Buscar

Direito de votar na Grécia Antiga seminario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito de votar na Grécia Antiga
A sociedade ateniense era dominada pelos grandes proprietários de terras, conhecidos como eupátridas, porém, esse poder era sempre contestado pela classe menos favorecida, que pedia igualdade de direitos. 
Os pequenos comerciantes e proprietários vivam muitas vezes à beira de dívidas, e eram constantemente ameaçados de escravidão. 
Sólon, que era um juiz de Atenas, vendo toda essa pressão sofrida pelos pequenos proprietários, fez uma reforma nas leis, onde foi abolida a escravidão por dívidas e foi ampliado o direito ao voto de acordo com a riqueza de cada um. Porém, essa reforma de Sólon só beneficiava os comerciantes mais ricos, o restante da população continuou excluído das decisões da polis (cidade). 
Clistenes, um aristocrata preocupado com os problemas da classe menos favorecida, foi responsável por uma nova reforma, onde ampliou a participação e o direito de decisão política para todos os cidadãos de Atenas, ou seja, para os homens nascidos em Atenas, maior de 18 anos e livre. 
Os benefícios da democracia ateniense estavam reservados somente aos homens cidadãos; mulheres, escravos e estrangeiros estavam excluídos dessa decisão política, o que é muito diferente na atualidade onde o direito do voto ou o direito de participar do governo é estendido a todos os cidadãos, sejam homens ou mulheres.

Outros materiais

Outros materiais