Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS REVISÃO



Continue navegando


Prévia do material em texto

Aula 1
	
1a Questão (Ref.: 201609104397)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de noções preconcebidas e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico.
		
	 
	Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios.
	
	Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.
	
	Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.
	
	Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.
	
	Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608968947)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	Os conhecimentos produzidos nas Ciências Sociais são fundamentais para que possamos entender o que acontece na sociedade e para que possamos ter mais condições de lidar de forma ética e responsável com as situações sociais nas quais nos envolvemos. Considerando o ambiente de trabalho, podemos dizer que esses conhecimentos podem nos ajudar a:
		
	 
	Compreender as realidades e interesses dos diversos indivíduos e grupos que interagem dentro das organizações, bem como os fatores legais, culturais, econômicos e políticos que devem ser observados para prevenir ou encaminhar situações de conflito.
	
	Ter consciência dos problemas e conflitos do campo social que, embora não devam ser levados em conta dentro da empresa, causam impactos que precisam ser administrados.
	
	Construir dentro das organizações processos de educação e comunicação que possam difundir as ideias que estejam mais de acordo com os interesses da empresa.
	
	Entender os mecanismos que regem a vida social, econômica e política e que precisam ser considerados para criação de estratégias de confronto.
	
	Entender de forma ampla e profunda quais conflitos de interesses estão em jogo no contexto profissional para que possamos nos posicionar do lado que mais nos interessa do ponto de vista pessoal.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608552344)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	 
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609104412)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609019257)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	"As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade".(Maria Lúcia Aranha Arruda. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2010, p. 158). Em relação à citação acima é correto afirmar:
		
	
	Nenhuma ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para todos os campos de pesquisa.
	 
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos próprios a este campo.
	
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para qualquer objeto pesquisado.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir da escolha de métodos que correspondem a objetos de estudos gerais.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir das sensações imediatas do ser humano, sem necessidade de uma postura crítica em relação ao que se observa.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608609121)
	 Fórum de Dúvidas (13 de 35)       Saiba  (4 de 12)
	
	Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
		
	 
	o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
	
	a prática democrática que emerge horizontalmente permitindo a estruturação duma sociedade igualitária.
	
	a posição de classe que se assenta numa posição herdada por lei ou pelo costume.
	
	um processo que defende a existência de uma suficiente homogeneidade entre os membros da sociedade existe .
	
	o processo pelo qual rejeitamos qualquer forma de aprendizado.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609027860)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 35)       Saiba  (3 de 12)
	
	Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de antropologia, ciência politica e sociologia . Há, contudo, especialistasque consideram este leque mais amplo, englobando outras áreas do conhecimento como a ciência jurídica, administração e outras. No entanto a denominação mais aceita é a que reconhece as três disciplinas como parte constitutiva desse campo cientifico. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	a) As três disciplinas são tão próximas que inexiste qualquer diferença entre elas, pois todas tratam dos fenômenos ocorridos em sociedade;
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	 
	d) As disciplinas sociologia, antropologia e ciência politica, estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que decorrem da vida em sociedade;
	
	c) A ciência política centraliza sua análise na compreensão dos aspectos microcósmicos da sociedade, tais como: religião, costumes, tradições dentre outros na tentativa de entender os significados;
	
	b) No que concerne a Sociologia esta ciência estuda o homem a partir daquilo que constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura;
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609287559)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 35)       Saiba  (2 de 12)
	
	Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.
	( 1 ) Antropologia
( 2 ) Ciência Política
( 3 ) Sociologia
	(       ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
(       ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
(       ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
(       ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
(       ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
(       ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
 
A relação correta é: 
		
	
	2, 3, 1, 3, 1, 2
	
	2, 1, 1, 2, 3, 3
	 
	2, 3, 1, 2, 1, 3
	
	2, 1, 3, 2, 3, 1
	
	3, 1, 1, 2, 3, 2
Aula 2
	1a Questão (Ref.: 201608611852)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (8)
	
	"Nas ciências naturais há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. A prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. Já os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que (...)" I. Nas Ciências Naturais a prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. II. A análise de fenômenos sociais não apresenta a mesma objetividade que o estudo das ciências naturais. III. Objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas suas relações intersubjetivas, ou seja, eventos com determinações variadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. IV. Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Está correto as afirmativas:
		
	
	Somente a IV.
	
	II e III.
	
	I, III e IV.
	
	III e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609093300)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 20)       Saiba  (2 de 8)
	
	Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, seria correto afirmar que:
		
	
	como o senso comum, a atitude científica sobre as interpretações do comportamento humano não se expressa na Sociologia.
	 
	faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
	
	para a Sociologia, seria desnecessária a preocupação com a investigação de causas e efeitos, relações entre os fatos e acontecimentos assim como com o contexto histórico dos fatos analisados.
	
	o senso comum não se caracteriza por opiniões subjetivas e generalizantes, sem fundamentação científica.
	
	diferentemente do senso comum, a Sociologia parte para generalizações, ao primeiro contato com um fenômeno social.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608605720)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 20)       Saiba  (4 de 8)
	
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área.
	 
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609232295)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 20)       Saiba  (4 de 8)
	
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608550465)
	 Fórum de Dúvidas (11 de 20)       Saiba  (4 de 8)
	
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão(Ref.: 201608605710)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 20)       Saiba  (2 de 8)
	
	A especificidade das Ciências Sociais pode ser observada quanto ao seu objeto e método de estudo e isto as diferencia das Ciências Naturais, por exemplo. Marque a opção abaixo que contempla a especificidade das Ciências Sociais:
		
	
	o distanciamento absoluto e a neutralidade científica total entre o objeto de estudo e o observador
	
	a possibilidade de controle e reprodução de fenômenos sociais em laboratório
	
	a possibilidade de reprodução em laboratório das experiências sociais históricas.
	 
	a relação dialética entre o investigador e o objeto investigado.
	
	a neutralidade científica absoluta do investigador diante do seu objeto de estudo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609038064)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 20)       Saiba  (2 de 8)
	
	Leia o texto abaixo e responda ao que se pede: ¿Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.¿ LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). Quanto ao assunto tratado acima, podemos afirma que:
		
	
	Esse tema só interessa às ciências naturais, uma vez que trata de tecnologia.
	
	Esse tema se refere ao cientificismo, presente na atualidade.
	
	Esse tema não interessa às ciências sociais, uma vez que não é um problema social.
	 
	Esse tema interessa às ciências sociais, já que trata de um dos aspectos do comportamento social na atualidade.
	
	Esse tema interessa às ciências sociais já que trata da evolução biológica humana.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608960470)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 20)       Saiba  (2 de 8)
	
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
Aula 3 
	1a Questão (Ref.: 201608605310)
	 Fórum de Dúvidas (23)       Saiba  (12)
	
	Analise o texto e a seguir assinale a Única opção correta ao que se pede: Segundo Roberto Da Matta (1993): Cada sociedade humana conhecida é um espelho onde nossa própria existência se reflete. É ainda muito mais é o conjunto de atividades e modos de agir. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência . Neste caso, a citação se aplica ao conceito de:
		
	
	Senso comum
	
	Costume
	 
	Cultura
	
	Ciência
	
	Cidadania
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608981245)
	 Fórum de Dúvidas (23)       Saiba  (12)
	
	(Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade- Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.) No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
		
	
	uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
	
	um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
	
	reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	
	argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	 
	uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608954031)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba  (3 de 12)
	
	Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
		
	
	Na antropologia de campo
	
	Na antropologia madura
	 
	No relativismo cultural
	
	Na visão centrada no sujeito
	
	No construtivismo
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609063081)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 23)       Saiba  (5 de 12)
	
	(Adaptada Concurso - IFTO ¿ 2014) O método de coleta de dados utilizado pelo pesquisador no campo antropológico, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado é chamado de:
		
	 
	Etnografia
	
	Antropologia
	
	Etnocentrismo
	
	Antropofagia
	
	Etimologia
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609195137)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba  (3 de 12)
	
	Na análise da discriminação de um povo em relação a outro que é considerado inferior por suas diferenças de hábitos, vestuário ou postura, utiliza-se o conceito antropológico denominado:
		
	
	diversidade
	
	alteridade
	
	relativismo
	 
	etnocentrismo
	
	sociedade
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608452116)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 23)       Saiba  (3 de 12)
	
	Antropologicamente podemos definir cultura como:
		
	
	Função de base eminentemente orgânica;
	 
	Manifestação tipicamente humana marcada pela multiplicidade de expressões;
	
	Aspecto homogeneizante das expressões de povos diferentes;
	
	Aspecto que aproxima humanos de sua ancestralidade biológica;
	
	Museus e outras formas de retenção de memória dos grupos dominantes.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609195132)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 23)       Saiba  (5 de 12)
	
	Um dos primeiros cientistas a adotar a metodologia antropológica na análise cultural foi Bronislaw Malinowski (1884-1942), antropólogo polonês radicado na Inglaterra. Foi ele que, a partir do trabalho de campo nas ilhas Trobriand, na Melanésia, praticou o que se tornaram os procedimentos metodológicos de pesquisa na Antropologia. Esses procedimentos metodológicos são:
		
	 
	a etnografia e a observação participante,
	
	a análise e a descrição dos fenômenos da natureza
	
	a escuta e a investigação estatística.a coleta e a verificação de dados em laboratório.
	
	a análise dos diários de viajantes e a teorização em seu gabinete.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608395534)
	 Fórum de Dúvidas (23)       Saiba  (12)
	
	
 O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um "nós coletivo" que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	 
I, III e IV
	 
	II e IV
	
	 
I e III
	
	 
II, III e IV
	
	 
I e II
Aula 4
	1a Questão (Ref.: 201608386223)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 17)       Saiba  (1 de 5)
	
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609041071)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 17)       Saiba  (3 de 5)
	
	Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
		
	
	a nota fiscal.
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	 
	o contrato social.
	
	a constituição federal.
	
	a moral e os bons costumes.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609041073)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 17)       Saiba  (3 de 5)
	
	A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para Hobbes :
		
	
	a sociedade política é uma criação natural que já existia no estado de natureza.
	
	o Estado é resultado de um pacto para que todos possam ter sua "liberdade total" garantida.
	 
	a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.
	
	quando todos renunciam a liberdade que têm sobre si mesmos inicia-se a guerra de todos contra todos.
	
	o poder absolutista é um erro e o governo deve ser democrático com a distribuição do poder entre todos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609193116)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 17)       Saiba  (1 de 5)
	
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros.
	 
	À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições.
	
	Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição.
	
	Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade.
	
	Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608388579)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 17)       Saiba  (1 de 5)
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
"(...) Correspondem naturalmente (...) não apenas a estrutura moderna do Estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalista privada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado. (...)" Extraído de COHN, G.(org); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.
No texto acima, Weber se refere:
		
	
	à ação social.
	
	ao tipo da dominação tradicional.
	 
	ao tipo da dominação legal.
	
	ao tipo da dominação carismática.
	
	à burocarcia.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado6a Questão (Ref.: 201608388679)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 17)       Saiba  (1 de 5)
	
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609193118)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 17)       Saiba  (1 de 5)
	
	Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:
		
	 
	não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento entre o subordinado e seu dominador o que não se dá com o poder.
	
	são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
	
	a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
	
	toda relação de poder implica em submissão e subserviência, esses são os pilares de qualquer relação. Não existe como se ter poder sem que se tenha os dois pontos acima citados.
	
	toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609040491)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 17)       Saiba  (3 de 5)
	
	Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
		
	 
	Jean-Jacques Rousseau
	
	Franz Boas
	
	Max Weber
	
	Augusto Comte
	
	Karl Marx
Aula 5
	1a Questão (Ref.: 201609108984)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (1)
	
	(Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta:
		
	
	O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza, e sim criou o seu próprio método investigativo
	
	O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
	
	O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.
	
	O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
	 
	O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609027840)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 13)       Saiba  (1)
	
	A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicada às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico, hoje batizada de liberalismo (COSTA, 2005, p.68). A teoria do darwinismo social:
		
	
	Acreditava que a cooperação era um princípio natural da condição humana, visto que precisamos viver em constante interação com o outro, dependendo disso nosso processo de socialização;
	 
	Serviu como base teórica para justificar o colonialismo europeu, uma vez que a competitividade era um princípio agregador capaz de assegurar a sobrevivência do mais forte e adaptado. Assim, os países europeus se lançaram em uma ¿missão civilizatória¿ com o discurso que iriam elevar algumas nações a um estado mais desenvolvido.
	
	Defendia a liberdade política apoiado nos ideais contidos nas revoluções burguesas como: igualdade, liberdade e fraternidade;
	
	Esta teoria compreendia que a ¿ação¿ era o grande fundamento de análise para o sociólogo;
	
	Partiu do princípio que as particularidades históricas das sociedades iria desenvolver análises sociais mais independentes das ciências exatas e naturais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608612557)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (1)
	
	Comte enfatiza a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única moral e única religião possível. marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana. Desta forma ele enfatiza a linha teórica:
		
	
	politeísta
	
	interacionista
	
	animista
	
	sociológica
	 
	positivista
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608624767)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (1)
	
	Augusto Comte afirmou ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências descrevem um movimento histórico. Essa lei fundamental é a Lei dos Três estados. Os três estados comtianos são:
		
	
	positivistas, metafísico e parlamentarista.
	
	positivistas, metafísico e químico.
	
	absolutista, metafísico e teológico.
	 
	teológico, metafísico e positivo.
	
	parlamentarista, positivo e metafísico.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609043796)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 13)       Saiba  (1)
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se,assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas." Fonte: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/oxala/. Segundo Comte e sua Lei dos Três Estados, à que Estado se refere o texto acima?
		
	
	Metafísico.
	 
	Teológico.
	
	Gasoso.
	
	Primitivo.
	
	Positivo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201609198288)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 13)       Saiba  (1)
	
	Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
		
	 
	O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
	
	O positivismo explicava a diversidade cultural no Brasil.
	
	O positivismo apenas é contextualizado na Europa.
	
	O positivismo apenas está no lema da bandeira.
	
	O positivismo não teve relevância na formação do pensamento sociológico.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609043788)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 13)       Saiba  (1)
	
	O Estado Teológico representa:
		
	
	Aquele em que a realidade é explicada através das vontades humanas.
	
	Aquele em que a realidade é explicada através de princípios e essências.
	 
	Aquele em que a realidade é explicada através de forças sobrenaturais.
	
	Aquele em que a realidade é explicada através dos fenômenos psicológicos.
	
	Aquele em que a realidade é explicada através dos fatos e da ciência.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608994930)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 13)       Saiba  (1 de 1)
	
	Na segunda metade do século XIX, os países europeus que haviam realizado a Segunda Revolução Industrial, notadamente a Inglaterra, expandiram suas fronteiras para outros continentes em busca de novos fornecedores de matéria-prima e novos mercados consumidores. Essa expansão imperialista se deu principalmente em direção à:
		
	
	América do Norte e Ásia
	
	Ásia e América do Sul
	 
	África e Ásia
	
	África e América do Sul
	
	América do Sul e África
Aula 6 
	A solidariedade orgânica é uma característica da sociedade industrial moderna, na qual prevalece a coesão pela:
		
	
	Autoridade
	
	Consciência coletiva
	
	Tradições
	 
	Consciência comum
	 
	Interdependência das funções
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608948616)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 24)       Saiba  (1)
	
	Embora todos tenham valores individuais, no interior de qualquer grupo ou sociedade existem formas padronizadas de conduta e pensamento. Esse conjunto de ações que definem a moral vigente é a chamada por Émile Durkheim de:
		
	
	Superestrutura ideológica
	 
	Consciência coletiva.
	
	Determinismo social.
	
	Imaginário social.
	
	Ideologia dominante.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608948604)
	 Fórum de Dúvidas (9 de 24)       Saiba  (1 de 1)
	
	De acordo com Durkheim, o crime não se observa apenas na maior parte das sociedades desta ou daquela espécie, mas em todas as sociedades de todos os tipos. Não há nenhuma onde não exista criminalidade. Esta muda de forma, os atas assim qualificados não são os mesmos em toda parte, mas sempre houve homens que se conduziram de maneira a atrair sobre si a repressão penal. A partir desta assertiva de Emile Durkheim, o crime pode ser classificado como:
		
	 
	Fato social normal.
	
	Questão social.
	
	Problema social.
	
	Fato social patológico.
	
	Anomia social.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609109010)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 24)       Saiba  (1)
	
	"A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade. Ela revelaria 'o tipo psíquico da sociedade', que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações. A consciência coletiva é, em certo sentido, a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais. É a consciência coletiva que define o que, numa sociedade, é considerado imoral, reprovável ou criminoso". O texto em referência reflete o pensamento de:
		
	
	Karl Mannheim, em Ideologia e Utopia.
	 
	Émile Durkheim, em Da Divisão do Trabalho Social.
	
	Max Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
	
	Jean-Jacques Rousseau, em o Contrato Social.
	
	Karl Marx, em a Ideologia Alemã.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609162180)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 24)       Saiba  (1)
	
	Ao elaborar o conceito de fato social, Durkheim refere-se a tudo aquilo que, para o espírito compreender, necessita sair de si mesmo ¿ por meio da observação e da experiência empírica. Por essa contribuição Durkheim pode ser tomado como sistematizador da Sociologia, imprimindo a esta um caráter científico. Para tanto, o autor conceitua fatos sociais como:
		
	
	coisas materiais, que compõem a vida social e exercem pressão física sobre os indivíduos, coagindo-os, de forma autoritária, a agirem de uma determinada forma.
	
	elementos que fazem parte da vida social e que se caracterizam como eventos comemorativos, festivos, próprios da sociedade nacional ou internacional.
	
	são elementos próprios de cada individualidade, de vez que nascem da consciência individual de cada indivíduo, independentes da realidade social.
	
	possibilidades e escolhas que cada indivíduo faz segundo seus interesses pessoais.
	 
	maneiras de fazer ou pensar, capazes de exercerem influência coercitiva sobre as consciências particulares. Envolvem tudo o que se produz na sociedade, significando aquilo que interessa e afeta de algum modo o grupo social.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201609154687)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 24)       Saiba  (1)
	
	( UENP, 2013) Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e no costume¿. Ainda exemplificando o mesmo conceito, refere-se Durkheim ao ¿sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas, os instrumentos de crédito que uso nas relações comerciais, as práticas seguidas nas profissões (...)¿. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico, 4ª ed. Trad. de Maria Isaura Pereira Queiroz, São Paulo, Editora Nacional, 1966, p. 96. Para Durkheim, quais elementos caracterizam um fato social?
		
	
	Exterioridade, generalidade e organicidade social.
	
	Liberdade, coercitividade e solidariedade.
	
	Coercitividade, dignidade humana e organicidade social.
	 
	Exterioridade, coercitividade e generalidade.
	
	Coercitivade, generalidade e interatividade social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609249294)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 24)       Saiba  (1)
	
	(Unioeste 2012) Émile Durkheim é considerado um dos fundadores das Ciências Sociais e entre as suas diversasobras se destacam "As Regras do Método Sociológico", "O Suicídio" e "Da Divisão do Trabalho Social". Sobre este último estudo, é correto afirmar que
		
	
	a solidariedade orgânica refere-se às relações sociais estabelecidas nas sociedades mais tradicionais. O nome remete ao entendimento da harmonia existentes nas comunidades de menor taxa demográfica.
	 
	a divisão do trabalho possui um importante papel social. Muito além do aumento da produtividade econômica, a divisão garante a coesão social ao possibilitar o surgimento de um tipo específico de solidariedade.
	
	indiferente dos tipos de solidariedade predominantes, o crime necessita ser punido por representar uma ofensa às liberdades e à consciência individual existente em cada ser humano.
	
	a consciência coletiva está vinculada exclusivamente às ações sociais filantrópicas estabelecidas pelos indivíduos na contemporaneidade, não tendo nenhuma relação com tradições e valores morais comuns.
	
	a solidariedade mecânica é o resultado do desenvolvimento da industrialização, que garantiu uma robotização dos comportamentos humanos.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609198284)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 24)       Saiba  (1)
	
	Durkheim define o fato social como o objeto de estudo da sociologia, de maneira que, os fatos sociais são todas as maneiras de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda que, é geral na extensão de uma sociedade dad. Desse modo, são características do fato social:
		
	
	Coercitividade e legitimidade
	 
	Coercitividade e generalidade
	
	Generalidade e legitimidade
	
	Racionalidade e legitimidade
	
	Coercitividade e racionalidade
Aula 7
	1a Questão (Ref.: 201609284286)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	Como Max Weber conceituou a ideia de ¿ação social¿?
		
	
	Uma ação social é toda ação que se configura em meio coletivo e sempre com um sentido político.
	
	A ação social de Max Weber era voltada para o socorro dos mais necessidades
	
	Uma ação social é toda ação voltada para a remediação de problemas sociais.
	 
	Uma ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor.
	
	Uma ação social é toda ação tomada de forma coordenada e com outros sujeitos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609278367)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	De acordo com Max Weber, assinale a alternativa CORRETA que aponta os 4 tipos de Ação Social:
		
	
	Ação Racional com relação a fins, Ação Popular, Ação Afetiva e Ação Social.
	 
	Ação Racional com relação a fins, Ação Racional com relação a valores, Ação Tradicional e Ação Afetiva.
	
	Ação Popular, Ação Legal, Ação Racional com relação a valores e Ação Emotiva.
	
	Ação Passional, Ação Racional com relação a fins, Ação Política e Ação Tradicional.
	
	Ação Afetiva, Ação Tradicional, Ação Social e Ação Racional com relação a fins.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608947345)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	Os tipos ideais de Weber apresentam características e formas de motivações específicas. Desta forma, sobre a ação social afetiva, é correto afirmar que:
 Assinale a alternativa correta.
		
	
	a racionalidade é que orienta a conduta no alcance de um objetivo.
	
	toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado
	
	a sua fonte motivadora são os costumes ou hábitos cristalizados;
	
	não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este estético, religioso, ético, político, etc.
	 
	a conduta é movida por sentimentos, tais como o orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, etc.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608984498)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (2)
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Compromisso da Argentina na Copa do Mundo. Nesta terça-feira, os Hermanos encaram a Nigéria, às 13h, na briga para terminarem a primeira fase na liderança do Grupo F. Com seis pontos conquistados até aqui, os argentinos precisam de apenas um empate para ficar no topo. Enquanto isso, os nigerianos podem jogar pelo placar igual para chegar às oitavas, mas aí terão que torcer por um tropeço do Irã frente a Bósnia.
Consciente, o técnico da Argentina, Alejandro Sabella, sabe que as duas primeiras apresentações de sua seleção deixaram a deseja, muito embora tenha resultado em 100% até aqui. O comandante acredita que as coisas melhorarão a cada jogo e não deixa que as críticas abatam seus jogadores. Para o confronto desta terça-feira, Sabella confirmou que manterá o esquema com quatro defensores, três homens de meio e três avançados. Assim, o volante Fernando Gago é praticamente presença certa entre os 11 iniciais.
¿É necessário melhor, mas não me preocupam as críticas. O único que me preocupa é seguir na disputa da Copa do Mundo. Ganhamos dois jogos e classificamos. É preciso olhar para essas duas coisas na análise. Não apenas o ruim. Os problemas, às vezes, tornam-se públicos. Outra não. Tenho confiança porque os jogadores dão 100% a cada treino¿.
http://www.df.superesportes.com.br/app/1,1195/2014/06/25/interna- noticia,287280/no-beira-rio-argentina-tenta-consolidar-100-de-aproveitamento-no-grupo-f-diante-da-nigeria.shtml. Extraído no dia 25/06/2014.
A partir do pensamento de Weber marque a ação que corresponde a ideia do texto acima:
		
	
	A ação afetiva.
	
	A ação psicológica.
	 
	A ação racional com relação a fins
	 
	A ação racional com relação a um valor.
	
	A ação tradicional.
 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609162188)
	 Fórum de Dúvidas (9)       Saiba  (2)
	
	Ao analisar o Mundo Moderno, Max Weber aponta para a questão da Racionalização, afirmando que a sociedade moderna tende à organização racional e à dessacralização da vida. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde ao pensamento de Max Weber?
		
	
	O real torna-se cansativo e utilitário, marcado por um vazio que os homens buscam preencher com artifícios diversos.
	
	O mundo moderno distancia-se da moral e da tradição, tornando-se mais racional e metódico.
	
	Os progressos da ciência e da técnica fazem com que os homens deixem de acreditar no sentido mágico e sagrado da vida.
	 
	A racionalização do mundo leva a um progresso moral da humanidade, tornando as pessoas mais sábias e mais sensíveis.
	
	A racionalização baseia-se no elogio da Razão absoluta, capaz de engendrar um mundo sem significado, sem liberdade, dominado por poderosas burocracias e pela ¿jaula de ferro¿ da economia capitalista.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608645714)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	De acordo com a perspectiva teórica de Max weber, o Jongo, típica dança de origem africana, muito presente em quilombos da região do Vale do Paraíba e do Sul do Estado fluminense e as técnicas de utilização do bambu pelas crianças da comunidade desde os seus primórdios, podem ser classificadas como:
		
	 
	ação racional relativa a valores
	
	ação afetiva
	
	ação racional relativa a fins
	
	ação solidária
	 
	ação tradicional
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608394962)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
		
	
	Molda seus atos com o intuito de influenciar os outros.Atua considerando a pessoa do outro.
	
	Atua motivado por crença religiosa.
	 
	Atua motivado por um hábito fisiológico.
	
	Atua por hábito, imitação ou motivado por emoção
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608390780)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 9)       Saiba  (2 de 2)
	
	A Sociologia, para Max Weber, é a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la casualmente em seu desenvolvimento e efeitos” (Weber, Max. Economia e Sociedade). Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo constrói tipos puros ou ideais de ação social. Nesta perspectiva, analise o texto abaixo e identifique o tipo de ação social presente no plano governamental em questão:
"Plano Nacional de Direito Humanos prevê adoção por casais homossexuais (UOL Notícias, 15/05/2009). O governo federal lançou nesta quinta-feira (14), em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais. "Eu e o meu companheiro temos 37 direitos que não são respeitados. Queremos direitos iguais", disse Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Para o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), essas mudanças levam tempo, mas o plano ajudaria a antecipar as decisões. "Antes, se falaria em torno de ideias, propostas. Agora é um plano governamental, e cada ministério tem que se adaptar", disse. "Há um crescente reconhecimento na sociedade, há muitos anos existem casais gays. Existe a convivência. Esse é um passo que o Brasil deu na sua construção democrática”.
Após análise do texto, marque a opção correta: 
		
	
	Ação tradicional
	 
	Ação racional em relação a valores
	
	Ação carismática
	
	Ação afetiva
	
	Ação patológica
Aula 8 
	1a Questão (Ref.: 201608952184)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 18)       Saiba  (1)
	
	Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012):
		
	
	Augusto Comte.
	
	) Max Weber.
	
	Émile Durkheim.
	 
	Karl Marx.
	
	Herbert Spencer.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608394970)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 18)       Saiba  (1)
	
	Marque a única alternativa certa. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela(s)
		
	 
	distribuição de riqueza de acordo com esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
	
	diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	
	enriquecimento decorrente de intervenções de entidades divinas e/ou sobrenaturais.
	
	apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contexto histórico, marcado pela igualdade de oportunidades
	 
	divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608963519)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (1)
	
	Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de:
		
	
	socialismo científico.
	
	individualismo metodológico.
	
	fenomenologia do espírito.
	
	racionalismo cartesiano.
	 
	materialismo histórico.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608612859)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (1)
	
	Marx, em suas contribuições, discute o modo de pensarmos as contradições da realidade asim como as diferenças sociais e suas transformações. A este aspecto teórico, em Marx chamamos:
		
	
	Síntese;
	
	Tese
	 
	Dialética;
	
	Sofisma;
	
	Hermenêutica;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609247692)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 18)       Saiba  (1)
	
	1) São pressupostos do Modo de Produção Capitalista, na análise de Karl Marx (HUNT, 2005):
I ¿ Na dinâmica do Capitalismo podem ocorrer crises cíclicas, algumas delas podem ser observadas na história recente, inclusive, porém, essas crises, não são um fenômeno inerente ao capitalismo.
II ¿ Os Economistas clássicos, além do próprio Marx, reconheciam o papel fundamental da distribuição de renda para o equilíbrio da economia e como fator determinante dos preços das mercadorias.
III ¿ As FORÇAS PRODUTIVAS, segundo Marx, são as tecnologias de produção que envolvem conhecimento técnico, ferramentas, prédios e também as  matérias primas.
Somente é CORRETO o que se afirma nas afirmativas:
 
		
	 
	II e III são verdadeiras
	
	II e III são falsas
	
	I e II são falsas
	
	I e III são verdadeiras
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608952346)
	 Fórum de Dúvidas (18)       Saiba  (1)
	
	As instituições culturais, jurídicas, e religiosas fazem parte segundo Marx da:
		
	
	práxis.
	
	mais-valia.
	 
	superestrutura.
	
	infraestrutura.
	
	consciência coletiva.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608952487)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 18)       Saiba  (1)
	
	Analise as afirmativas abaixo: I - Há uma coerção da sociedade sobre os indivíduos. II - O social se constrói segundo as ações e as motivações dos indivíduos. III - Há uma coerção da classe dominante sobre o restante da sociedade. IV - Nas sociedades capitalistas a divisão do trabalho social produz solidariedade V - Nas sociedades capitalistas a divisão social do trabalho produz relações de antagonismo, exploração e alienação. Qual delas se referem ao pensamento de Karl Marx?
		
	
	I e III.
	 
	III e V.
	
	IV e V.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609162178)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 18)       Saiba  (1)
	
	De forma oposta à teoria de Durkheim, a Sociologia marxista procura realizar uma crítica radical ao capitalismo, evidenciando seus conflitos e contradições. Acerca desta visão teórica é certo afirmar que:
		
	
	e) O marxismo mostra como a produção capitalista favorece a distribuição de lucros e riqueza
	
	d) A produção, no capitalismo, é uma forma de conscientização e desenvolvimento intelectual do trabalhador
	 
	a) O pensamento de Marx desperta o questionamento acerca da lógica do sistema capitalista
	
	c) O marxismo aponta para um compromisso com a classe burguesa, no sentido de defender seu esforço para fazer o capitalismo se desenvolver
	
	b) O pensamento de Marx defende a exploração do trabalhador, e com base em análises próprias da economia burguesa, justifica tal exploração
Aula 9
	1a Questão (Ref.: 201609050379)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 11)       Saiba  (0)
	
	Em todas as sociedades existe um conjunto de práticas regulares e que sãodenominados de "padrões culturais" relacionados ao grupo social. Em decorrência surgem as "desigualdades sociais" como processo de "diferenciação" na sociedade em que vivem. Desta forma, assinale a resposta correta - que identifica- os principais processos de DIFERENCIAÇÃO.
		
	
	Discriminação; segregação; fenótipo; preconceito.
	
	Nenhuma das questões anteriores.
	
	Discriminação; segregação; preconceito racial; fenótipo.
	 
	Segregação; preconceito, discriminação; preconceito racial.
	
	Segregação; pureza racial; preconceito racial; discriminação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608620040)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 11)       Saiba  (0)
	
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que:
		
	 
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livre concorrência.
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	
	Ela promove o fim do protecionismo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609051947)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 11)       Saiba  (0)
	
	Recentemente foi aprovada uma lei que pune com mais rigor os assassinatos de pessoas quando a motivação se dá em razão da condição feminina da vítima. Esse crime, classificado como feminicídio expressa a presença, na nossa sociedade, de um marcante:
		
	
	Preconceito de raça
	
	Preconceito de nacionalidade
	
	Preconceito de classe
	 
	Preconceito de gênero
	
	Preconceito de origem
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609158436)
	 Fórum de Dúvidas (11)       Saiba  (0)
	
	Economistas apresentam diagnostico do Brasil não como um país pobre, mas como um país com muitos pobres. (BARROS, HENRIQUES E MENDONÇA, 2001). A pobreza identificada no Brasil não pode ser explicada:
		
	 
	Pela escassez de recursos disponíveis
	
	Pelos índices diferenciados de distribuição de renda
	
	Pela desigualdade das oportunidades inclusivas
	
	Pela desigualdade das inclusões econômicas
	 
	Pela má distribuição dos recursos
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608971392)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 11)       Saiba  (0)
	
	Presente na agenda dos mais variados agentes sociais, o tema igualdade é objeto de estudo e ação prática dos agentes políticos, da mídia e da sociedade em geral. Nesse contexto, a reflexão sobre a compreensão do que seja a abrangência do conceito de igualdade passa pelos seguintes aspectos:
		
	
	B - o conceito de igualdade deriva apenas da lei, única forma de assegurar a garantia e a segurança jurídica dos indivíduos
	
	A - o conceito de igualdade deriva de concepções biológicas já que os vários grupos étnicos apresentam patamares naturais de desigualdade;
	 
	D - o conceito de igualdade não deriva apenas da lei mas de outros elementos que conferem igualdade como: igualdade de oportunidade ou de acesso, igualdade de condições e igualdade de resultados;
	
	C - o conceito de igualdade não deriva da lei mas de outros elementos que conferem igualdade como: igualdade de oportunidade ou de acesso, igualdade de condições e igualdade de resultado;
	
	E - o conceito de igualdade é irrealizável, pois os indivíduos nascem naturalmente desiguais.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201609002373)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 11)       Saiba  (0)
	
	Entre as conquistas femininas podemos destacar a ampliação dos espaços profissionais às mulheres que passaram a ocupar altos cargos dentro das organizações. No entanto, essa conquista não lhes deu igualdade salarial, mesma para aquelas que desempenham as mesmas funções de seu colega do sexo masculino. No que se refere às identidades sociais, essa desigualdade pode ser apontada como:
		
	
	exclusão social.
	
	preconceito cultural.
	
	discriminação cultural.
	
	preconceito racial.
	 
	preconceito de gênero.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609051829)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 11)       Saiba  (0)
	
	Nome que se dá ao ato de restringir a certos indivíduos oportunidades ou privilégios que estão disponíveis para outros indivíduos:
		
	 
	Discriminação
	
	Tolerância
	
	Segregação
	
	Preconceito
	
	Relativismo cultural
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609002927)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 11)       Saiba  (0)
	
	Na entrega da Oscar 2015, Patrícia Arquette se destacou ao chamar a atenção para as diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA. Frequentemente encontramos mulheres desempenhando as mesmas funções que os homens, mas recebendo salários inferiores a estes. Essa prática não se resume aos EUA e está presente em vários países do mundo. A fala de Patrícia Arquette faz menção a(o):
		
	 
	preconceito de gênero, que discrimina o sexo feminino, não pela sua competência, mas pelo fato de ser mulher.
	
	preconceito cultural, em que os países desenvolvidos excluem culturalmente as mulheres dos países em desenvolvimento.
	
	preconceito racial, que discrimina os indivíduos pela raça, colocando as mulheres negras em situação de inferioridade.
	
	discriminação, por remunerar menos a mulher exclusivamente pela possibilidade da maternidade.
	
	exclusão social, pelo fato da mulher exercer dupla jornada de trabalho, uma vez que dedica-se também ao trabalho doméstico.
Aula 10
	1a Questão (Ref.: 201608612919)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	O modelo de família tradicional, conforme a visão de Levi Strauss, pressupõe, pelo menos, uma das características listadas abaixo:
		
	
	Resulta do desejo de aproximação;
	
	Resulta de associações não legalizadas;
	
	Resulta de relações escusas.
	
	Resulta de relações homoafetivas;
	 
	É originada no casamento;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609004826)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente o texto abaixo: "(...) Expressões tais como a "cabeça do casal", "chefe provedor", "guardião moral da família" vêm adquirindo outros significados, tanto no imaginário popular como na literatura científica sobre famílias. Na prática, podemos observar um número significativo de homens assumindo as mais diversas tarefas com as crianças e com a casa. No cinema, nos parques, nos restaurantes é sempre possível encontrar homens sozinhos com seus filhos, enfrentando situações de indisciplina ou preocupados com o filho menor que não quer comer. Outros levam os filhos ao pediatra ou ao dentista sem nenhum constrangimento, enquanto suas mulheres estão no trabalho ou estudando. (...)" Fonte: Perucchi, Juliana. (2010). Nos trâmites da lei: Uma crítica à perspectiva tradicional da noção de família no âmbito da psicologia jurídica brasileira. Em relação aos novos padrões familiares do ponto de vista das Ciências Sociais podemos afirmar que:
		
	
	Mães solteiras com seus filhos não constituem uma família;
	
	O número de uniões consensuais vem diminuindo;
	
	A família é formada por um homem e uma mulher e seus parentes;
	
	As transformações ocorridas na condição femininanão afetam os modelos familiares.
	 
	O número de famílias recombinadas vêm aumentando;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609019272)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	As comunidades quilombolas são grupos, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, conforme Decreto nº 4887/03. Essas comunidades possuem direito de propriedade de suas terras consagrado desde a Constituição Federal de 1988. Um levantamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) mapeou 3.524 comunidades quilombolas no Brasil. Há outras fontes, no entanto, que estimam cerca de 5 mil comunidades. Partindo dessa perspectiva, foi criada a Agenda Social Quilombola (ASQ). O objetivo é articular as ações no âmbito do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Quilombola (PBQ). Fonte: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/povosecomunidadestradicionais/quilombolas. As comunidades quilombolas acima referidas inserem-se no contexto de criação e reconhecimento de:
		
	
	Novas identidades regionais
	 
	Novas identidades étnicas
	
	Novas identidades de gênero
	
	Novas identidades de classe
	
	Novas identidades nacionais
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609019279)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Pela primeira vez o IBGE divulgou dados sobre o casamento gay no Brasil. No ano passado, para cada mil casamentos heterossexuais, houve três uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Quase metade dos casamentos gays foram realizados em São Paulo. Muitos desses casais são formados por pessoas que já estavam juntas há muito tempo, mas só puderam oficializar a união depois que o Conselho Nacional de Justiça autorizou o casamento entre homossexuais, no ano passado. Pela primeira vez o IBGE analisou os números de casamentos gays no Brasil. No ano passado, ocorreram 3.701 uniões entre pessoas do mesmo sexo, o que representa 0,35% do total de casamentos no país. São Paulo foi o estado que registrou o maior número de uniões gays, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais. ¿É uma questão legal, justamente o que nós buscamos. É igualdade de direitos¿, diz o presidente da associação da Parada LGBT Fernando Quaresma. A maioria dessas uniões gays no país foi entre mulheres: 52%. Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/12/ibge-divulga-dados-sobre-casamento-gay-no-brasil-pela-primeira-vez.html. Acesso em 25/02/2015. Os dados acima demonstram que a união entre pessoas do mesmo sexo torna-se um fenômeno cada vez mais presente e reconhecido na sociedade brasileira. Em relação a esse tipo de união é correto afirmar que:
		
	
	Não forma uma família porque se trata de uma fenômeno antinatural e família é um conceito essencialmente biológico
	
	Não forma uma família, pois só pode ser considerada família a formada por pai, mãe e seus descendentes.
	 
	Forma uma família constituída de forma distinta e decorrente dos tempos atuais, em que novas configurações familiares se impõem. .
	
	Não forma uma família porque no Brasil ainda não foi criada uma lei que institua o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
	
	Forma uma família, porque laços consanguíneos unem os indivíduos que estabelecem essa união.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201609010762)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	Nos melhores postos da sociedade estão os brancos. Os negros estão nos piores e são, muitas vezes, ligados a crimes. Mesmo os brancos que, conscientemente, não creem que os negros sejam inferiores, constroem imagens negativas inconscientes dos negros. Não se trata de atribuir culpa a ninguém, mas esse 'olhar branco' dos que detêm os postos de decisão social ajuda a reproduzir desigualdades raciais (TRATEMBERG, Maurício. Folha de São Paulo, 13 out. 203). De acordo com o olhar das ciências sociais sobre a questão racial e étnica no Brasil, podemos concluir que:
		
	 
	a criminalização do racismo e as cotas são instrumentos de luta contra a discriminação.
	
	a desigualdade social brasileira é de classe e independe da cor de pele das pessoas.
	
	o país é um exemplo de 'democracia racial', pois não discrimina os negros.
	
	como as pessoas são iguais, a questão racial e étnica não tem relação com a política.
	
	a política de cotas é uma forma de reconhecimento da inferioridade do negro.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608624828)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Como demonstra Miriam Goldenberg em "Novas famílias nas camadas médias urbanas", o final da década de 1960 e início da década de 1970 são marcos fundamentais nas transformações dos papéis femininos e masculinos na sociedade brasileira e, consequentemente, da concepção de família em nosso país.   Segundo a perspectiva sociológica de transformações nos padrões sociais, marque a alternativa correta:
		
	
	o reconhecimento jurídico de união estável por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	 
	a união homo-afetiva, com ou sem adoção de crianças, pode ser reconhecida sociológica e juridicamente como família, conforme as novas dinâmicas morais da sociedade.
	
	o reconhecimento jurídico de adoções de crianças por casais socio-afetivos representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	o reconhecimento jurídico de direitos previdenciários (pensão por morte do INSS) ao companheiro (a) socio-afetivo (a) sobrevivente representa um retrocesso moral da sociedade, pois viola a concepção sociológica contemporânea de família
	
	não é possível reconhecer socialmente ou juridicamente a união homo-afetiva como família, pois a mesma deve ser composta por um homem e uma mulher, com ou sem filhos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609081616)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	(ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado) Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
		
	
	determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
	
	aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
	
	privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
	 
	pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
	
	propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201609002356)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	"A partir dos anos 80 novos modelos de família começam a emergir de modo mais frequente/visível. Surgem as famílias monoparentais. O vocábulo monoparental foi sugerido por Nadine Lefaucheur e sociólogas feministas que teriam utilizado o termo a fim de valorizar lares chefiados por mulheres (divorciadas, mães solteiras, viúvas) e que puderam constituir suas famílias sem sofrer tanto a pressão que a sociedade antes as imputava." (gestaoecuidado.blogspot.com/.../familia-contemporanea-e-seus-novos) Leia as