Buscar

Cinturao Mocambicano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cinto de Moçambique
West Gondwana com cratons principais em orogenias marrons e pan-africanas em cinza
O Cinturão de Moçambique é uma banda na crosta terrestre que se estende desde a Antártida Oriental até a África Oriental até o Escudo Árabe-Nubiano. Formou-se como uma sutura entre placas durante a orogenia pan-africana , quando Gondwana se formou.
O Cinturão de Moçambique inclui componentes criados quando o Oceano de Moçambique se abriu e outros criaram quando o oceano mais tarde fechou. [1]
Extensão 
A porção ocidental do cinturão de Moçambique é composta principalmente por gneiss superiores com anfibólitos superiores , rochas remaniadas do craton da Tanzânia e Usagaran Belt, colocadas entre 2.970 e 2.648 milhões de anos atrás. A porção oriental tem rochas derivadas de arco de alto grau que variam em idade de 841 a 632 milhões de anos atrás.
Ambos os terranes também incluem rochas metessamentares neoproterozóicas.
As diferenças podem indicar origens em duas bacias diferentes, com as rochas da bacia oriental sendo empurradas sobre as da bacia ocidental durante o fechamento do oceano de Moçambique entre 585 e 550 milhões de anos atrás. [2]
Formação 
Muitos geólogos consideram que o Oceano de Moçambique se formou durante a separação de Rodinia entre 800 e 700 milhões de anos atrás, acompanhado de atividade vulcânica.  O magmatismo desse período é encontrado na África Oriental e em Madagascar, embora não no Cinturão do sul de Moçambique.  O oceano provavelmente separou o craton Kalahari do craton Congo - Tanzânia combinado e separou o bloco Madagascar-Índia do bloco Congo-Tanzânia.  O oceano começou a fechar entre Madagascar-Índia e Congo-Tanzânia entre 700 e 580 milhões de anos atrás, com encerramento entre 600 e 500 milhões de anos atrás. 
As rochas expostas no Quênia e na Tanzânia incluem sedimentos de Rift e metasedimentos de margem passiva da margem continental neoproterozóica inicial.  Eles também incluem material crustal antigo do craton da Tanzânia que foi retrabalhado. Ao mesmo tempo, o cinto foi pensado para ter sido causado pela colisão do leste e oeste de Gondwana. De acordo com uma teoria mais recente, Gondwana formou-se durante um longo período de acréscimo de terraines independentes.
As rochas do cinturão de Moçambique foram formadas a partir de uma base magmática e um período de residência na corteza média e inferior, seguido de resfriamento entre 640 e 620 milhões de anos atrás.  As rochas foram exumadas há mais de 500 milhões de anos. Os níveis crustais mais profundos foram elevados pelo fechamento do Oceano de Moçambique e os remanescentes do arco crustal superior foram removidos pela erosão.

Continue navegando