A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
sociologia juridica 2 sem

Pré-visualização | Página 1 de 1

O que é sociologia jurídica?
R- Embora a sociologia jurídica seja com frequência definida como um campo da sociologia que se dedica ao estudo do direito, as vezes é compreendida como um campo de pesquisa autônoma. Independente da definição, ela está claramente ligada à antropologia, à ciência política, ao direito, a psicologia e, obviamente à sociologia.
A que se dedica a sociologia jurídica?
R – Dedica-se a busca pela compreensão da organização e desenvolvimento de instituições, forma de controle social, estudo de legislação interação entre culturas jurídicas diferentes, construção social e debate de questões de cunho jurídico e principalmente a relação entre direito e mudanças sociais, observando a aplicabilidade, eficiência e absolencia das leis. 
Existe diferença em sociologia jurídica e sociologia do direito?
R- Embora sejam muito próximas, algum estudioso, neste caso Eliane Junqueira, distingue SOCIOLOGIA DO DIREITO como a área da sociologia destinada a compreensão dos fenômenos jurídicos enquanto parte da vida em sociedade, enquanto que SOCIOLOGIA JURIDICA, uma área do direito voltada para a compreensão da eficácia das instituições jurídicas e judiciarias.
Já outros estudiosos não fazem distinção e consideram toda pesquisa sociológica na seara do direito como sendo SOCIOLOGIA JURIDICA OU SOCIOLOGIA DO DIREITO.
Como o Direito Natural e o Direito positivo influenciam ou influenciaram no desenvolvimento da sociologia jurídica?
R – O DIREITO NATURAL é especulativo, absoluto e imutável e encontra o seu fundamento na natureza, em Deus e no Homem (de acordo com a época e com os autores), e esse não é o objetivo do estudo da sociologia jurídica uma vez que ela não é dogmática e referencia polemica em várias ocasiões e segue em via contrária à do Direito Natural.
O DIREITO POSITIVO constitui um sistema de normas que regulam o comportamento da sociedade e, a vida em sociedade só se tornou possível a partir da criação dessas normas para regulamentar o convívio, portanto, ele influencia no desenvolvimento da sociologia porque tem como papel principal provocar transformações profundas na sociedade.
De um exemplo da importância do estudo da sociologia jurídica para o Bacharelando e para o operador do Direito.
A sociologia jurídica explica o sistema jurídico através da teoria sociológica com a finalidade de ajudar o legislador e os profissionais de Direito a tomarem as melhores decisões. O Jurista pode pecar pelo pouco conhecimento sociólogo e por ter uma tendência a justificar o sistema jurídico e a sociologia jurídica tem o aspecto sociólogo e o conhecimento jurídico. 
A sociologia jurídica analisa as relações entre o direito e a sociedade em 3 momentos:-
Produção: porque se cria uma norma jurídica ou um sistema jurídico?
Aplicação: quais são as consequências do Direito na vida em sociedade?
Decadência da norma: quais são as causas sociais de “decadência” do direito que se manifesta por meio do desuso e da abolição de certas normas?

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.