Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA 9

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107 
Título A origem do Estado: principais linhas teóricas
 Descrição 
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta-se:
 a) Quais as finalidades do Estado em Hobbes?
RESPOSTA: Para Hobbes o Estado tem a função de conter, de monitorar o homem, já 
que para o autor a natureza do ser humano é perversa
 b) Analisando a situação expressa na charge abaixo - corriqueira nas grandes cidades brasileiras –, o que supostamente poderia ser dito por Hobbes a partir dos termos pactuados no Contrato Social?
RESPOSTA: Para Hobbes o Estado deveria monitorar constantemente os seus 
cidadãos, pois “o homem é o lobo do 
homem”. O autor já dizia que o Estado deve ser como o Leviatã - forte, atemorizante, para que os que estão sob sua égide adotem determinados proceder 
cidadãos, pois o homem é lobo do próprio homem, o autor já dizia que o Estado deve ser como Leviatã- forte atemorizante para que os que estão sob sua égide adotem determinados proceder impostos aquela sociedade. Também defendia Hobbes que quando o Estado se afasta, os indivíduos praticam atos que normalmente não praticariam sob olhar Estatal. Por isso, Hobbes defendia que o Estado deve ser onipresente.

Continue navegando