A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
QUESTIOÁRIO REVISÃO 1ª AVALIAÇÃO  Direito Empresarial III  GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 4

Profa. Michelle Gonçalves de Araújo Jorge� 7º período/ Direito Empresarial III
Aluno (a) ___________________________________________________________________
	1. Nos termos do art. 887 do Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenche os requisitos da lei. A respeito da teoria geral dos títulos de crédito, assinale a opção correta.
a) Os títulos de crédito são atos jurídicos unilaterais que contêm direito autônomo, o qual se revela mais fortemente no momento em que o título circula.
b) Tendo em vista a simplicidade que caracteriza os títulos de crédito e as regras gerais introduzidas pelo Código Civil a esse respeito, a cartularidade deixou de ser pressuposto para a eficácia legal desses títulos.
c) Entende-se por independência ou autonomia do título de crédito — termos sinônimos — que ele não guarda relação com o contrato que lhe deu origem.
d) A abstração — princípio absoluto dos títulos de crédito — é característica que serve à autonomia desses títulos e que é fundamental para a sua circulação.
e) Os princípios aplicáveis aos títulos de crédito são absolutos, assim entendidos na doutrina e na jurisprudência como forma de dar credibilidade ao título que circula.
LETRA A
2. A entrega a B determinado título de crédito com endosso-mandato. Esse evento 
a) gera a transferência da posse e da propriedade do título de crédito.
b) legitima a propriedade sem que ocorra transferência da posse do título de crédito para terceiro.
c) transfere a posse, mas não a propriedade do título de crédito.
d) descaracteriza o título de crédito.
LETRA C
3. A letra de câmbio, que não contenha expressamente a cláusula à ordem:
a) É transmissível por via de endosso, só não o sendo em caso do sacador ter inserido no título as palavras "não à ordem";
b) Não pode ser transmitida por via de endosso, sendo transmissível apenas pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos;
c) Só pode ser endossada com a aceitação expressa do sacador;
d) É transmissível por endosso, mas o endossante, via de regra, não se torna garantidor do pagamento da letra.
LETRA A
4. Considere as assertivas abaixo relativas à prescrição da ação cambial. 
I - Prescreve em um ano a ação dos endossantes uns contra os outros ou contra o sacador, a contar do dia em que o endossante pagou a letra ou em que ele próprio foi acionado. 
II - Prescreve em um ano a contar da data do protesto feito em tempo útil ou da data do vencimento, quando se tratar de letra que contenha cláusula sem despesas, a ação cambial do portador contra os endossantes e contra o sacador e seus avalistas. 
III - Prescreve em cinco anos, a contar do vencimento do título, a ação cambial contra o aceitante e seus avalistas. 
Quais são corretas?
a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III e) I, II e III
LETRA B
5. Com referência a letra de câmbio e direito cambiário, assinale a opção correta.
a) Para que a letra de câmbio produza os efeitos pretendidos, basta a identificação do sacador, do sacado e do tomador, não havendo requisito de natureza formal.
b) Entre os requisitos, estabelecidos em lei, essenciais à produção de efeitos da letra de câmbio inclui-se a obrigatória identificação do tipo de título de crédito que se pretende gerar.
c) Tratando-se de letra de câmbio, são inadmissíveis cláusula de correção monetária ou, em letra de câmbio a vista, fluência de juros entre as datas do saque e da apresentação.
d) Não é necessário que a letra de câmbio mencione o lugar do pagamento e o lugar do saque.
e) Para a emissão de letra de câmbio, que corresponde a ordem de pagamento, não é permitido que a mesma pessoa ocupe simultaneamente mais de uma situação.
LETRA B
6. Assinale a opção correta acerca das normas relativas aos títulos de crédito e ao protesto de títulos e outros documentos da dívida.
a) O protesto de um título de crédito por falta de aceite somente poderá ser efetuado após o vencimento da obrigação e do decurso do prazo legal para o aceite ou a devolução.
 b) Cabe ao devedor requerer o cancelamento do registro do protesto diretamente ao tabelionato de protesto de títulos, mediante apresentação do documento original protestado, e, na ausência do documento original, só se admite o cancelamento do registro do protesto por ordem judicial.
c) Caso um título de crédito tenha sido emitido sem a indicação do lugar da emissão e de pagamento e sem a indicação de vencimento, considera-se que o lugar da emissão e de pagamento seja o domicílio do emitente e que o pagamento do título deva ser feito à vista.
d) O avalista se obriga pelo avalizado, e sua responsabilidade subsiste ainda que nula a obrigação daquele a quem se equipara, mesmo que a nulidade decorra de vício de forma.
e) É vedado ao sacado, em qualquer caso, lançar e assinar, no verso do cheque não ao portador e ainda não endossado, visto, certificação ou outra declaração equivalente, datada e por quantia igual à indicada no título.
LETRA C
7. No que se refere ao aval, em títulos de crédito, na forma como determina o Código Civil, é correto afirmar.
O aval somente deve ser dado no verso do próprio título.
É vedado o aval parcial.
Não subsiste a responsabilidade do avalista, ainda que nula a obrigação daquele a quem se equipara.
O aval posterior ao vencimento não produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.
Pagando o título, não tem o avalista ação de regresso contra o seu avalizado e demais coobrigados anteriores.
LETRA B
8. Acerca da disciplina jurídica dos títulos de crédito, julgue os itens subsequentes.
Aceite é o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher ordem incorporada por letra de câmbio, nota promissória ou cheque
( ) certo ( X ) errado
Desde o Código Civil de 1916, é necessária, exceto no regime da separação absoluta, a outorga uxória para que o outro cônjuge preste aval em título cambial.
( ) certo ( X) errado
Segundo a doutrina dominante, são princípios gerais do direito cambiário a cartularidade, literalidade e autonomia das obrigações.
( X ) certo ( ) errado
Considere que Simone preste aval em branco em nota promissória anteriormente emitida por Tereza. Nessa hipótese, presume-se que Tereza seja a beneficiária da referida garantia.
( X ) certo ( ) errado
9. Com relação aos títulos de crédito, analise as afirmações a seguir. 
I - O título de crédito é o documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produzindo efeitos quando se coaduna com os requisitos da lei. 
II - A letra de câmbio é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo. 
III - A nota promissória é uma ordem de pagamento a prazo. 
IV - A duplicata é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo. 
V - O cheque é uma ordem de pagamento à vista.
São corretas APENAS as afirmações
a) I e II. b) III e IV c) III, IV e V.
d) I, II, III e V. e) I, II, IV e V
LETRA E
10. Sobre os princípios básicos dos títulos de crédito, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. Pelo princípio da cartularidade, trazido na expressão documento necessário ao exercício do direito, o título de crédito é representado por uma cártula, documento sem o qual não poderá o devedor ser cobrado.
II. Pelo princípio da literalidade o título tem sua existência regulada pelo teor de seu conteúdo, ou seja, em um escrito, e somente se leva em conta o que nele está estampado. 
III. A abstração importa na circulação do título sem qualquer ligação com a causa que lhe deu gênese.
IV. O título de crédito é autônomo em virtude de que o seu possuidor, pouco importando se de boa-fé ou má-fé, exercita um direito próprio, o qual não pode sofrer empecilhos frente a adredes relações reinantes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.