Buscar

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
	Simulado: SDE0396_SM_201402285574 V.1 
	Aluno(a): RAYANE KELLY DA SILVA LISBOA
	Matrícula: 201402285574
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 24/09/2017 23:03:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403062620)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento fetal ocorre de maneira diferente ao longo das 40 semanas gestacionais. Logo, a influência da nutrição também será distinta ao longo das fases. Sobre esse assunto, leia e responda abaixo: I. O processo de blastogênese (período de implantação) a vitamina folato e a B12 tornam-se extremamente importantes pela necessidade na formação de ácidos nucléicos, divisão e crescimento celular. II. Na fase embrionária ou organogênese (perídoo da 2ª semana ao 60º dia) caso aconteça deficiências de nutrientes, principalmente dos micronutrientes, podem acontecer anomalias congênitas. Como exemplo, a deficiência por piridoxina pode ocasionar falaha no desenvolvimento neuromotor da criança. III. Ainda na fase embrionária, a deficiência por riboflavina e vitamina A podem ocasionar em distúrbios na formação esquelética e diferenciaçõa celular, respectivamente. IV. Na última fase, conhecida como o período fetal, acontece no último trimestre gestacional e é caracterizado por rápido ganho de peso fetal. V. Na literatura são discutidos alguns fatores que interferem negativamente no resultado da gestação e desenvolvimento do feto, entre eles: baixa estatura, idade superior aos 35 anos, adolescência, ganho de peso insuficiente ou excessivo. Estão corretas:
		
	
	todas, exceto V
	
	III e V
	
	I e II
	 
	todas
	
	I e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403387250)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base nas orientações da OMS, preconizadas pelo Ministério da Saúde, assinale a opção correta acerca de aleitamento materno e alimentação complementar
		
	
	Dietas vegetarianas não fortificadas ou não suplementadas são recomendadas para crianças menores de dois anos, pois reduzem o risco a alergias e intolerâncias alimentares.
	 
	As crianças devem receber leite materno exclusivo até os seis meses de idade, ou seja, o bebê deve ingerir apenas leite materno, sem qualquer outro alimento ou bebida complementar.
	
	A partir dos seis meses de idade, todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas etc.)e a manutenção do aleitamento materno passa a ser opcional.
	
	Para que a amamentação seja bem sucedida, a mãe deve amamentar seu bebê em intervalos regulares de três horas, exceto no período noturno.
	
	Os alimentos complementares devem ser preparados especialmente para a criança, pois não se recomenda que sejam os mesmos alimentos dos demais membros da família, por questões de segurança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403385486)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1. A gravidez normal é acompanhada por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante. Essas mudanças são necessárias para regular o metabolismo materno, promover o crescimento fetal, preparar a mãe para o trabalho de parto e lactação. Sobre as mudanças fisiológicas analise as afirmativas e marque a alternativa correta (1,0 ponto) I. Há maior mobilização da gordura corporal para produção de energia para o metabolismo materno e, com isso, ocorre elevação dos níveis de lipídeos; II. O fluxo renal aumenta cerca de 50% no 1 trimestre; III. Retardamento do trânsito intestinal e, como consequência desse efeito, tem-se maior incidência de constipação intestinal e de hemorróidas; IV. Ocorre tendência a osteoporose em decorrência da alteração do centro de gravidade da gestante.
		
	
	I e II
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	 
	I, II e III
	
	I e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402567298)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto aos efeitos citados no itens A, B e C. Marque corretamente o item que contêm os hormônios responsáveis na ordem correta. A. Efeito natriurético e favorece os depósitos de gordura materna. B. Estimula a lactogênese nos alvéolos mamários e efeito contra insulínico. C. Aumento dos ductos mamários e o torna a parede uterina mais elástica.
		
	 
	Progesterona. Lactogênio placentário. Estrógeno.
	
	Progesterona. Estrógeno. Lactogênio Placentário.
	
	Estrógeno. Lactogênio Placentário. Progesterona
	
	Estrógeno. HCG. Progesterona
	
	Progesterona. Lactogênio Placentário. Cortisol.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402427082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os efeitos da progesterona e do estrogênio sobre o metabolismo de nutrientes na gravidez são respectivamente:
		
	
	Redução das proteínas séricas e redução das propriedades hidroscópicas do tecido conjuntivo
	 
	Aumento da excreção renal de sódio e aumento das propriedades hidroscópicas do tecido conjuntivo
	
	Indução da deposição materna de gordura e aumento da motilidade gástrica
	
	Diminuição da excreção renal de sódio e aumento das proteínas séricas
	
	Redução da motilidade gástrica e indução da deposição materna de gordura
		
	 NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
	Simulado: SDE0396_SM_201402285574 V.1 
	Aluno(a): RAYANE KELLY DA SILVA LISBOA
	Matrícula: 201402285574
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 24/09/2017 23:36:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403394979)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A deficiência de ferro constitui-se uma das principais carências nutricionais no grupo materno infantil. Esse micronutriente desempenha importantes funções no organismo humano e suas necessidades encontram-se aumentadas durante o período gestacional. Acerca desse tema, pode-se afirmar: I. Para pacientes gestantes a recomendação dietética é de 15mg/dia. II. A anemia constitue-se no primeiro estágio de deficiência de ferro; III. O ferro heme é obtido pela ingestão de alimentos de origem animal, é considerado de alta biodisponibilidade. IV. O Ministério da Saúde recomenda a suplementação universal a partir da 20ª. Semana de gestação, para tratar a anemia ferropriva; V. O ferro é componente da hemglobina e mioglobina, responsáveis pelo transporte de O2 no sangue e nos músculos.
		
	 
	d) Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
	
	c) Apenas as alternativas I, II e V são verdadeiras;
	
	a) Apenas as alternativas I, IV e V são verdadeiras;
	
	b) Apenas as alternativas I e IV são verdadeiras;
	 
	e) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403181604)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nos países em desenvolvimento e no Brasil é elevada a prevalência das Síndromes Hipertensivas da Gestação. O desenvolvimento desses agravos pode trazer diversas consequências sobre a saúde materna e fetal. Considerando a importância do assunto, avalie as alternativas abaixo: I ¿ Nas SHG pode ocorre a redução do fluxo sanguíneo materno levando a hipoxia tecidual e alterações multissistêmicas; II ¿ Eleva o risco de baixo peso ao nascer e prematuridade; III ¿ O ganho de peso gestacional excessivo pode estar associado ao edema; IV ¿ A suplementação de ômega-3 está associada à prevenção da Pré- Eclâmpsia; V ¿ O aumento da resistência vascular e a redução do suprimento de oxigênio pode levar a hemorragia cerebral e morte materna.
		
	 
	Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiros
	
	Apenas as alternativas I, IV e V são verdadeiras
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas I, II e V são verdadeiras
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403358923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Suponhamos que você esteja trabalhando de plantão numa Unidade Hospitalar e uma mãe lhe procura para saber quanto tempo o leite materno ordenhado pode ser guardado na geladeira, pois ela precisa se ausentar e gostaria de deixar um poucode leite materno para seu bebê que está internado. Qual deveria ser a resposta correta:
		
	
	O leite materno ordenhado pode ser mantido na geladeira por um período de 03 dias.
	 
	O leite materno ordenhado pode ser mantido na geladeira por um período de 12 horas.
	
	O leite materno ordenhado pode ser mantido na geladeira por um período de até 10 horas.
	
	O leite materno ordenhado pode ser mantido na geladeira por um período de até 24 horas.
	
	O leite materno ordenhado pode ser mantido na geladeira por um período de até 15 dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402906688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Lactogênese é o início de formação da secreção láctea, da lactação ou fase da lactação, responsável pela produção e ejeção do leite. A segunda fase da lactação do leite humano depende da participação dos seguintes hormônios:
		
	
	ESTROGÊNIO E PROGESTERONA
	 
	OCITOCINA E PROLACTINA
	
	OCITOCINA E PROGESTERONA
	
	OCITOCINA, PROLACTINA, ESTROGÊNIO E PROGESTERONA
	
	OCITOCINA E ESTROGÊNIO
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403311346)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As SHG estão entre as principais causas de morbimortalidade materna e fetal. Segundo a OMS, a prevalência mundial de mortalidade materna é de 400 por 100.000 nascidos vivos (nv). A cada ano, 99% das 529.000 mortes maternas e 98% das 5,7 milhões de mortes perinatais, ocorrem nos países em desenvolvimento. Sobre essas síndromes, podemos afirmar: I. Na SHG, o vasoespasmo e os depósitos de fibrina na microcirculação produzem dano hepático. II.Alguns autores recomendam que as gestantes de alto risco, com história de SHG, devem ser suplementadas com 3g/dia de Cálcio a partir do 2º trimestre gestacional. III. A síndrome de HELP é um quadro clínico que surge como agravamento da PE. IV. O Ministério da Saúde recomenda como tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, dieta com teor de sal < 2,4g/dia. V. Nas gestantes com SHG ocorre aumento da produção de prostaciclina. São verdadeiras as afirmativas:
		
	 
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, IV e V
	
	I, II e V
	
	I, II e III
		
	
	NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
	Simulado: SDE0396_SM_201402285574 V.1 
	Aluno(a): RAYANE KELLY DA SILVA LISBOA
	Matrícula: 201402285574
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 25/10/2017 22:43:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402567524)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, tanto a curto quanto a longo prazo. É consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos seis meses de vida. No entanto, existem casos específicos que apresentam contra indicações, umas temporárias, outras definitivas e por isso não podem amamentar. Marque a opção abaixo que contra indica a prática do aleitamento materno:
		
	
	Mamilos invertidos
	
	Mastite
	
	Ingurgitamento mamário
	
	Hipogalactia
	 
	Galactosemia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403183444)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual a idade que caracteriza o período pré-escolar ?
		
	 
	O período pré-escolar engloba a idade de 2 a 4 anos
	
	O período pré-escolar engloba a idade de 2 a 10 anos
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS ANTERIORES
	
	O período pré-escolar engloba a idade de 2 a 8 anos
	 
	O período pré-escolar engloba a idade de 2 a 6 anos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402427929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora a decisão de amamentar ou não o filho seja da própria mãe, esta por sua vez sofre influências de uma série de fatores. Portanto, a promoção do aleitamento materno deve incluir diferentes ações. Com base nesse pressuposto, são feitas as seguintes afirmativas :
I. Compete ao profissional da saúde o papel de liderança na promoção do aleitamento materno e todas as categorias devem estar envolvidas nas diversas atividades;
II. A falta de experiência anterior com a prática da amamentação, desmame precoce do filho anterior, baixa escolaridade, mãe adolescente e trabalho fora do lar, são situações consideradas de risco para não amamentar;
III. O estímulo gerado pela sucção do bebê é imprescindível para uma lactação bem-sucedida, uma vez que são os hormônios prolactina e ocitocina, os responsáveis, respectivamente, pela produção e pela apojadura do leite materno; 
 IV. Estímulos auditivos e visuais assim como sentimentos maternos de ansiedade, dor ou dúvidas, podem interferir no reflexo da descida do leite, diminuindo a produção de ocitocina.
Estão corretas as afirmações :
		
	
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	 
	Todas estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402427073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidade de desnutrição em gestantes aidéticas aumenta com a progressão de infecção pelo HIV. A fim de melhorar o sistema imunológico deve-se aumentar o consumo de vitaminas:
		
	 
	Piridoxina, ácido ascórbico, vitamina E, vitamina B12
	
	Riboflavina, vitamina D, vitamina A , Vitamina B12
	
	Vitamina E, ácido fólico, Vitamina B1 e ácido ascórbico
	
	Vitamina A, vitamina D, ácido ascórbico, piridoxina
	
	Vitamina E, ácido fólico, vitamina D, riboflavina
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402567483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A composição do leite materno é bastante completa, ele é o melhor alimento para o bebê. Em sua composição encontram-se todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento ideal do bebê durante os primeiros 6 meses de idade, sem a necessidade de complementar com nenhum outro alimento ou água. Sobre a composição nutricional do leite materno, leia as afirmativas e marque a resposta correta: 
( ) Nos primeiros dias existe uma alta concentração de proteínas específicas. 
( ) O leite materno é composto por mais de 200 componentes, incluindo enzimas; tornando-se maduro a partir da 2a semana após o nascimento da criança. 
( ) A maior parte da gordura é representada por triglicerol e o principal carboidrato é a lactose.
( ) O leite materno tem uma grande quantidade de ferro com razoável biodisponibilidade.
( ) O leite materno propicia a formação de uma flora intestinal rica em bifidobactérias e lactobacilos. 
		
	
	V,F,V,F,V
	 
	V,F,V,V,V
	
	V,V,V,V,V
	
	F,V,V,V,F
	
	V,V,V,F,V
		
	
	 NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
	Simulado: SDE0396_SM_201402285574 V.1 
	Aluno(a): RAYANE KELLY DA SILVA LISBOA
	Matrícula: 201402285574
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 07/11/2017 11:35:39 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402426245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez), assinale a alternativa :
I. A DHEG, na sua forma pura, caracteriza-se pelo aparecimento, em grávida normotensa, após a vigésima semana de gestação, da tríade sintomática : hipertensão, proteinúria e edema;
II. A OMS destaca que as síndromes hipertensivas estão entre as principais causas de morbimortalidade materna e fetal, aumentando o risco de baixo peso ao nascer, asfixia e morte fetal;
III. O tratamento das síndromes hipertensivas inclui o repouso físico e psíquico e o uso de medicamentos;
IV. A avaliação do estado nutricional pré gestacional e gestacional deve ser realizada de forma criteriosa seguindo as mesmas orientação para gestante adolescentes ou adultas.
		
	
	As alternativas I, III e IV são verdadeiras. 
	
	As alternativas I , II e IV são verdadeiras.
	
	Somente as alternativas I e IV são verdadeiras.
	
	As alternativas II, III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402427186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a Organização Mundial de Saúde, a anemia, em termos de magnitude, constituiatualmente a principal carência nutricional em escala de saúde pública do mundo. Considerando as afirmativas abaixo, com relação as  medidas de prevenção e tratamento da anemia ferropriva, assinale a opção correta :
I. A mudança e a diversificação do hábito alimentar são, sem dúvida, a estratégia mais desejável e sustentável para enfrentar a deficiência de ferro e a anemia em escala populacional;
II. A suplementação medicamentosa de ferro é indicada em crianças com Hb < 11g/dl;
III. O enriquecimento ou fortificação de alimentos com ferro e ácido fólico é realizado como medida obrigatória no Brasil;
IV- A suplementação de ferro é mais largamente usada para tratar do que para prevenir a deficiência de ferro e a anemia.
		
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I e IV estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403433200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as consequências do estado nutricional materno no estado nutricional do concepto, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O desenvolvimento do diabetes gestacional pode favorecer o ganho de peso intrauterino excessivo e o nascimento de uma criança grande para a idade gestacional.
	
	A hipertensão gestacional materna está relacionada ao nascimento de prematuros e com baixo peso ao nascer.
	
	A desnutrição materna compromete o desenvolvimento de um concepto, o que pode levar ao nascimento de uma criança pequena para a idade gestacional.
	
	A gestante adolescente, com idade ginecológica inferior a dois anos, apresenta maiores riscos para o desenvolvimento de um concepto pequeno para a idade gestacional e risco de prematuridade.
	 
	O ganho de peso excessivo na gestação contribui para a macrossomia fetal, desde que o estado nutricional prévio da mulher seja de obesidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402427702)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Conforme recomendação da OMS, as crianças amamentadas exclusivamente ao seio e aquelas com fórmulas caseiras, devem iniciar a introdução do alimentos, respectivamente :
		
	
	Aos 4 meses para qualquer um dos casos com a introdução de papa de fruta ou sucos
	
	Somente será introduzido um novo alimento quando não há ganho de peso com o consumo exclusivo de leite materno ou fórmula caseira
	 
	Aos 6 meses para qualquer um dos casos com a introdução de papa de frutas ou suco 
	
	Aos 6 meses e aos 3 meses para qualquer um dos casos com a introdução de papa de fruta e suco
	 
	Aos 6 meses e aos 4 meses respectivamente com a introdução de papas, sucos e sopa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402427172)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o processo de digestão no lactente, os glóbulos de gordura do leite sofrem a ação de uma lipase especfífica que facilita a hidrólise inicial, sendo ela a lipase:
		
	
	biliar
	
	pancreática
	
	hepática
	
	gástrica
	 
	lingual

Continue navegando