Buscar

ATIVIDADE DE INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTRUMENTAIS TÉCNICOS OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL
Com base no conteúdo estudado na aula 1, assinale a alternativa que corresponde a dimensão em que os instrumentos técnicos operativos do serviço social estão inseridos.
Dimensão Técnica – Operativa 
Com base no conteúdo estudado na aula 1, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo.
Na atuação do assistente social existem diferentes tipos de instrumentais técnicos operativos. A escolha do instrumental se dará com base em seu objetivo de trabalho, assim o assistente social irá retomar as dimensões do serviço social serviço social a fim de refletir sobre qual procedimento deve ser adotado. Portanto, de acordo com as necessidades, demandas e objetivos o profissional escolhe um instrumental.
Instrumentais técnico-operativo, do serviço social
Sobre os instrumentos técnico operativo do serviço social, vimos que este conceito envolve um conjunto articulado de instrumentos e técnicas mediados pelas dimensões:
Ético- política, Teórico- metodológica e Técnico- operativo.
Para Sarmento (2016), tal situação se modifica quando o Serviço Social assume uma postura crítica marxista, que oferece o aporte teórico necessário para o instrumental do relacionamento. Desta forma, o assistente social passa a se posicionar:
Politicamente na defesa da classe trabalhadora, especificamente na mediação entre classes sociais 
O relacionamento, assim como os demais instrumentais do Serviço Social, pertence á dimensão técnico –operativo, mas não pode ser apreendido a partir de seu agir imediato.Logo, os instrumentais não podem prescindir de um aporte teórico que os fundamente, bem como que de subsídios para uma pratica profissional critica e reflexiva.
A cerca da intencionalidade na utilização dos instrumentais, como a observação e a abordagem, vai além da mera aplicação do instrumental pelo assistente social. Há compreensão dos instrumentos como integrantes da dimensão técnico operativa, que está diretamente conectado as demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológica e ético-político. Ou seja, o profissional precisa compreender que o serviço social é uma profissão histórica que possui dimensões conectadas entre si.
Diante desta leitura, é possível afirma que:
Os instrumentais,são compreendidos como integrantes da dimensão técnico-operativo, que está diretamente conectado ás demais dimensões profissionais: dimensões teórico-metodológico e ético-político 
Sobre o instrumental Entrevista, leia a frase abaixo e complete com as palavras correta.
Nesse sentido, a entrevista vai além do mero diálogo, ela envolve uma escuta qualificada pelo assistente social, mediada pelo seu referencial teórico buscando desvelar as historias dos usuários e intervir na realidade social.
 
O assistente social, por diversas vezes, utilizará a Entrevista como instrumental no seu cotidiano de trabalho. Neste sentido, algumas compreensões acerca do processo de entrevista são fundamentais, para que se compreenda a intencionalidade da ação e do fazer profissional, quando do uso deste instrumental. Sendo assim leia as sentenças abaixo
No fazer profissional, o assistente social deve saber ouvir o usuário, reconhecer as particularidades das demandas, refletir e construir conjuntamente com ele as estratégias de enfrentamento das situações vivenciadas.
Entrevista é mais do que apenas conversa ou dialogar, requer um rigoroso conhecimento teórico-metodológico, a fim de possibilitar um planejamento serio da entrevista, bem como a busca por alcançar os objetivos estabelecidos para sua realização
As regras do contrato no grupo, para Guimarães, devem ser:
Construídas de forma coletiva para dar organização e legitimidade ao grupo.
 Leia a seguinte afirmação, em relação ao trabalho com grupos
O assistente social deve desenvolver o trabalho com grupos a partir de uma perspectiva emancipa tória dos sujeitos, envolvendo reflexões, planejamento e buscar conhecer a realidade dos indivíduos.
 Leia a seguinte afirmativa, com relação ao trabalho com grupo 
Existem diversas definições de grupo apropriados de outras áreas pelo Serviço Social, como da Psicologia, Sociologia e da Educação. É de fundamental importância para o assistente social,independentemente de seu campo de trabalho, conhecer ou compreender a formação de grupos e apreender a trabalhar neles. E é a partir da historia de vida, os indivíduos expressam suas experiências, as quais indicam seu grau de interação e contribuição com o grupo.

Outros materiais