; 
	condições para a realização de transferências de recursos a entidades públicas e privadas; 
	estabelecimento de metas e acompanhamento de riscos fiscais com o objetivo de prevenir situações que possam levar ao desequilíbrio das contas públicas; 
	equilíbrio entre as receitas arrecadadas e as despesas legalmente empenhadas.  
Referência: Assumpção, Marcio José. Contabilidade Pública aplicada ao setor público. Curitiba: InterSaberes, 1ª edição 2013 (Série Gestão Pública) p.69.
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando