Buscar

Redação sobre Mobilidade Urbana

Prévia do material em texto

Mobilidade Urbana
Em setembro de 1992, estudantes vestidos e pintados com as cores da bandeira, foram às ruas protestar e pedir o impeachment de Collor. O movimento dos cara-pintadas foi um marco na luta contra a corrupção na política brasileira. No entanto, ainda na atualidade, a população ainda carece de adversidades graves, tais como a precariedade no sistema de transporte e infra-estrutura urbana. "Existe um povo que a bandeira empresta, p'ra cobrir tanta infâmia e cobardia" - Castro Alves.
Em primeira instância, deve-se analisar como a falta de planejamento urbano foi sendo agravada ao longo dos anos. Há algumas décadas atrás, capitais como São Paulo e Rio de Janeiro possuíam uma frota de veículos muito menor do que a atual, sendo assim, o tamanho das vias era proporcional à densidade de automóveis. No cenário contemporâneo, aumentou-se a quantidade de veículos, e não foram feitas alterações significativas na infra-estrutura urbana. Portanto, as vias públicas não garantem fluidez para todos os veículos, o que torna a mobilidade um problema para milhões de pessoas diariamente.
Outro ponto de destaque nesse contexto é a desigualdade no uso dos meios de transporte. O governo não investiu em ferrovias para transporte de passageiros, e as linhas de metrô só foram iniciadas a partir dos anos 70. Como resultado, houve uma explosão no uso de automóveis, o que afetou a qualidade de vida nas metrópoles. Além do aumento da poluição, esse fator impactou no tempo gasto no trânsito e no número de acidente. De acordo com a OMS, apenas em 2013, mais de 41 mil pessoas perderam a vida nas estradas e nas ruas brasileiras.
De acordo com definições da ecologia, o mutualismo trata-se de uma associação esterespecífica harmônica na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas. Dessa forma, deve-se, portanto, que o governo faça parcerias com empresas privadas para que juntos melhorem a infra-estrutura urbana, e invistam em novos transportes; e como troca, o Estado diminuiria impostos de tais empresas. É necessário também que haja programas sociais como as chamadas caronas solidárias, para diminuição do número de veículos das vias.

Continue navegando