Buscar

Metodologia cientifica

Prévia do material em texto

Margarida M. K. Kunsch
Assédio Moral no Ambiente Organizacional
Rio de Janeiro, 2016
METODOLOGIA CIENTÍFICA - UNICARIOCA - ATIVIDADE SUPERVISIONADA 
PROFESSORA : ROSA VALIM
Aluno (a) 1:Adriana Gabriel Garcia - 2015101808
Aluno (a) 2:Andrea Brandão - 2015100580
Aluno (a) 3:Mylena Vieira - 2015101873
Aluno (a) 4:Patricia Rangel - 2015102164
 
MONTAGEM DAS BASES DE UMA PESQUISA
Tema :
Assédio Moral no Trabalho
Título (deixe claro no título a delimitação do ambiente de estudo):
Pesquisa bibliográfica referente ao assédio moral no ambiente organizacional
Problema (lembre-se de formular o problema na interrogativa): 
Seria o assédio moral, também, um problema organizacional ?
Hipótese (lembre-se: hipótese é a resposta provisória para o problema identificado): 
O assédio moral, por si só, possui uma variedade de causas e pode vir de qualquer pessoa do ambiente de trabalho. O problema é quando o assédio moral é visto como um problema organizacional, como um problema de rotina da empresa ou até mesmo quando vem de seus próprios líderes. Em resposta a isso, listamos abaixo algumas atitudes que poderiam alterar essa condição em que muitos trabalhadores vivem:
Apresentação do tema a toda empresa, incluindo suas consequências mentais, físicas e jurídicas. Podendo ser feita por meio de campanhas ou palestras.
Líderes/Gerentes terem conhecimento dos relacionamentos interpessoais de suas equipes. Uma pergunta informal, um olhar mais observador sobre sua equipe já auxilia na percepção desses acontecimentos.
 O trabalhador assediado precisa sentir que possui voz para comunicar o ocorrido a seu agressor, já que uma vez comunicado o assédio pode ser cessado. Caso não seja cessado, o superior terá conhecimento e já saberá das possíveis consequências desses atos. O trabalhador precisa se sentir a vontade para falar disso e ter certeza de que não haverá impunidade a seu assediador.
Objetivo geral (de que forma meu projeto contribuirá com a sociedade?) :
O projeto contribuirá para apresentação e esclarecimento do tema nos ambientes de trabalho. Com conhecimento do tema, é possível melhorar a rotina de trabalho e consequentemente, ajudar a diminuir tais acontecimentos. Irá contribuir também para que as pessoas afetadas se sintam à vontade para falar do seu problema, pois muitas das vezes sentem-se retraídas e com medo de serem punidas ou demitidas.
Objetivos específicos (como fazer para alcançar o objetivo geral?) : 
O superior pode oferecer uma palestra ou realizar uma campanha, convidando seus liderados para conhecer o tema e estimular a participação dos mesmos nesse assunto. Oferecer cartilhas informativas, comunicar-se por banners, emails ou até mesmo constar algo na ata da empresa onde é abordado o assunto. É importante que a campanha atinja todos os níveis hierárquicos. 
Variáveis:
Justificativa para a escolha do tema (porque é relevante estudar este tema?) : 
O tema foi escolhido por conta de uma participante do grupo já ter sofrido assédio. A partir da análise e relatos de como a participante se sentia e de como era sua rotina e seu ambiente de trabalho, verificamos que esse é um tema que não é abordado com a importância que deveria e que os trabalhadores, do nível operacional até o estratégico, precisam ter conhecimento evitando assim que o assédio moral esteja presente nos ambientes organizacionais.
Metodologia (a metodologia de pesquisa que será utilizada nesta sua monografia – elabore de modo a deixar cada passo claro) :
Um questionário foi elaborado com perguntas que focavam apenas no conhecimento breve do tema como: definição básica, porque se assedia, consequências ao assediado, consequências ao assediador e por fim uma pergunta expondo uma situação e com opções para responder se era assédio ou não e se a própria pessoa já tinha sofrido assédio. Esse questionário foi aplicado a familiares e colegas de nossos ambientes de trabalho.
 FICHAMENTO 
1ª. PARTE
Tema em torno do qual gira a discussão (Tema do livro) :
Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada.
Indicação Bibliográfica :
KUNSCH, Margarida Maria krohling. Penejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 5ª Edição revista. São Paulo: Summur, 2003. (Novas buscas em comunicação: v. 17).
2ª. PARTE
Resumo
O conteúdo da obra preocupou-se em descrever as diversas características organizacionais, enfatizando a importância da comunicação nas organizações, pois a mesma envolve muitas formas, níveis, variáveis, podendo ser formal, informal, de diferentes níveis, como diretos, indiretos entre outros e também que encontraremos diferentes barreiras ao longo do caminho, ou seja, é necessário que essas informações sejam conduzidas por profissionais especializados, a fim de elaborar as estratégias de comunicação adequadas nas organizações.
Citações :
Citação direta - Citação da citação
“É a comunicação que ocorre dentro (da organização) e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que (a) definem e determinam as condições de sua existência e a direção do seu movimento.”
 (Lee O. Thayer apud MARGARIDA M. K. KUNSCH, 2013, pág.69).
Citação Longa
Vale também acrescentar que não é pelo fato de existir uma comunicação formalizada ou sistematizada que todos os problemas de uma organização estão ou serão resolvidos. Seria uma solução simplista. É necessário estudar todos os fenômenos intrínsecos e extrínsecos do que constitui um agrupamento de pessoas (organizações) que trabalham coletivamente para atingir metas específicas, relacionando-se ininterruptamente, cada uma com sua cultura e seu universo cognitivo, exercendo papéis e sofrendo todas as pressões inerentes ao seu ambiente interno e externo, além de terem de enfrentar as barreiras que normalmente estão presentes no processo comunicativo.
				(Margarida M. K. Kunsch, 2013, pág. 73)
3ª. PARTE
Comentários a respeito do texto
A obra destaca a importância da comunicação no ambiente organizacional levantando conceitos fundamentais sobre organização, comunicação organizacional, integração da comunicação, planejamento estratégico, planejamento de comunicação e de relações públicas. Analisando os principais fatores que causam barreiras na comunicação da organização, dificultando um bom relacionamento, um melhor desempenho e desenvolvimento organizacional, segundo Margarida Kunsch (2013) Interdependentes, as organizações têm de se comunicar entre si. O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência. Caso contrário entrará num processo de entropia e morte. É de suma importância haver uma boa comunicação nas organizações.
Ideação
Destacar as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.
De acordo com a leitura reflexiva da obra, podemos notar que a comunicação dentro da organização tem uma importância fundamental em vários aspectos tanto no contexto social, político, econômico, tecnológico e organizacional. Com isso é importante destacar que as organizações precisam quebrar paradigmas antigos e desenvolver programas que gerem a iniciativa de uma comunicação mais dinâmica, clara e objetiva entre os colaboradores em geral.
Bibliografia (use a norma ABNT!)
ZANETTI, Robson. Assédio Moral no Trabalho. Ebook. Disponível em: http://www.robsonzanetti.com.br/v3/docs/livro_robson_zanetti_assedio_moral.pdf>.

Continue navegando