Buscar

História da Anestesia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201704486174) 	Pontos: 0,1 / 0,1
A bomba sódio/potássio ou Na+/ K+ ATPase é uma proteína transmembrana cuja atividade enzimática utiliza a energia proveniente da degradação do ATP em ADP e fosfato inorgânico para transportar íons de potássio e sódio contra os respectivos gradientes de concentração. A bomba tem um papel importante na manutenção do potencial de repouso das células nervosas, musculares e cardíacas. Sobre a bomba de sódio e potássio é correto afirmar que:
	A bomba de sódio-potássio transporta três íons potássio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons sódio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga positiva.
	A bomba de sódio-potássio transporta dois íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga nula.
	A bomba de sódio-potássio transporta dois íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta três íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga positiva.
Certo 	A bomba de sódio-potássio transporta três íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga positiva.
	A bomba de sódio-potássio transporta três íons sódio para o exterior, ao mesmo tempo em que transporta dois íons potássio para o interior. Assim, para cada ciclo da bomba, o interior da fibra nervosa perde uma carga negativa.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201703964531) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Homeostase foi um termo criado pelo fisiologista francês Claude Bernard quando ele estudava os sistemas biológicos. Assinale abaixo a alternativa que melhor define este termo:
Certo 	Estado de manutenção do equilíbrio do meio interno.
	Estado no qual reverte-se qualquer mudança no meio interno.
	Estado de desequilíbrio do meio interno.
	Estado no qual está potencializada a mudança do meio interno.
	Todas as alternativas estão corretas.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201703366169) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Quanto aos hormônios, é correto afirmar que:
	Seu efeito não depende da presença da proteína receptora na célula-alvo.
	São liberados em grandes quantidades para manter a homeostasia.
	Possuem apenas um ou no máximo dois órgãos-alvo.
	São liberados primeiro para os órgãos-alvo e depois para a circulação sanguínea.
Certo 	São produzidos por glândulas endócrinas ou glândulas parácrinas
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201703940069) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre as funções do sistema cardiovascular, coloque V para verdadeiro e F para falso, e em seguida escolha a opção correta: I-Entregar sangue aos tecidos do corpo; II-Fornecer nutrientes para o metabolismo das células; III-Controlar a temperatura corpórea; IV-Entregar hormônios reguladores das glândulas endócrinas para os tecidos-alvo; V-Produzir as hemácias para o adequado transporte de oxigênio.
	F, F, V, V, V
	V, V, V, V, V
Certo 	V, V, V, V, F
	V, V, F, F, F
	F, V, V, F, F
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201704477974) 	Pontos: 0,0 / 0,1
O Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFG, Dr Joffre M. de Rezende, nos conta de forma clara a história da anestesia e a participação de dois velhos conhecidos nossos, o Dr Horace Wells e o Dr Thomas Morton. Historicamente, a data de 16 de outubro de 1846 é considerada como a data em que se realizou a primeira intervenção cirúrgica com anestesia geral. Naquele dia, às 10 horas, no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston, o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor no pescoço de um jovem de 17 anos, chamado Gilbert Abbot. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado. A cena deixou de ser documentada fotograficamente porque o fotógrafo sentiu-se mal ao presenciar o ato cirúrgico, porém foi posteriormente imortalizada em um belo quadro do pintor Roberto Hinckley, pintado em 1882. Morton, que praticara com sucesso extrações dentárias sem dor, com inalação de éter, antevira a possibilidade da cirurgia sem dor e obtivera autorização para uma demonstração naquele Hospital. Morton não revelara a natureza química da substância que utilizava, dando-lhe o nome de letheon (esquecimento). Pressionado pela Associação Médica de Boston para que novas intervenções pudessem ser realizadas sem dor, teve de revelar a composição do letheon, que era apenas éter sulfúrico puro.
(texto disponível em: http://www.farmaconline.ufg.br/modules.php?name=News&file=article&sid=4, consultado em 19/09/2011).
Sobre os anestésicos é correto afirmar que:
Errado 	Inibem abertura dos canais iônicos negativos
	
Bloqueiam passagem do K+ para o meio externo.
	Dificultam a manutenção do estado polarizado da membrana.
	Dificultam a passagem de magnésio para a célula.
Certo 	
Inibem a abertura dos canais iônicos positivos.

Outros materiais