Buscar

ORIENTAÇÃO SEXUAL (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORIENTAÇÃO SEXUAL
Carla 
Jhonatas
Robson
Wesley
CORPO: matriz da sexualidade
A sexualidade, enquanto possibilidade e caminho de alongamentode nós mesmos, de produção de vida e de existência, de gozo e boniteza exige de nós essa volta crítico-amorosa, essa busca de saber do nosso corpo. Não podemos estar sendo, autenticamente, no mundo e com o mundose nos fecharmos medrosos e hipócritas aos mistérios de nosso corpo ou se tratarmos, aos mistérios, cínica e irresponsávelmente (Paulo Freire, 1993).
O que é sexualidade?
Sexo e sexualidade são as mesmas coisas?
Sexo: Refere-se a determinação biológica, ao sexo genético, ou seja, no nascimento já se é macho ou fêmea (com exceção dos hermafroditas que são casos raros).
A sexualidade: É um conjunto de leis, costumes, regras e normas variáveis no tempo e no espaço, é um fenômeno socialmente construído.
A sexualidade é desenvolvida ao longo do processo educativo global, e envolve o conjunto dos fenômenos da vida sexual, conjugando fatores biológicos, psicológicos e culturais.
Inscreve no individuo, símbolos e representações sociais, construidos ao logo dos anos que o orienta, tanto no que se refereas relações que mantém com o mund, como implica na visão que tem de si, como homem e mulher de uma determinada sociedade.
Relações de gênero
Segundo Louro(2003; Ribeiro,2002) A identidade de gênero pode ser comprendida como a autopercepção de cada pessoa em relação ás categorias sociais que dizem respeito ao masculino e ao feminino, á parte de uma representação biológica que se constrói pelos fatores sociais e culturais que são predominantes na formação. É um dos elementos constituintes da identidade, mas não a definidora desta. Seu desenvolvimento ocorre desde o nascimento, numa interação constante entre o individuo e os outros, não se constituindo nem se apresentando de maneira fixa.
Prevenção as doenças sexualmente transmissíveis\AIDS
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a grande
maioria dos adolescentes inicia a vida sexual cada vez mais
cedo, a maioria entre 12 e 17 anos.
A rápida expansão do HIV/Aids na população juvenil,
especialmente entre as mulheres jovens heterossexuais, não
somente obedece à falta de informação, como é o resultado
de fatores culturais que operam contra a sua prevenção, fato
que determina que nos países da região de menor
desenvolvimento relativo é manifestado um aumento na
propagação das doenças de transmissão sexual entre a
população mais jovem.
Obrigado!!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando