Buscar

TRABALHO EM GRUPO

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos tratando sobre o plano de expressão e o plano de conteúdo através do texto não verbal no percurso do olhar da Educação Física, suas características e como essa comunicação traz significado para pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Considerando que "conteúdo e expressão" estão intricadamente ligados com processo de significativos independentes, no plano do conteúdo encontramos os elementos que geram o significado, enquanto que no plano da expressão, no âmbito da Educação Física tratam a expressão corporal: “intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal”, essas expressões podem aparecer de modo codificado culturalmente, como: danças, futebol, natação, musculação e brincadeiras cantadas, o que de certa forma manifesta o entendimento de que a expressão corporal.
A expressão corporal pode ser através de signos estabelecendo relação através de sentimento, sensações, sons e gestos, gerando relação de equivalência entre quem transmite e quem recebe. 
"Um signo, ou representamen, é algo que, sob certo aspecto ou de algum modo, representa alguma coisa para alguém. Dirige-se a alguém, isto é, cria na mente dessa pessoa um signo equivalente ou talvez um signo melhor desenvolvido. Ao signo, assim criado, denomino interpretante do primeiro signo. O signo representa alguma coisa, seu objeto."(PEIRCE, 1977, p. 46)
Os estudos da Educação Física têm se baseado nos códigos, e em seus signos que foram institucionalizados, em alguns casos se tornando hegemônicos. A expressão corporal como a linguagem seminal da Educação Física pode ser abordada como linguagem em si mesma, e não necessariamente vinculada a jogos, danças, esportes ou ginásticas específicos, corresponde a todos os movimentos gestuais e posturais fazendo com que a comunicação tenha mais resultados, com isso a gesticulação foi a primeira forma de comunicação.

Continue navegando