Buscar

Organizações e políticas públicas, visita ao CAPS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organizações e políticas públicas.
Visita documentada através de relatório a instituição de saúde.
Em uma visita ao CAPS de Comendador Levy Gaspariam para saber um pouco mais sobre a atuação do psicólogo no SUS, foi entrevistada a psicóloga Larissa Slinkasho.
Ela informou que cada CAPS funciona de acordo com a demanda e o tamanho da cidade de localização. Como é um atendimento do SUS existe uma fila de espera, quando a demanda é muito grande, são feitos grupos para atendimento.
O primeiro passo é o acolhimento do paciente encaminhado, esse acolhimento é realizado por uma equipe que vai diagnosticar qual a necessidade do paciente, se é internação ou tratamento semanais. Geralmente pacientes com crises de ansiedade, depressão e transtorno de humor são encaminhados para ambulatório ligados ao CAPS, onde o atendimento é focal. Já pacientes neuróticos graves, psicóticos e histéricos são encaminhados para internação no próprio CAPS.
No caso da internação todos dias tem atividades para desenvolver todas as habilidades desses pacientes, tem as oficinas em grupos que não são realizadas pelos psicólogos mas ajudam na avaliação do mesmo, também focam nas reuniões de bom dia.
Como a cidade é pequena e só tem um CAPS, esse também funciona como CAPS ad, que trata paciente com dependência de álcool e drogas, esse tratamento e feito pelo psicólogo e psiquiatra juntos.
O maior objetivo dos CAPS é que os pacientes voltem a ter autonomia e sejam inseridos novamente na vida social

Outros materiais