Buscar

PROVA OBJ BANCO DE DADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Navathe et. al. (2011, p. 563) r essalta que “As ameaças aos bancos de dados podem resultar na 
perda ou degrad ação de alguns ou de todos os objetivos de segurança comumente aceitos: 
integr idade, disponibilidade e confidencialidade”. 
(Elmasri; Navathe; Vieira; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 563)
E
Garantir confidencialidade, disponibilidade e integridade em uma base de dados é uma
 tarefa constante e conforme NAVATE, et al. (2011, p. 566) 
“É responsabilidade do administrador de banco de dados e do administrado de segurança 
impor coletivamente as políticas de segurança de uma organização”. Analise as seguintes afirmativas e a relação entre elas. 
A
As views tem a característica principal de disponibilzar dados como se fossem uma tabela. Os dados que uma 
view disponibiliza são oriundos de outras views e/ou de tabelas. Na prática é uma instrução SQL de select que se 
transforma em uma view, ou seja, em uma fonte permanente para outros consultas SQL. Amadeu (2014, p. 164) reforça que 
“Podemos espcificar consultas SQL em uma view da mesma forma como fazemos consultas envolvendo tabelas da base”. 
Analise as seguintes afirmativas e a relação entre elas. I - Os dados de uma view podem ser selecionados. 
Porque
A
Como definido pela Oracle Corporation e / ou suas afiliadas (2015), os índices são utilizados
 para encontrar registros com um valor específico de uma coluna rapidamente, ou seja, os índices ,
agilizam o processo de localização de registros com base no valor indexado. Analise as seguintes 
sentenças e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando o contexto dos índices em banco de dados.
B
Se houver suspeita de qualquer adulteração no banco de dados, é realizada uma auditoria do banco de dados, 
que consiste em rever o log para examinar todos os acessos e operações aplicadas ao banco de dados durante 
certo período. As auditorias são particularmente importantes para bancos de dados confidenciais, 
que são atualizados por muitas transações e usuários, (Elmasri; Navathe; Vieira; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 565)
D
Em um sentido técnico em banco de dados o termo transação é um conjunto de instruções com garantia de tratamento, seguindo regras que não impliquem em problemas para os dados. 
B
Leia e analise: Para proteger os bancos de dados é necessár io implementar diver sos mecanismos de se gurança buscan do proteger a confide ncialid ade, a disponibilidade e a integridade. Deve -se avaliar se existe a n ecessida de de implementar o controle de fluxo, a criptografia, log de operações, controle de acesso físico e outr os. Analise as seguintes afirmativas, considerando o contexto da citação ap resentada. I - No controle de fluxo é avaliad o se o local de destino do dado em questão te m os mesmos n íveis de confiança que o local de origem do dado. II - A criptografia é aplicada par a esconder os dados originais dos não autorizados. III - Os log das operações não implementam medidas de seguranç a, são úteis para e studos posterior es. IV - O controle do acesso de fís ico tam bém tem de ser implem entado para gar antir disponibilidade. Considerando o apresenta do assinale a sequê ncia das afirmativas corretas
E
Os programas arm azenados são rotinas que ficam armazenadas (salvas) de ntro da base de da dos. Estes program as (rotinas) utiliz am os recursos do SGDB como o S QL e os recu rsos da base de dados como os dados que e stão nas tabe las, as próprias tabelas, índice s e etc... Analise as seguintes afirmativas e a relação e ntre elas. I - Uma procedure e ntra em operação quando é chamada. Porque II - Uma trigger entr a em operação automaticamen te quando atender cer tas especificações. A respeito dessas assertivas, a ssina le a opção correta: 
B
As variáveis em programas ar mazenados são u tilizadas para ar mazenar valores de tipos d efinidos e são ap licadas como as variáveis em outras linguagens de prog ramação. Analise as seguintes sentença s e assinale V para as verdade iras e F pa ra as falsas, considerando o apresentado . ( ) As variáveis são criada com a instur ção “DECLARE”. ( ) Os tipos de dados das variáve is tem de ser os tipo s de dados supor tados pelos SGDB; ( ) Pode ser criada mais de um a variável em um a instrução “DECL ARE”; ( ) Ao declarar uma variável pod e-se inicializá- la com um valor . Considerando o apresenta do assinale a sequê ncia das afirmativas corretas.
B
Leia e analise. Garantir confidencialidade, dispo nibilidade e integridad e em uma base de dados é uma tar efa constante e conforme NAVATE, et a l. (2011, p. 566) “É responsabilidade do administrador de banco de dados e do administrado de segur ança impor coletivamente as políticas de seguran ça de uma organização ”. Analise as seguintes afirmativas e a relação e ntre elas. I - A segurança em uma b ase de dados nã o depende somente do DBA. Porque II - As políticas de segur ança devem ser criadas e aprovadas por um gr upo conheça os processos d a organização. A respeito dessas assertivas e das repr esentações, assinale a opç ão correta:
A
Leia e analise a seguinte c itação: Sempre que uma pessoa ou um grup o de pessoas precisa acessar um sistema de banco de d ado o indivíduo ou grup o precisa prime iro solicitar uma conta de usuár io (Elmasri; Navathe; Vie ira; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 565) Analise as seguintes afirmativas, considerando o contexto da citação ap resentada. I - No controle de acesso discric ionário o usuário te m permissões con cedidas ou revogadas nos ob jetos da base de d ados. II - O uso de controle de ace sso por view é válido na s situações d e permição de leitura. III - Na estratégia de contr ole de acesso o brigatório tanto os objet os da base de da dos quanto o us uário são classificados. IV - No controle de acesso ba seado e m papéis é definido um pa pel, que recebe as permissões ou restrições e os usuários rece bem um ou mais papeis. Considerando o apresenta do assi nale a sequência das afirmativas corretas: 
E
Em u m sent ido t écnico em banco de dados o t ermo transação é u m co njunto de inst ruções com gara nt ia de trat amento, seguindo regras que não imp liquem em pro blemas para o s dados. O co ntrole da s tr ansações são realizadas po r soft ware que faze m part e do SGDB. Elmasr i et al.(2011, p. 501) diz que “Uma transação nor ma lmente é implementada po r um progr ama de comput ador, que inclu i co mandos de banco de dados como recuperação, inserçõ es, exc lusões e at ualizaçõ es”. 
B
O projet o físico de banco de dados diz respe ito a perfor mance E LMASRI co nceituo u da seguinte forma: “O pro jeto físico é uma at ividade e m que o objet ivo é não apenas cr iar a estr ut uração apro priada de dados no armazenamento, mas ta mbé m fazer isso de modo que garant a um bo m dese mpe nho”. ELMASRI et. al. ( 2011, p. 490). Ana lise as segu intes a firmat ivas dest e contexto.
E
Ao tratarmo s uma t ransação como uma u nidade at ômica, o u seja, t al co mo t rata Elmasr i et. al. (2011, p. 506): “Uma t ransação é uma unidade atô mica de tr abalho, que deve ser conclu ída t ot almente ou não ser feit a de for ma a lgu ma”, isto significa que e xistem pontos de verificação durante sua execução. Ana lise as segu intes a firmat ivas, quant o as possíveis partes de uma t ransa ção. I. BEGIN_TRANSACTION marca o início da execução da transação . II. READ ou WRITE especificam o perações de litura ou gravação no s itens do banco 
E
Várias a nálise são necessár ias no projet o físico, e cada u ma reve la a specto s diferent es da ut ilização dos recursos do banco de dado s. Ana lise as segu int es se ntenças e ass inale V para as verdadeira s e F para as falsas, considerando o contexto: ( ) Para ide nt ificar o s elemento s envo lvidos e m uma o peração SQL é feita u ma análise de consult as e
transações. ( ) A análise que determina quantas inst ruções utilizam cada at ribut o para seleção e para junção é a atividade em que est á sendo analisada a frequ ência de cha ma da de consult as e transaçõ es esperada. 
E
Quando as transações e m banco s de dado s não tem contro le o s dado s fica m sucet íve is a pro ble mas. Uma t ransação no rmalme nte é imp le ment ada por um pro gra ma de co mput ador, que inclu i co mandos de banco de dados como r ecuperação , inserções, exclusões e atualizaçõ es... ...Uma tran sação é u m pro grama em execução que for ma uma u nidade ló g ica de pr ocessamento de banco de dado s. (Elma sr i; Navathe; Vieira ; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 500 e 501). Ana lise as segu int es af ir mat iva s, quanto ao s possíveis problemas de t ransação: I. O problema da atualização perdida o corre quando duas transaçõ es que acessam os mesmos it ens do banco de dados têm suas oper ações int erca lada s d e mo do que isso to rna o valor de algu ns it ens do banco de dado s inc o rreto . 
E
No projet o físico de banco de dado s t em de se ana lisar qua is índices serão cr iado s. Neste processo algu mas co nsideraçõ es precisam est ar em nossa mente. Prime iro , ELMASRI et. al. enfat iza a necessidade dos índices nas o perações de seleção e de junção , ao dizer: "Os atribut os cujo s valo res são exigidos nas condiçõ es de igua ldade o u int erva lo (o peração de seleção) são os de chave o u que part icipa m nas co ndições de ju nção (o peração de ju nção) exigindo caminho s de acesso, como índices." (E lmasr i, N., Vie ira, S., 2011, p. 492). Ana lise o co nt exto, as segu int es afir mat ivas e a re lação ent re elas: I. Quanto mais índ ices e m u ma t abela é gar ant ia de maio r perfor ma nce no s iste ma. 
C
Além do s dado s que são armaze nado s no banco de dados o processo que t rat a das t ransações ma nt ém u m lo g que serve de base para desfazer as operações realiz adas na ocorrência de u ma falha. Ana lise as segu int es af ir mat iva s e a relação entre elas. I. P ara poder recuperar-se de fa lhas que a fetam tr ansaçõ es, o sist ema ma ntém um lo g. Porque II. O log é um arqu ivo sequencia l, apenas para inserção, que é mant ido no disco . 
B
Apó s um banco de dados ser imp le me nt ado e estar e m operação, o uso real das aplicaçõ es, transaçõ es, consult as e visões revela fato res a áreas de proble ma que podem não t er sido considerados dur ant e o projet o físico inicial (E lmasr i; Navat he; V ie ira; Seraphim; Serap him, 2011, p. 494). Ana lise as segu int es af ir mat iva s e a relação entre elas: I. O aju ste de índ ice s pode ser necessár io po r fat ores co mo : fa lt a de índ ices, índ ices que nunca são usados e outros. Porque II. O ajust e de consu lt as po de ser necessár io po r vár io s mot ivo s co mo : não utilização de campo s indexado s, sub-consu lt a s desnecessár ias o u que degradam a performance e 
B
No projeto físico de banco de dados tem de se analisar quais índices serão criados. Neste processo algumas
considerações precisam estar em nossa mente. Primeiro, ELMASRI et. al. enfatiza a necessidade dos índices
nas operações de seleção e de junção, ao dizer:
"Os atributos cujos valores são exigidos nas condições de igualdade ou intervalo (operação de seleção) são
os de chave ou que participam nas condições de junção (operação de junção) exigindo caminhos de acesso,
como índices." (Elmasri, N., Vieira, S., 2011, p. 492).
C
Quando as transações em bancos de dados não tem controle os dados ficam sucetíveis a problemas.
Uma transação normalmente é implementada por um programa de computador, que inclui comandos de banco de dados como recuperação, inserções, exclusões e atualizações... ...Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento de banco de dados. (Elmasri; Navathe; Vieira; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 500 e 501).
E
Várias análise são necessárias no projeto físico, e cada uma revela aspectos diferentes da utilização dos recursos do banco de dados.
Analise as seguintes sentenças e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando o contexto:
E
Após um banco de dados ser implementado e estar em operação, o uso real das aplicações, transações, consultas e visões revela fatores a áreas de problema que podem não ter sido considerados durante o projeto físico inicial (Elmasri; Navathe; Vieira; Seraphim; Seraphim, 2011, p. 494).
Analise as seguintes afirmativas e a relação entre elas:
 I. O ajuste de índices pode ser necessário por fatores como: falta de índices, índices que nunca são usados e outros.
B
Ao tratarmos uma transação como uma unidade atômica, ou seja, tal como trata Elmasri et. al. (2011, p. 506): “Uma transação é uma unidade atômica de trabalho, que deve ser concluída totalmente ou não ser feita de forma alguma”, isto significa que existem pontos de verificação durante sua execução. 
E
Além do s dado s que são armaze nado s no banco de dados o processo que t rat a das t ransações ma nt ém u m lo g que serve de base para desfazer as operações realiz adas na ocorrência de u ma falha. 
B
No projeto físico de banco de dados tem de se analisar quais índices serão criados. Neste processo algumas considerações precisam estar em nossa mente. Primeiro, ELMASRI et. al. enfatiza a necessidade dos índices nas operações de seleção e de junção, ao dizer:
C
Em geral os bancos de dados espaciais estão sendo aplicados para registrar dados geográficos. Como exemplo podemos citar o Google Maps, e Waze, HERE e outros. Estas bases de dados registram a longitude e latitude, e com estes dados podemos determinar uma posição no mapa.
Em geral os bancos de dados espaciais estão sendo aplicados para registrar dados geográficos. Como exemplo podemos citar o Google Maps, e Waze, HERE e outros. Estas bases de dados registram a longitude e latitude, e com estes dados podemos determinar uma posição no mapa.
A
Os bancos de dados temporais são assim denominados em função dos dados e não do SGDB, ou seja, a aplicação da base de dados está fortemente ligada ao registro do momento (tempo) de uma ocorrência.
A
Encontrar uma informação nova e relevante é a caçada constante de jornalistas e dos gestores. Os gestores têm um forte aliado nesta caçada que é a mineração de dados com a propostas de ser mais eficiente e mais rápida que os humanos, na busca de uma informação nova e relevante com base em uma massa de dados fornecidas. 
A
Várias a nálise são necessár ias no pro jeto físico, e cada uma r eve la aspecto s diferentes da ut ilização dos recurso s do banco de dados. Ana lise as seguint es sentenças e assinale V para as verdadeiras e F para as fa lsa s, considerando o co ntexto: ( ) Para identificar os e lemento s envo lvidos em u ma o peração SQL é feita u ma análise de consult as e transaçõ es.
C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais