Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marque F para falso e V para verdadeiro
		
	 
	O Exercício do Poder Constituinte Derivado Reformador na CRFB∕88 possui limitações materiais, formais e circunstanciais, esta última significa constar no texto constitucional um prazo mínimo no qual ele não pode sofrer alteração.
	 
	O Princípio da Simetria Constitucional é próprio do Poder Constituinte Derivado Reformador
	 
	O Poder Constituinte Originário poderá ser, de acordo com a corrente esposada, um poder de fato ou de direito, contudo o Poder Constituinte Derivado será sempre um poder de direito.
	 
	O Poder Constituinte tem como titular o povo, mas seu agente é incerto haja vista que tal poder é dotado com as características da inicialidade, da ilimitabilidade e da incondiconalidade.
		
	
	
	 2a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1
	assinale a alternativa correta
		
	
	nacionalidade é um vínculo formado entre o indivíduos e o estado apenas por meio do critério da sanguinidade
	
	São brasileiros natos aqueles filhos de pais estrangeiros que estiverem a serviço de seu pais de origem.
	
	São considerados brasileiros, apenas os brasileiros natos
	 
	A especie primária de nacionalidade resulta de um fato involuntário que é o nascimento
	 
	o ato que confirma a nacionalidade potestativa é formativo e não confirmativo.
		
	
	
	 3a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 62 - Exame 28 - OAB-RJ) - Complete as seguintes orações com as alternativas correspondentes: A nova ordem constitucional (1) a anterior, sem necessidade de sua nova produção legislativa infraconstitucional, em decorrência do fenômeno denominado de (2), mediante o qual pode ocorrer, por exemplo, que uma lei ordinária venha a se tornar lei complementar. Quando a nova norma constitucional vier a regular diferentemente a matéria versada pela anterior no todo, ou em parte, há, respectivamente, (3) e (4). Uma lei ordinária, que já perdeu eficácia ante uma Constituição, não pode readquiri-la pelo surgimento de nova Constituição. Essa restauração eficacial, juridicamente condenável, chama-se (5). A (6), inadmitida por parte da doutrina, significa que os preceitos da Constituição precedente que não conflitarem com a nova Constituição são por ela recebidos como leis ordinárias.
		
	
	 
(1) derroga; (2) repristinação; (3) revogação; (4) ab-rogação; (5) constitucionalização; (6) desconstitucionalização.
	
	(1) torna ineficaz; (2) acomodação; (3) derrogação; (4) ab-rogação; (5) desconstitucionalização; (6) repristinação.
	 
	(1) revoga; (2) recepção; (3) ab-rogação; (4) derrogação; (5) repristinação; (6) desconstitucionalização.
	
	(1) ab-roga; (2) constitucionalização; (3) ab-rogação; (4) revogação; (5) disjunção normativa; (6) repristinação.
		
	
	
	 4a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leonídio Henrique Correa Bouças, ex-secretário do município de Uberlândia, segundo informações prestadas na mídia, teria utilizado a máquina pública municipal em favor de sua candidatura a deputado estadual, razão pela qual foi condenado ao pagamento de multa, ressarcimento dos danos causados ao erário e restituição dos bens irregularmente incorporados a seu patrimônio pessoal, segundo decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ocorreu, assim, o indeferimento da candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças por cometimento de improbidade administrativa, decisão essa confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, ambos determinando a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa. No Recurso Extraordinário nº 633.703, Leonídio Henrique Correa Bouças pleiteou a não aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) à sua situação pessoal, procurando, assim, afastar os regramentos de referida lei complementar sobre sua pessoa. Observando-se o atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal, pode-se validamente afirmar que:
		
	 
	o Supremo Tribunal Federal, apesar de considerar materialmente constitucional o conteúdo informativo da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010), afastou a aplicação imediata de referido diploma legal, sob a justificativa de que o princípio da anterioridade eleitoral constitui verdadeira cláusula pétrea, não podendo ser modificada, nem mesmo por emenda constitucional ou mesmo lei complementar, razão pela qual somente poderia ser aplicada a partir de 04.06.2011, ou seja, após 1 (um) ano da vigência de referido diploma legal, respeitando-se, assim, o princípio da anualidade, também denominado princípio da anterioridade eleitoral.
	
	a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, segundo orientação jurisprudencial do STF, ao caso Leonídio Henrique Correa Bouças se mostra adequada, posto que a Lei Complementar nº 135/2010 visa proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato eletivo e a regularidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta e indireta, sendo considerada materialmente constitucional.
	 
	Leonídio Henrique Correa Bouças, em função do cometimento de atos de improbidade administrativa, perdeu definitivamente seus direitos políticos, permanecendo inelegível, em caráter absoluto, sendo desnecessário se aguardar um ano para aplicação da Lei da Ficha Limpa.
	
	houve a perda dos direitos políticos do ex-secretário municipal de Uberlândia, posto que a gravidade dos fatos cometidos, reunidos à confirmação da condenação pelo Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral, apresentam-se suficientes para impugnação à candidatura de Leonídio Henrique Correa Bouças, sendo considerado inelegível relativamente ao cargo de Deputado Estadual.
	
	a condenação pelo cometimento de improbidade administrativa não provocará quaisquer efeitos sobre os direitos políticos de Leonídio Henrique Correa Bouças.
		
	
	
	 5a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais:
		
	
	necessitam de regulamentação através de lei complementar;
	 
	têm aplicação imediata;
	
	carecem de legislação ordinária;
	
	dependem de edição de medida provisória;
	
	têm aplicação indireta.
	Pode ser extraditado o brasileiro naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. Esta afirmativa:
		
	 
	mostra-se incorreta, porque a prática de crime comum não autoriza a extradição.
	
	mostra-se incorreta, porque importa o momento da prática do crime comum, se antes ou após a naturalização.
	
	mostra-se incompleta, porque não só o brasileiro naturalizado como também o nato pode ser extraditado.
	
	mostra-se incompatível com esse mesmo capítulo.
	 
	mostra-se compatível com o que dispõe a CF, no capítulo dos Direitos e Deveres individuais e Coletivos.
		
	
	
	 2a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da Constituição, assinale a alternativa que contém a informação CORRETA:
		
	
	c) A Constituição Federal brasileira de 1988 é considerada sintética por fixar os objetivos que deverão ser atendidos pelo Estado Brasileiro.
	
	b) A Constituição dos Estados Unidos da América tem como característica ser uma constituição escrita, promulgada e analítica. É reconhecida sua importância por ter influenciado o constitucionalismo brasileiro e, também, o mundial.
	
	a) O sentido material de constituição, segundo o qual a constituição tem apenas a incumbência de organizar politicamente o Estado, está atrelado ao constitucionalismo dito medieval.
	 
	d) A constitucionalização do direito no Brasil se verifica, também, pelo fato da Constituição Federal brasileira de 1988 dispor de assuntos relativos aos mais diversosramos do direito, que, a rigor, não constariam no texto constitucional.
	
	e) A Constituição Federal brasileira de 1988 recebeu influências da Constituição dos Estados Unidos da América, mas não recebeu influências da Constituição da França.
		
	
	
	 3a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(DP/RJ ¿ CEPERJ 2009) Diz-se que a Constituição brasileira de 1988 é rígida porque:
		
	
	a) não admite a ocorrência do fenômeno da mutação constitucional;
	
	b) classifica como inafiançáveis os crimes de racismo e tortura, entre outros;
	
	d) estabelece penalidades severas para os crimes de responsabilidade;
	 
	c) prevê, para sua reforma, a adoção de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificação das leis;
	
	e) foi promulgada por Assembléia Nacional Constituinte convocada na forma de Emenda à Constituição anterior.
		
	
	
	 4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ESAF/MDIC/ACE/2012) Sobre os direitos políticos, é correto afirmar que
		
	
	é garantido o exercício do direito ao voto em plebiscitos e referendos. Enquanto o plebiscito é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição, o referendo é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
	
	a inelegibilidade absoluta é excepcional e somente pode ser estabelecida, taxativamente, em lei ordinária específica.
	
	a inelegibilidade absoluta, a despeito da denominação absoluta, não consiste em impedimento eleitoral para todos os cargos eletivos.
	
	a Constituição determina que não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos. Não se enquadra no conceito de conscritos os médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários que prestam serviço militar obrigatório.
	 
	segundo a doutrina, o sufrágio restrito poderá ser censitário, quando o nacional tiver que preencher qualificação econômica, ou capacitário, quando necessitar apresentar alguma característica especial (natureza intelectual por exemplo).
		
	
	
	 5a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Margarida e Teobaldo, comerciantes e brasileiros natos, realizaram uma viagem aos Estados Unidos para fins de turismo. Ao desembarcarem em território norte-americano, Margarida sentiu fortes contrações, vindo a expulsar prematuramente o feto. O neonato recebeu todos os cuidados médicos necessários à sobrevivência, permanecendo internado na unidade de tratamento intensivo neonatal durante 3 (três) meses. Após receber alta do hospital, os pais foram à Embaixada Brasileira, sediada nos Estados Unidos, e promoveram o registro do nascimento do filho menor com o nome de Carlos Manuel Brasilino em janeiro de 2015. Na situação hipotética de Carlos Manuel Brasilino, após completar a maioridade civil, vir a se casar futuramente com uma Espanhola, vindo a ter os filhos na Itália e registrando-os na Embaixada Brasileira, sediada em território italiano, os seus filhos terão nacionalidade:
		
	
	norte-americana e brasileira.
	
	somente espanhola.
	 
	brasileira, sendo considerados, para todos os efeitos jurídicos, como brasileiros natos.
	
	brasileira, sendo considerados para todos os efeitos como brasileiros naturalizados.
	
	italiana e espanhola.

Outros materiais