A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Q&A Linguística

Pré-visualização | Página 1 de 4

A _____________, também chamada de Gramática Normativa, é a gramática que explicita as regras determinadas para uma língua qualquer.
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Gramática Prescritiva
A linguagem humana opera com elementos que representam a realidade. Por exemplo, a sequência fônica CAMISA representa a ideia de uma peça de vestuário; a forma AMIZADE representa uma determinada forma do comportamento humano.
Que nome damos a essa característica da linguagem humana? Simbolização.
Leia atentamente as sentenças a seguir.
I. O Espanhol é um exemplo de linguagem verbal, pois é um sistema que usa palavras para comunicar ideias.
II. Línguas são sistemas estruturados que utilizam a palavra para que as ideias sejam transmitidas.
III. Uma língua é um sistema que utiliza a linguagem não verbal, ou seja, que utiliza palavras para estabelecer a comunicação.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que: I e II estão corretas
Entre os estudos linguísticos pré-Saussure está o "Estudo filológico da linguagem", que consistia em: tentar compreender textos antigos, comparando-os com os do presente, através da literatura.
Leia o parágrafo a seguir.
"A noção de erro, em língua, tem a mesma origem das outras concepções de 'certo e errado que circulam em nossa sociedade. Assim, é bom lembrar logo de saída que todas as classificações sociais e culturais de certo e errado são resultantes de juízos de valor, de ideologias."(p. 61)
(Adaptado de BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.)
Qual das alternativas a seguir nos traz o ponto de vista segundo o qual a noção de erro é ideológica, conforme citada no texto acima? Linguística
"Dada nossa tradição escolar, há uma tendência em se identificar o estudo da linguagem com o estudar da gramática. A _________, no entanto, distingue-se da gramática tradicional, normativa. Ela não tem, como esta gramática, o objetivo de prescrever normas ou ditar regras de correção para o uso da linguagem. Para essa ciência, tudo o que faz parte da língua interessa e é matéria de reflexão. (p. 10)"
 (Adaptado de ORLANDI, ENi P. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 1999.)
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Linguística.
Estudo sistemático da história das línguas, através da comparação das suas formas, e as semelhanças e diferenças entre as palavras de cada uma permitiriam reconstruir o idioma primitivo do qual teriam se originado. Essa definição refere-se a qual dos estudos da Pré Linguística? Estudo comparativo das línguas
Leia as afirmativas a seguir:
 I. O estudo lógico da linguagem mesclou filosofia e linguística e buscou descobrir a relação entre pensamento e linguagem.
 II. O estudo biológico da linguagem se deu através do contato entre comunidades com línguas diferentes, no qual se teve um estudo com a comparação entre diferentes sistemas linguísticos.
III. O estudo filológico da linguagem busca compreender textos antigos, comparando-se textos do presente com textos do passado, através da literatura.
A partir de sua leitura: I e III estão corretas
O _______________ é aquele que se acontece quando há o contato entre comunidades que falam línguas diferentes e temos um estudo com a comparação entre diferentes sistemas linguísticos. Estudo da língua estrangeira
A Linguística é uma ciência por: ser empírica, ou seja, analisar os dados a partir de um corpus.
Leia as afirmativas a seguir. I.	O Português é um exemplo de linguagem verbal, pois é um sistema que usa palavras para comunicar ideias. II.	Línguas são sistemas estruturados que utilizam a palavra para que as ideias sejam transmitidas. III.	Linguagem verbal é um sistema que utiliza tanto sinais quanto palavras para comunicar ideias. A partir de sua leitura, podemos afirmar que: I e II estão corretas.
A _____________ não tem o objetivo de prescrever normas ou ditar regras de correção, pois ela é o estudo científico da língua.
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Linguística
Leia atentamente as sentenças a seguir.
I. A cor vermelha, usada por noivas de alguns países do Oriente, é um exemplo de linguagem não verbal.
II. O símbolo (: , usado na Internet, é um exemplo de linguagem verbal.
III. A palavra CASA pode ser considerada um exemplo de linguagem verbal.
A partir de sua leitura:I e III estão corretas
Em "É um sistema de comunicação que utiliza as palavras como forma de expressão das ideias" estamos definindo Linguagem verbal
"Deve-se sempre dizer 'Paguei ao vendedor' e nunca 'Paguei o vendedor' já que a primeira forma é a única correta e que pertence à Língua Portuguesa".
Essa afirma encontra apoio na ______________, já que sob esse ponto de vista doutrinário uma certa estrutura ou está correta ou está incorreta, não havendo, portanto, observação do uso. Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Gramática Prescritiva
Leia as afirmativas a seguir:
 I. Um balé clássico é exemplo de linguagem não verbal.
II. A caveira, indicando perigo, é um exemplo de linguagem verbal.
III. A cor branca, indicativa da paz para muitos países, é um exemplo de linguagem verbal.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que: Somente I está correta.
Leia as afirmações a seguir.
I. A Gramática Tradicional, quando foi criada, tinha por objetivo preservar a pureza da língua grega.
II. A Gramática Normativa é derivada da Gramática Tradicional e tem por objetivo estabelecer as regras e normas do que é considerada a forma correta em relação à escrita e à fala.
III. A Gramática Prescritiva deu origem aos estudos linguísticos atuais, uma vez que prescreve regras para o uso da língua nos mais diversos contextos de comunicação verbal.
Entre as afirmações lidas, está(ão) correta(s): I e II
Observe as sentenças a seguir.
I. Em uma placa somente com o desenho de uma mulher indicando banheiro feminino temos um exemplo de linguagem verbal.
II. Se em uma placa temos, além do desenho de um celular com uma tarja vermelha atravessada, os dizeres PROIBIDO O USO DE CELULAR temos a união de linguagem verbal e de linguagem não verbal.
III. Os símbolos usados pelos usuários da internet como, por exemplo, ): , são exemplos de linguagem verbal.
A partir de sua leitura, podemos afirmar que: Somente II está correta
Sabemos que linguagem é todo sistema de sinais convencionais que nos permite realizar atos de comunicação. Em relação ao sistema de sinais utilizados, ela pode ser de dois tipos: verbal e não verbal.
A ______________ considera que não se deve usar a≥ntevai¿,poisaformaa gente¿ ainda que seguida pelo paradigma verbal de 3ª pessoa do singular, não é prescrita.
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Gramática Normativa.
Leia o trecho a seguir.
"A _____________ é a que descreve e registra para uma determinada variedade de língua em um dado momento de sua existência [...] Essa gramática será o resultado do trabalho do linguista a partir da observação do que se diz ou se escreve na realidade e trata de explicitar o mecanismo da língua, construindo hipóteses que expliquem seu funcionamento. (p. 32)"
 (TRAVAGLIA, Luiz C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.)
Qual das alternativas a seguir preenche corretamente a lacuna? Gramática Descritiva
Define-se "linguagem" como: toda e qualquer forma de comunicação utilizada pelos animais
A noção de língua como sistema é considerado, por muitos estudiosos, o mais importante conceito saussuriano.
A partir dessa noção, é INCORRETO afirmar: Um indivíduo pode ser privado da língua e conservar a fala.
Leia as afirmativas a seguir sobre LÍNGUA conforme proposta por Saussure.
I. É um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.
II. Não existe senão