Buscar

Senso comum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Senso comum é um termo da filosofia aplicado para definir o entendimento particular do indivíduo sobre os fatos relacionados ao mundo que o cercam.
O senso comum é ocasional, assistemático, em geral, atinge o fato de maneira sem se preocupar com as relações não buscando a causa dos fenômeno. 
O conhecimento científico é aquele que é resultado de estudos e busca por conhecimento. Esse tipo de conhecimento surgiu da necessidade e do desejo que o ser humano tem em saber como as coisas funcionam, não aceitando-as de forma passiva e sem questionamentos.
A relação do senso comum e do conhecimento científico está na transformação contínua do senso comum. A busca constante por respostas adquiridas pelas práticas vivenciadas, tradições obtidas da coletividade ou ainda em uma religião faz com que surgem indagações e assim, métodos científicos como observação, levantamento de informações, hipóteses, experimentos e análises são aplicados afim de chegar a uma conclusão do que foi imposto como uma verdade absoluta.
O fichamento não se constitui em um material publicável como um artigo ou uma resenha. Trata-se, na verdade, de um registro criado durante a fase de pesquisa bibliográfica para a realização de um dado estudo. Se o fichamento é bem feito, ele também viabiliza ao estudante a assimilação de conteúdo. Ele é um método de armazenar informações e consultar sobre obras lidas, podendo-se fazer fichamento de uma obra na íntegra ou apenas de um capítulo ou parte que for de interesse da pesquisa. Como o nome sugere, o fichamento é feito em fichas, como veremos mais adiante na exemplificação de seus diferentes tipos.
O resumo, a resenha e o fichamento são importantes para a síntese do texto. O resumo é o esqueleto do texto, o que há de mais importante nele apresentado. A resenha além de um resumo, é também uma análise crítica sobre algum assunto. E o fichamento é a organização das obras que foram utilizadas para se fazer o trabalho. Dessa forma, essas técnicas são essenciais para o aprendizado porque ajudam na conclusão sobre um determinado tema.
A importância do "TCC".
Tem por objetivo provar o conhecimento do estudante, sendo ele o agente responsável desde o início ao fim da graduação do cidadão, pois ele garantira se realmente o graduado está apto ao mercado.
Em sua opinião qual a real importância do projeto de pesquisa para a realização de uma pesquisa científica? Uma introdução muito sucinta sobre o assunto, onde você faz uma brevíssima discussão da literatura básica de referência, isto é, do seu referencial teórico básico e expõe a relevância teórica social – se houver – de sua pesquisa.
É importante pois quando assumimos a responsabilidade de pesquisar, nos damos por inteiro e nos dedicamos o máximo em tudo sobre o tema proposto.

Outros materiais