Buscar

Questionário HISTÓRIA DO BRASIL COLONIA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO BRASIL COLONIA III
Pergunta 1
1.            A história do Brasil Colonial é, também, uma história de expansão territorial e mudança de fronteiras. Talvez, o mais famoso tratado relativo às fronteiras seja o de Tordesilhas mas, em 1750, o mesmo perdia sua relevância frente às novas demandas históricas provocadas pela ocupação de territórios espanhóis pelos portugueses. A esse respeito, é correto afirmar que:
	
	a.
	O Acre foi incorporado ao Brasil devido à importância do látex.
	
	b.
	A Espanha foi derrotada em guerras europeias contra Portugal, sendo obrigada a ceder parte de seus domínios americanos.
	
	c.
	Portugal comprou os territórios a oeste de Tordesilhas.
	
	d.
	A solução encontrada, que permitia a presença de portugueses a oeste de Tordesilhas, foi baseada nas argumentações de Alexandre de Gusmão, que lançou mão do princípio do Uti Possidetis.
	
	e.
	O espanhol Alexandre de Gusmão conseguiu consolidar as fronteiras da Argentina e do Uruguai, prejudicando imensamente o Brasil.
Pergunta 2
1.            Discutindo a economia e a agricultura no Brasil, da colônia à República, é possível identificar duas predominâncias agrícolas. Mas nem sempre foi assim, havendo um período em que a agricultura apresentou características diversas, estamos aqui nos referindo:
	
	a.
	ao fato de que o primeiro produto agrícola foi o pau-brasil e que, na sequência, veio a exploração do látex.
	
	b.
	ao fato de que o café foi explorado nos anos iniciais da colonização e depois veio a exploração do algodão.
	
	c.
	ao fato de que a cana-de-açúcar surgiu entre o final da mineração e o início da industrialização no século XIX.
	
	d.
	ao fato de que, desde o início, havia grande diversificação agrícola, sendo raros os momentos de concentração em uma espécie de monocultura.
	
	e.
	existência de duas predominâncias fundamentais de monocultas, com o açúcar e depois o café, sendo que, entre fins do século XVIII – com a decadência do ouro, até princípios do século III, ocorreu uma fase de diversificação chamada de Renascimento Agrícola.
Pergunta 3
1.            Durante a segunda metade do século XVIII, entre 1755 e 1777, Portugal foi governado pelo 1º. Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Buscando modernizar Portugal, bem no espírito do Despotismo Esclarecido, acabou entrando em choque com diversos setores sociais e isso lhe custaria o governo quando a filha do rei subisse ao trono. Paralelamente a isso, na América Portuguesa, o final do século XVIII coincide com o declínio da mineração e também com o renascimento agrícola. Como ficou conhecido o conjunto de medidas tomadas pela rainha D. Maria, I e, em termos de desenvolvimento da colônia, qual foi o posicionamento da coroa?
	
	a.
	Manutenção do despotismo esclarecido e liberdade industrial.
	
	b.
	A Viradeira e o Alvará de Proibição Industrial para o Brasil.
	
	c.
	Período do revanchismo e anulação da proibição industrial.
	
	d.
	Monarquia liberal e liberalismo econômico.
	
	e.
	Monarquia liberal e promoção da industrialização.
Pergunta 4
1.            Em 1789, em Minas Gerais, foi descoberto um movimento emancipacionista, a Inconfidência Mineira, sobre a qual é correto afirmar que:
	
	a.
	nesse movimento, existia um claro ideal abolicionista, compartilhado por todos os seus membros.
	
	b.
	foi um movimento republicano que reagiu aos impostos metropolitanos com a proposta de uma república elitista.
	
	c.
	foi um movimento que visava a igualdade étnica e construir uma república.
	
	d.
	teve sucesso em sua implantação, levando mais de dez anos para que a Coroa retomasse a região.
	
	e.
	se inspirou na fase mais popular da Revolução Francesa, chegando a propor a execução em praça pública dos representantes do governo metropolitano.
Pergunta 5
1.            Leia atentamente o texto e responda ao que se pede:
“Nem residia a novidade na dimensão imediatamente política do acontecimento, já que, antes, seja em Minas Gerais, comprovadamente, ou no Rio de Janeiro, supostamente, grupos de diversa configuração social consideraram a hipótese de alteração do sistema político que regia a Colônia e foram objeto de repressão. Em ambos os casos, porém, não havia sido rompido o limite da publicidade das intenções sediciosas e, principalmente, em ambos os casos os limites sociais das articulações políticas não confrontavam a ordem social prescrita, permanecendo
longe do aventar o grande risco da irrupção no socialmente restrito cenário da política daqueles cuja condição – a grande massa da população – lhes negava por princípio esse acesso.” (JANCSÓ, 1996, p. 158). A qual revolta emancipacionista o texto remete e quais suas principais características?
	
	a.
	o movimento emancipacionista que mais claramente buscou uma subversão da ordem, em termos de igualdade étnica e civil, em sua república, foi a Conjura dos Alfaiates.
	
	b.
	no Movimento dos Alfaiates, jamais se colocou a questão da igualdade entre as pessoas.
	
	c.
	O modelo pensado de igualdade foi claramente inspirado na Independência das Treze Colônias Britânicas, que formariam os Estados Unidos em 1776.
	
	d.
	Na sedição pensada na Bahia, em 1798, a questão étnica dividia seus membros, sendo um problema que seria discutido somente depois de sua vitória.
	
	e.
	O movimento recebeu apoio a Inconfidência Mineira, dado o caráter popular dessa revolta.
Pergunta 6
1.            Levando em consideração a relevância da vida econômica no século XVIII, podemos dizer que eram, principalmente duas as correntes de pensamento que se chocavam quando se tratava das concepções de riqueza e trabalho. Assim: 
	
	a.
	para os mercantilistas, toda a riqueza de uma sociedade provinha de sua capacidade de trabalho, vale dizer, de sua possibilidade de transformação.
	
	b.
	os liberais defendiam o controle da economia pelo Estado, a fim de conseguir assegurar, para si e para os membros de seu grupo, os monopólios comerciais.
	
	c.
	para os liberais, a riqueza vinha da exploração direta dos metais e de sua acumulação nos cofres europeus.
	
	d.
	as moedas de metal foram substituídas por cédulas de papel, que dinamizaram e fizeram a economia europeia crescer solidamente. 
	
	e.
	para os liberais, o trabalho é que gerava riquezas, sendo esta concepção diferente da visão de mundo mercantil, que colocava, acima de tudo, a necessidade de acumular metais amoedáveis.
Pergunta 7
1.            No decorrer da História do Brasil Colonial ocorreram diversas revoltas e seus sentidos podem ser apontados, ainda que genericamente, como Revoltas Nativistas e Movimentos Emancipacionistas. Sua principal diferenciação reside no fato de que:
	
	a.
	As revoltas emancipacionistas geralmente exigiam a imediata e definitiva ruptura com a Coroa Portuguesa e os Movimentos nativistas eram muito mais revoltas localistas, que visavam aspectos pontuais sem pensar em rupturas. 
	
	b.
	As revoltas nativistas eram sempre republicanas e as emancipacionistas, monarquistas.
	
	c.
	A Coroa Portuguesa buscava sempre negociar com os envolvidos nas revoltas emancipacionistas, a fim de evitar rupturas mais significativas.
	
	d.
	Dentre os movimentos emancipacionistas, o que obteve maior sucesso, conseguindo implantar seu projeto republicano, foi a Inconfidência Mineira.
	
	e.
	Ambas as revoltas eram suplantadas em suas fases iniciais, não chegando a contestar o poder da Coroa de Portugal, sendo consideradas, pela historiografia, como simples ensaios malogrados que expressavam descontentamentos difusos.
Pergunta 8
1.            O avanço das ideias iluministas colocou em xeque a manutenção de várias monarquias absolutas europeias, assim, para resistir aos ataques e se adequar ao século, foi preciso:
	
	a.
	A França, berço do iluminismo, prontamente se adequou às novas realidades de críticas ao absolutismo, evitando, assim, o acúmulo de tensões sociais.b.
	A Inglaterra passou pelo despotismo esclarecido no século XVII, com o avanço pacífico de sua burguesia no sentido de melhor racionalizar o poder real.
	
	c.
	Organizar o Despotismo Esclarecido, segundo o qual algumas nações europeias adaptaram o absolutismo ao Iluminismo, buscando fortalecer suas coroas com medidas comerciais tais como a criação de companhias de comércio, tratando de modernizar a educação, burocracias e mesmo exércitos. Os principais países onde isso se desenvolveu foram Portal, Espanha, Prússia e Rússia.
	
	d.
	Apenas Pombal teve sucesso, em toda a Europa, com o mercantilismo e com o Despotismo Esclarecido, sendo que os demais vizinhos europeus já eram liberais.
	
	e.
	O modelo de Despotismo Esclarecido foi importado da Inglaterra que, já encerrara a fase de disputas entre o rei e a burguesia, com clara supremacia real, aliás, algo que acontecia desde aquela época. 
Pergunta 9
1.    O século XVIII foi um século de grandes mudanças intelectuais, sendo também denominado de séculos das luzes, pois:
	
	a.
	os avanços técnicos permitiram abandonar as tradicionais formas de iluminação no interior das casas.
	
	b.
	essa denominação veio do predomínio político e cultural do rei da França, Luís XVIII, o Rei Sol.
	
	c.
	a partir da ideia do uso da razão, acreditava-se que o homem podia explicar tudo no mundo.
	
	d.
	houve o movimento cultural originado em Paris, já anteriormente chamada de Cidade Luz.
	
	e.
	foi uma forma negativa que seus opositores encontraram para desqualificar o uso do racionalismo.
Pergunta 10
1.            O ‘ciclo’de revoltas emancipacionistas fecha quando da duríssima repressão perpetrada contra a Revolução Pernambucana de 1817. Naquela ocasião, uma vez mais a Coroa Portuguesa era contestada e reagiu de forma a garantir seus domínios na América. Sobre as principais características desse movimento, podemos considerar que:
	
	a.
	Pernambuco jamais conseguiu instalar a república planejada.
	
	b.
	Foi um movimento que se alastrou pelo então Norte da América Portuguesa, defendendo o republicanismo e buscando adesões das regiões mais próximas em sua luta contra os impostos ordenados pela Coroa portuguesa instalada no Rio de Janeiro, chegando mesmo a constituir uma república que foi derrotada.
	
	c.
	Em função das influências do haitianismo, a elite abandonou o movimento, que passou a ser visto como uma revolta de escravos e foi severamente reprimido.
	
	d.
	A República estabelecida durou vários anos, sendo que, para obter sua reincorporação à Coroa, foi necessário anistiar os envolvidos e incorporá-los às tropas de linha portuguesas.
	
	e.
	A grande novidade do movimento, que contou com grande adesão das elites econômicas, foi a proposta da abolição da escravidão, fator esse de considerável agregação de diversos setores sociais no Brasil Colonial.

Continue navegando