Buscar

O que é neuropsicológica avaliação psicologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é neuropsicológica?
É uma interface entre a neurologia e a psicologia.
É uma área da psicologia que se dedica ao estudo do cérebro especialmente como o cérebro é o sistema nervoso estão integrados para produzir comportamentos para influenciar em nossas emoções e o nosso desenvolvimento como um todo
O que é uma avaliação neuropsicológica?
É um exame diagnostico que tem a função de avaliar as funções cognitivas preservadas e as funções cognitivas prejudicadas, a partir dessa avaliação é possível ter o perfil neuropsicológico dessa criança ou adolescente só depois é possível estabelecer um diagnostico e possíveis tratamentos é intervenções.
Quem solicita a avaliação neuropsicológica?
Pais que se preocupa e percebe alguma alteração na criança, professores, psicopedagogo, psiquiatras, pediatras, ou seja, todos os profissionais ou cuidadores que percebem que a criança tem alguma mudança significativa e quem deve fazer essa avaliação neuropsicológica é um psicólogo especialista em neuropsicológica 
Quando é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica?
Quando a criança ou adolescente apresenta muita dificuldade na aprendizagem ou alterações de comportamento atípicas, alterações que ficam visíveis como anormais como atrasos de fala, atraso para andar, criança que tem uma baixa tolerância a frustração, criança sem limites que batem de frente com pessoas de autoridade, crianças que tem muita desatenção vivem aéreas, crianças que tem dificuldade em fica quieta no momento em que precisa, crianças que tem dificuldade de se expressar, se comunicar todas essas dificuldades são dificuldades que servem de alerta para ser realizada uma avaliação neuropsicológica 
 Como é feito o processo de avaliação neuropsicológica? 
Se a avaliação for feita em crianças é adolescente inicia se com uma cessão com os pais, onde são coletados dados desde a gestação até os dias atuais da criança é adolescente, a partir desses dados são aplicados na criança vários instrumentos neuropsicológicos ideal para a faixa etária que permitem mensurar todas as funções cognitivas dessa criança, com esses instrumentos é possível avaliar o raciocínio ou inteligência dentro da avaliação de inteligência tem a verbal a não verbal, medidas de velocidade de processamento de memória operacional ou não operacional e memória breve, também é possível avaliar habilidade de atenção é memória de curto prazo, longo prazo, habilidades lingüísticas de linguagem oral e escrita, habilidades perceptivas visual, auditiva, avalia também as funções executivas que são habilidades de planejar, organizar, monitorar o próprio comportamento e ter o controle de impulsos 
á partir daí é feita uma pesquisa de campo com todos os profissionais que essa criança já passou sendo profissionais de saúde, estudo e lazer, por ultimo é feito a integração de todas as informações coletadas , o psicólogo vai elaborar um laudo neuropsicológico e vai convocar quem pediu a avaliação para uma devolutiva um momento de conversa e apresentação dos resultados, indicação da sua hipótese diagnostica, condutas e orientações para que essa criança ou adolescente tenha um bom desenvolvimento. 
 Filme como estrelas na terra
Família 
Primeira escola 
Segunda escola
Professores
Depois contextualizar como essas ações influenciou na vida da criança
 O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 
Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 
Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 
O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. 
Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.

Continue navegando