Buscar

Parte Priscila

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O IED na américa latina
Na América Latina, o centro que mais recebe investimento estrangeiro direto é a América do Sul.
Todos os tipos de IED podem ser registrados na região, frutos de diferentes motivações dos investidores internacionais. O México e Caribe tendem a receber mais investimentos estrangeiros orientados para a implantação de plataformas de manufatura, já na América do sul geralmente recebe investimentos no setor de manufaturas ou de serviçõs
A origem dos investimentos feitos no México e no Caribe está, quase sempre na América do Norte; os investimentos feitos na América do Sul vêm, na maioria de empresas transnacionais europeias
As empresas translatinas
A instabilidade macroeconômica desta região, sua comum política de stop and go (períodos de crescimento e não-crescimento) e a crise das finanças públicas na região da década de 1980 impulsionaram, as empresas brasileiras de engenharia e construção civil a buscar oportunidades em projetos de infra-estrutura financiados por agências multilaterais nos países vizinhos ( a Construtora Norberto Odebrecht foi a pioneira nesta estratégia de mercado)
Aqui no Brasil, um banco oficial (o Banco do Brasil) e outro particular (o Banco Real) anteciparam-se na busca de novos mercados na América Latina. Essas podem ser consideradas as primeiras empresas transnacionais translatinas brasileiras.
Os principais setores de operação dessas empresas translatinas são as indústrias de base, de alimentos e de bebidas e o setor de serviços. Em alguns casos, o setor governamental foi ou é o principal agente inversor, a exemplo a Petrobras, no Brasil, e da YPF, na Argentina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais