Buscar

PROVA 2 DE ECONOMIA - 08/11/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-A teoria marginalista diz que o valor dos bens e serviços produzidos depende da sua utilidade e marginalidade, ou seja, quanto maior o valor agregado tiver um produto em relação a sua concorrência, maior poderá ser seu preço. Desta maneira, os empresários, para maximizar seus lucros, devem:
( ) Vender o máximo possível.
( ) Ampliar a distinção entre a Receita Marginal e o Custo Marginal.
( X ) Maximizar a diferença entre a Receita Total e o Custo Total.
( ) Aumentar ao máximo a Receita Marginal.
2-A inflação e o desemprego também podem ser combatidos por meio do controle da moeda. O incremento da quantidade de moeda em circulação, por elevar a renda, pode estimular o consumo e, portanto, os níveis de emprego. Contudo, se a quantidade de moeda posta em circulação for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I-Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil eleva a taxa de juros. CORRETA
II- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil diminui a taxa de juros. ERRADA
III- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de baixa inflação. CORRETA
IV- Diminuindo a oferta monetária, o Banco Central do Brasil proporciona uma situação de alta inflação. ERRADA
3-A Ciência Econômica se preocupa em estudar a atividade produtiva, dando especial atenção à questão do uso mais eficiente dos recursos materiais, disponíveis de forma a evitar desperdícios desnecessários, visto que esses recursos produtivos são considerados escassos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Em economia há um entendimento de que todas as necessidades podem ser atendidas pelo campo econômico, inclusive as necessidades espirituais e afetivas. ERRADA
II- As necessidades humanas são consideradas ilimitadas em economia, pois, uma vez que certo indivíduo tem suas necessidades básicas atendidas, outras surgem em seu lugar. CORRETA
III-Para suprir as necessidades humanas, bens e serviços precisam ser produzidos. Uma primeira classificação dos fatores de produção os dividiu em terra, trabalho e capital. CORRETA
IV-A Ciência e Tecnologia não são consideradas um recurso produtivo, pois, assim como a capacidade empresarial, são recursos intangíveis. ERRADA
4- O oligopólio é uma estrutura de mercado dita intermediária entre concorrência perfeita e os monopólios. Na visão de Rossetti (2002, p. 529), ´Os oligopólios são, de longe, a estrutura de mercado dominante nas modernas economias industriais. São raras as atividades não sujeitas a algum tipo de oligopólio e são ainda mais raros os setores não oligopolizados`. Com relação à quantidade e ao tamanho das empresas dessa estrutura de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. Atlas: São Paulo, 2002.
( X ) Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número reduzido de grandes corporações.
( ) Os mercados dos oligopólios têm a característica básica de ser dominado por um número elevado de grandes corporações.
( ) Visto a diversidade de mercados que compõem as modernas economias industriais, não é possível determinar com exatidão a quantidade e nem o tamanho das empresas que atuam na estrutura do tipo oligopólio.
( ) Na estrutura do tipo oligopólio, o mercado é dominado por um número significativo de micro e pequenas organizações.
5- Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
( ) Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
( X ) Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
( ) Custo de oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.
6- O mercado pode apresentar várias estruturas que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço. Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita.
II-Monopólio.
III-Oligopólio.
( I ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada.
( II ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado.
( III ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.
7- O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quantos dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
( X ) O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
( ) Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
( ) O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
( ) O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
8- Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de ´Marginalismo`, tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de ´Teoria da Politica Econômica`, cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o princípio da Utilidade Marginal Decrescente, analise as sentenças a seguir:
 
( ) A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que ele vai ficando velho e depreciado.
( ) A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
( ) A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
( X ) A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.
9- O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços: portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Oferta Elástica.
II-Oferta de Elasticidade Unitária.
III-Oferta Inelástica.
( II ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20 % de sua oferta. Neste caso, E=1,0.
( I ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=2,0.
( III ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=0,5.
10- Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
( X ) Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
( ) Aumenta seu faturamento.
( ) Minimiza suas vendas.
( ) Minimiza seus custos.

Outros materiais